Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44759 |
Resumo: | Quais as competências necessárias para a formação do discente para o mundo da vida e do trabalho? É o que me proponho responder de uma forma interdisciplinar com o respectivo artigo. O pensar e o agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação. A interdisciplinaridade também se estabelece a partir da importância e necessidade de uma contínua interferência de teoria e prática, de modo que se enriqueçam reciprocamente. A preocupação ambiental inserida nas várias áreas do saber é decisiva. Para que os alunos construam uma visão de globalidade das questões ambientais, é necessário que cada profissional de ensino, mesmo especialista em determinada área do conhecimento, seja um dos agentes da interdisciplinaridade que o termo exige. [...] |
id |
UFC-7_4bbbd81aa75f513f60ffcbd81eeb4b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44759 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinarPrograma de aprimoramento discenteFormação do cidadãoEducaçãoMeio ambiente e educaçãoQuais as competências necessárias para a formação do discente para o mundo da vida e do trabalho? É o que me proponho responder de uma forma interdisciplinar com o respectivo artigo. O pensar e o agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação. A interdisciplinaridade também se estabelece a partir da importância e necessidade de uma contínua interferência de teoria e prática, de modo que se enriqueçam reciprocamente. A preocupação ambiental inserida nas várias áreas do saber é decisiva. Para que os alunos construam uma visão de globalidade das questões ambientais, é necessário que cada profissional de ensino, mesmo especialista em determinada área do conhecimento, seja um dos agentes da interdisciplinaridade que o termo exige. [...]Editora UFC2019-08-16T11:42:43Z2019-08-16T11:42:43Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfOLIVEIRA, Ivan de. Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 88-97.85-7282-131-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44759Oliveira, Ivan deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-16T11:42:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44759Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:09.543517Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar |
title |
Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar |
spellingShingle |
Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar Oliveira, Ivan de Programa de aprimoramento discente Formação do cidadão Educação Meio ambiente e educação |
title_short |
Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar |
title_full |
Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar |
title_fullStr |
Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar |
title_sort |
Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar |
author |
Oliveira, Ivan de |
author_facet |
Oliveira, Ivan de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ivan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de aprimoramento discente Formação do cidadão Educação Meio ambiente e educação |
topic |
Programa de aprimoramento discente Formação do cidadão Educação Meio ambiente e educação |
description |
Quais as competências necessárias para a formação do discente para o mundo da vida e do trabalho? É o que me proponho responder de uma forma interdisciplinar com o respectivo artigo. O pensar e o agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação. A interdisciplinaridade também se estabelece a partir da importância e necessidade de uma contínua interferência de teoria e prática, de modo que se enriqueçam reciprocamente. A preocupação ambiental inserida nas várias áreas do saber é decisiva. Para que os alunos construam uma visão de globalidade das questões ambientais, é necessário que cada profissional de ensino, mesmo especialista em determinada área do conhecimento, seja um dos agentes da interdisciplinaridade que o termo exige. [...] |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2019-08-16T11:42:43Z 2019-08-16T11:42:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ivan de. Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 88-97. 85-7282-131-7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44759 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ivan de. Como preparar o discente para o mundo do trabalho e o mundo da vida: uma visão interdisciplinar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 88-97. 85-7282-131-7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028823684349952 |