Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ivan de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44759
Resumo: Quais as competências necessárias para a formação do discente para o mundo da vida e do trabalho? É o que me proponho responder de uma forma interdisciplinar com o respectivo artigo. O pensar e o agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação. A interdisciplinaridade também se estabelece a partir da importância e necessidade de uma contínua interferência de teoria e prática, de modo que se enriqueçam reciprocamente. A preocupação ambiental inserida nas várias áreas do saber é decisiva. Para que os alunos construam uma visão de globalidade das questões ambientais, é necessário que cada profissional de ensino, mesmo especialista em determinada área do conhecimento, seja um dos agentes da interdisciplinaridade que o termo exige. [...]
id UFC-7_4bbbd81aa75f513f60ffcbd81eeb4b29
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44759
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinarPrograma de aprimoramento discenteFormação do cidadãoEducaçãoMeio ambiente e educaçãoQuais as competências necessárias para a formação do discente para o mundo da vida e do trabalho? É o que me proponho responder de uma forma interdisciplinar com o respectivo artigo. O pensar e o agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação. A interdisciplinaridade também se estabelece a partir da importância e necessidade de uma contínua interferência de teoria e prática, de modo que se enriqueçam reciprocamente. A preocupação ambiental inserida nas várias áreas do saber é decisiva. Para que os alunos construam uma visão de globalidade das questões ambientais, é necessário que cada profissional de ensino, mesmo especialista em determinada área do conhecimento, seja um dos agentes da interdisciplinaridade que o termo exige. [...]Editora UFC2019-08-16T11:42:43Z2019-08-16T11:42:43Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfOLIVEIRA, Ivan de. Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 88-97.85-7282-131-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44759Oliveira, Ivan deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-16T11:42:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44759Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:09.543517Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar
title Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar
spellingShingle Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar
Oliveira, Ivan de
Programa de aprimoramento discente
Formação do cidadão
Educação
Meio ambiente e educação
title_short Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar
title_full Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar
title_fullStr Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar
title_full_unstemmed Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar
title_sort Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar
author Oliveira, Ivan de
author_facet Oliveira, Ivan de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ivan de
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de aprimoramento discente
Formação do cidadão
Educação
Meio ambiente e educação
topic Programa de aprimoramento discente
Formação do cidadão
Educação
Meio ambiente e educação
description Quais as competências necessárias para a formação do discente para o mundo da vida e do trabalho? É o que me proponho responder de uma forma interdisciplinar com o respectivo artigo. O pensar e o agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação. A interdisciplinaridade também se estabelece a partir da importância e necessidade de uma contínua interferência de teoria e prática, de modo que se enriqueçam reciprocamente. A preocupação ambiental inserida nas várias áreas do saber é decisiva. Para que os alunos construam uma visão de globalidade das questões ambientais, é necessário que cada profissional de ensino, mesmo especialista em determinada área do conhecimento, seja um dos agentes da interdisciplinaridade que o termo exige. [...]
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2019-08-16T11:42:43Z
2019-08-16T11:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ivan de. Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 88-97.
85-7282-131-7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44759
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ivan de. Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 88-97.
85-7282-131-7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028823684349952