Vestibular cooperativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Filho, Marcos José Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandez, Ana Érika Martins, Andrade Neto, Manoel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44963
Resumo: O contato inicial com metodologia da aprendizagem cooperativa baseada nos pilares: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual, Habilidades Sociais, Interação Promotora e Processamento de Grupo se deu na seleção do PACCE. Uma atividade proposta pelo programa é criação de um grupo de estudo que utilize essa metodologia. Nesse sentido, atuamos na EEEP José Maria Falcão, com 16 alunos de 03 turmas do 3° ano médio, sob a supervisão dos professores Marcos Felipe e Douglas Cavalcante, preparação para o ENEM inicialmente focando em Matemática, Natureza e Redação, e atualmente apenas Matemática e Redação. Com esse projeto pretendemos formar estudantes protagonistas e profissionais na aprendizagem cooperativa que utilizam os pilares na vida pessoal e profissional, e com isso, estejam aptos a repassar todo o conhecimento obtido. O momento do estudo é divido em três partes. A primeira parte é a interação entre os membros através de um quebra-gelo. Posteriormente, começamos o estudo de uma área do ENEM. Além disso, nessa parte dividimos os membros em pequenos grupos, e cada grupo possui coordenador, relator, controlador do tempo e monitor do silêncio. O final do estudo consiste no feedback dos alunos em relação ao estudo, através desse diálogo é possível encontrar falhas e compreender cada membro de forma a perceber suas dificuldades a serem sanadas e seus potenciais a serem aproveitados. Durante nossos estudos realizamos rodas vivas, oficinas de pilares, elaboração de redação e conversa com universitários sobre os seus cursos e experiências. Nesse processo de aprendizagem e aplicação da metodologia podemos observar como essa ideia torna o aluno mais proativo e escritor da sua própria história. Pois, essa filosofia de interdepender de forma que ambos tenham ganhos, possibilita que exista confrontos de saberes que fazem o estudante sanar suas dificuldades. Ou seja, mostramos como é interessante aplicação dessa ideia de cooperação em segmentos distintos da sociedade.
id UFC-7_4c961980d3877e6d9c0626b0e2265cac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44963
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Vestibular cooperativoApredizagem construcionistaEducaçãoProtagonismoO contato inicial com metodologia da aprendizagem cooperativa baseada nos pilares: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual, Habilidades Sociais, Interação Promotora e Processamento de Grupo se deu na seleção do PACCE. Uma atividade proposta pelo programa é criação de um grupo de estudo que utilize essa metodologia. Nesse sentido, atuamos na EEEP José Maria Falcão, com 16 alunos de 03 turmas do 3° ano médio, sob a supervisão dos professores Marcos Felipe e Douglas Cavalcante, preparação para o ENEM inicialmente focando em Matemática, Natureza e Redação, e atualmente apenas Matemática e Redação. Com esse projeto pretendemos formar estudantes protagonistas e profissionais na aprendizagem cooperativa que utilizam os pilares na vida pessoal e profissional, e com isso, estejam aptos a repassar todo o conhecimento obtido. O momento do estudo é divido em três partes. A primeira parte é a interação entre os membros através de um quebra-gelo. Posteriormente, começamos o estudo de uma área do ENEM. Além disso, nessa parte dividimos os membros em pequenos grupos, e cada grupo possui coordenador, relator, controlador do tempo e monitor do silêncio. O final do estudo consiste no feedback dos alunos em relação ao estudo, através desse diálogo é possível encontrar falhas e compreender cada membro de forma a perceber suas dificuldades a serem sanadas e seus potenciais a serem aproveitados. Durante nossos estudos realizamos rodas vivas, oficinas de pilares, elaboração de redação e conversa com universitários sobre os seus cursos e experiências. Nesse processo de aprendizagem e aplicação da metodologia podemos observar como essa ideia torna o aluno mais proativo e escritor da sua própria história. Pois, essa filosofia de interdepender de forma que ambos tenham ganhos, possibilita que exista confrontos de saberes que fazem o estudante sanar suas dificuldades. Ou seja, mostramos como é interessante aplicação dessa ideia de cooperação em segmentos distintos da sociedade.2019-08-21T14:35:36Z2019-08-21T14:35:36Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPEREIRA FILHO, Marcos Jose Martins; FERNANDEZ, Ana Érika Martins; ANDRADE NETO, Manoel. Vestibular cooperativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44963Pereira Filho, Marcos José MartinsFernandez, Ana Érika MartinsAndrade Neto, Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44963Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:06.942163Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Vestibular cooperativo
title Vestibular cooperativo
spellingShingle Vestibular cooperativo
Pereira Filho, Marcos José Martins
Apredizagem construcionista
Educação
Protagonismo
title_short Vestibular cooperativo
title_full Vestibular cooperativo
title_fullStr Vestibular cooperativo
title_full_unstemmed Vestibular cooperativo
title_sort Vestibular cooperativo
author Pereira Filho, Marcos José Martins
author_facet Pereira Filho, Marcos José Martins
Fernandez, Ana Érika Martins
Andrade Neto, Manoel
author_role author
author2 Fernandez, Ana Érika Martins
Andrade Neto, Manoel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Filho, Marcos José Martins
Fernandez, Ana Érika Martins
Andrade Neto, Manoel
dc.subject.por.fl_str_mv Apredizagem construcionista
Educação
Protagonismo
topic Apredizagem construcionista
Educação
Protagonismo
description O contato inicial com metodologia da aprendizagem cooperativa baseada nos pilares: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual, Habilidades Sociais, Interação Promotora e Processamento de Grupo se deu na seleção do PACCE. Uma atividade proposta pelo programa é criação de um grupo de estudo que utilize essa metodologia. Nesse sentido, atuamos na EEEP José Maria Falcão, com 16 alunos de 03 turmas do 3° ano médio, sob a supervisão dos professores Marcos Felipe e Douglas Cavalcante, preparação para o ENEM inicialmente focando em Matemática, Natureza e Redação, e atualmente apenas Matemática e Redação. Com esse projeto pretendemos formar estudantes protagonistas e profissionais na aprendizagem cooperativa que utilizam os pilares na vida pessoal e profissional, e com isso, estejam aptos a repassar todo o conhecimento obtido. O momento do estudo é divido em três partes. A primeira parte é a interação entre os membros através de um quebra-gelo. Posteriormente, começamos o estudo de uma área do ENEM. Além disso, nessa parte dividimos os membros em pequenos grupos, e cada grupo possui coordenador, relator, controlador do tempo e monitor do silêncio. O final do estudo consiste no feedback dos alunos em relação ao estudo, através desse diálogo é possível encontrar falhas e compreender cada membro de forma a perceber suas dificuldades a serem sanadas e seus potenciais a serem aproveitados. Durante nossos estudos realizamos rodas vivas, oficinas de pilares, elaboração de redação e conversa com universitários sobre os seus cursos e experiências. Nesse processo de aprendizagem e aplicação da metodologia podemos observar como essa ideia torna o aluno mais proativo e escritor da sua própria história. Pois, essa filosofia de interdepender de forma que ambos tenham ganhos, possibilita que exista confrontos de saberes que fazem o estudante sanar suas dificuldades. Ou seja, mostramos como é interessante aplicação dessa ideia de cooperação em segmentos distintos da sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-21T14:35:36Z
2019-08-21T14:35:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA FILHO, Marcos Jose Martins; FERNANDEZ, Ana Érika Martins; ANDRADE NETO, Manoel. Vestibular cooperativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44963
identifier_str_mv PEREIRA FILHO, Marcos Jose Martins; FERNANDEZ, Ana Érika Martins; ANDRADE NETO, Manoel. Vestibular cooperativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028721283563520