A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28588 |
Resumo: | DAVID, Ricardo Santos. A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 143-157, jan./jul. 2017. |
id |
UFC-7_4c64160988c767be284d76bf35a32b06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/28588 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atualThe construction of the identity of the pedagogical coordinator and its professional profile in the current contextCoordenador escolarCoordenador pedagógicoFormação docenteSchool coordinatorDAVID, Ricardo Santos. A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 143-157, jan./jul. 2017.The purpose of this literature review is to evaluate between ideal and real experiences in the school environment. The paper aims to identify the duties of the school coordinator within the school from the legislation, and reflect through data, contributing and building an identity as overcoming the challenges before traverses’ in school life. The researches provides a conceptual overview of the legislation then the reality of the role of the school coordinator, and confirm the hypothesis of the school coordinator is currently performing bureaucratic functions, leaving aside his true role in the school, with teachers teaching support. Presenting suggestions to engineer’s supervisors and teachers to plan their lessons. The coordinator must have an initial and continuous training so that he can develop his duties within the school, being the main one of them the in-service training of the teachers. We emphasize the importance of participatory planning so that the work of the coordinator takes place collectively, in order to construct a reflexive praxis, since the school will only succeed if there is the integration of all, including the manager. We believe that the coordinator needs to redeem his identity in order to be aware of his real assignments; only in this way will he be able to carry out quality work in school institutions.O objetivo desta pesquisa bibliográfica é avaliar entre a ideal e real vivencia no ambiente escolar. O artigo tem como intenção identificar as atribuições do coordenador escolar (pedagógico) dentro da escola a partir da legislação vigente, e refletir através de dados, contribuindo e construindo uma identidade, como superação aos desafios diante dos traveses no cotidiano escolar. A pesquisa traz uma visão conceitual da legislação seguida da realidade do papel do coordenador escolar, e confirmar a hipótese do coordenador escolar atualmente está desempenhando funções burocráticas, deixando de lado seu verdadeiro papel na escola, de apoio pedagógico junto aos professores. Apresentando sugestões aos coordenadores supervisores e os professores, para planejar suas aulas. O coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com afinco suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores. Destacamos a relevância do planejamento participativo para que o trabalho do coordenador se dê de modo coletivo, de forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, inclusive do gestor. Consideramos que o coordenador precisa resgatar sua identidade para se conscientizar de suas reais atribuições, só assim conseguirá realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.Revista Labor2017-12-18T15:37:56Z2017-12-18T15:37:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDavid, R. S. (2017)1983-5000 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28588David, Ricardo Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:09:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28588Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:15.479936Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual The construction of the identity of the pedagogical coordinator and its professional profile in the current context |
title |
A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual |
spellingShingle |
A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual David, Ricardo Santos Coordenador escolar Coordenador pedagógico Formação docente School coordinator |
title_short |
A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual |
title_full |
A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual |
title_fullStr |
A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual |
title_full_unstemmed |
A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual |
title_sort |
A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual |
author |
David, Ricardo Santos |
author_facet |
David, Ricardo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
David, Ricardo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador escolar Coordenador pedagógico Formação docente School coordinator |
topic |
Coordenador escolar Coordenador pedagógico Formação docente School coordinator |
description |
DAVID, Ricardo Santos. A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 143-157, jan./jul. 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T15:37:56Z 2017-12-18T15:37:56Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
David, R. S. (2017) 1983-5000 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28588 |
identifier_str_mv |
David, R. S. (2017) 1983-5000 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Labor |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Labor |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028965287198720 |