A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Ricardo Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28588
Resumo: DAVID, Ricardo Santos. A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 143-157, jan./jul. 2017.
id UFC-7_4c64160988c767be284d76bf35a32b06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28588
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atualThe construction of the identity of the pedagogical coordinator and its professional profile in the current contextCoordenador escolarCoordenador pedagógicoFormação docenteSchool coordinatorDAVID, Ricardo Santos. A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 143-157, jan./jul. 2017.The purpose of this literature review is to evaluate between ideal and real experiences in the school environment. The paper aims to identify the duties of the school coordinator within the school from the legislation, and reflect through data, contributing and building an identity as overcoming the challenges before traverses’ in school life. The researches provides a conceptual overview of the legislation then the reality of the role of the school coordinator, and confirm the hypothesis of the school coordinator is currently performing bureaucratic functions, leaving aside his true role in the school, with teachers teaching support. Presenting suggestions to engineer’s supervisors and teachers to plan their lessons. The coordinator must have an initial and continuous training so that he can develop his duties within the school, being the main one of them the in-service training of the teachers. We emphasize the importance of participatory planning so that the work of the coordinator takes place collectively, in order to construct a reflexive praxis, since the school will only succeed if there is the integration of all, including the manager. We believe that the coordinator needs to redeem his identity in order to be aware of his real assignments; only in this way will he be able to carry out quality work in school institutions.O objetivo desta pesquisa bibliográfica é avaliar entre a ideal e real vivencia no ambiente escolar. O artigo tem como intenção identificar as atribuições do coordenador escolar (pedagógico) dentro da escola a partir da legislação vigente, e refletir através de dados, contribuindo e construindo uma identidade, como superação aos desafios diante dos traveses no cotidiano escolar. A pesquisa traz uma visão conceitual da legislação seguida da realidade do papel do coordenador escolar, e confirmar a hipótese do coordenador escolar atualmente está desempenhando funções burocráticas, deixando de lado seu verdadeiro papel na escola, de apoio pedagógico junto aos professores. Apresentando sugestões aos coordenadores supervisores e os professores, para planejar suas aulas. O coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com afinco suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores. Destacamos a relevância do planejamento participativo para que o trabalho do coordenador se dê de modo coletivo, de forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, inclusive do gestor. Consideramos que o coordenador precisa resgatar sua identidade para se conscientizar de suas reais atribuições, só assim conseguirá realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.Revista Labor2017-12-18T15:37:56Z2017-12-18T15:37:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDavid, R. S. (2017)1983-5000 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28588David, Ricardo Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:09:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28588Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:15.479936Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual
The construction of the identity of the pedagogical coordinator and its professional profile in the current context
title A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual
spellingShingle A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual
David, Ricardo Santos
Coordenador escolar
Coordenador pedagógico
Formação docente
School coordinator
title_short A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual
title_full A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual
title_fullStr A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual
title_full_unstemmed A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual
title_sort A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual
author David, Ricardo Santos
author_facet David, Ricardo Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Ricardo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador escolar
Coordenador pedagógico
Formação docente
School coordinator
topic Coordenador escolar
Coordenador pedagógico
Formação docente
School coordinator
description DAVID, Ricardo Santos. A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 143-157, jan./jul. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T15:37:56Z
2017-12-18T15:37:56Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv David, R. S. (2017)
1983-5000 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28588
identifier_str_mv David, R. S. (2017)
1983-5000 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028965287198720