A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12971 |
Resumo: | SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 49-57. |
id |
UFC-7_4b991d5f1480b5d0203a4fc2b4529c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/12971 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitáriosGêneroIntertextualidadeIntergenericidadeIntertextualitySOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 49-57.This research aims at analysing intertextuality, mainly the inter-genre process in advertisements. To accomplish our objective we follow the theoretical principles discussed in Koch; Bentes; Cavalcante (2007) and Bazerman (2006). The corpus is a group of twenty advertisements which were extracted from printed magazines and webpages. All the ads present inter-genre intertextuality as a common feature and as a result, this process has proved to be a recurrent resource in the construction of meaning in advertisements. This fact has confirmed our hypothesis of the important role that the productive process of inter-genre plays in the construction of meaning in advertisements.Esta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade, notadamente a intergenericidade, nos anúncios publicitários. Para isso, analisamos os dados desta pesquisa com referencial teórico de Koch; Bentes; Cavalcante (2007) e Bazerman (2006). Selecionamos em revistas e na internet vinte anúncios que apresentavam marcas de intergenericidade, critério definidor para a coleta do material, e submetemos à análise, com base nos pressupostos já mencionados, e obtivemos como resultado que a intertextualidade intergenérica, propriedade que possibilita um gênero trazer em sua tessitura composicional outro gênero é, de fato, produtiva como mecanismo de construção dos textos dos anúncios publicitários. Donde se conclui que os diversos gêneros se articulam harmoniosamente e constroem os contextos enunciativos dos gêneros textuais, no caso em estudo, do gênero anúncio publicitário.Revista de Letras2015-06-29T13:07:42Z2015-06-29T13:07:42Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSousa, M. M. F. (2012)0101-8051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12971Sousa, Maria Margarete Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:23:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12971Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:13.675984Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários |
title |
A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários |
spellingShingle |
A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários Sousa, Maria Margarete Fernandes de Gênero Intertextualidade Intergenericidade Intertextuality |
title_short |
A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários |
title_full |
A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários |
title_fullStr |
A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários |
title_full_unstemmed |
A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários |
title_sort |
A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários |
author |
Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
author_facet |
Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Intertextualidade Intergenericidade Intertextuality |
topic |
Gênero Intertextualidade Intergenericidade Intertextuality |
description |
SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A intergenericidade e a construção de sentidos em anúncios publicitários. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 49-57. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-06-29T13:07:42Z 2015-06-29T13:07:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Sousa, M. M. F. (2012) 0101-8051 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12971 |
identifier_str_mv |
Sousa, M. M. F. (2012) 0101-8051 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028912883564544 |