Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Julyana Gomes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barroso, Léa Maria Moura, Galvão, Marli Teresinha Gimeniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7502
Resumo: Objetivo: avaliar a capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV, mediante a Escala de Avaliação da Capacidade para Cuidar de Crianças Expostas ao HIV e verificar a associação entre dimensões da escala e as características maternas. Método: estudo transversal, com participação de 62 mães HIV+ com filhos nascidos expostos ao vírus até um ano de idade. A Escala de Avaliação da Capacidade para Cuidar de Crianças Expostas ao HIV possui 52 itens e cinco dimensões que indicam alta, moderada ou baixa capacidade de cuidado. Resultados: das mães, 72,7% ofertaram adequadamente zidovudina xarope; 86,0% possuíam alta capacidade para preparar e administrar o leite em pó; 44,4% possuíam moderada capacidade para preparar e administrar a alimentação complementar; 76,5% apresentaram alta capacidade para administrar a profilaxia contra pneumonia e 95,3% possuíam alta capacidade para o acompanhamento clínico e vacinação. Houve significância entre algumas variáveis maternas e dimensões da escala. Conclusão: a escala permite avaliar o cuidado materno dispensado às crianças e realizar intervenções específicas em prol da saúde infantil.
id UFC-7_4d415407c3fa731a22451d537ca943c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/7502
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIVHIVEnfermagem PediátricaCuidado da CriançaObjetivo: avaliar a capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV, mediante a Escala de Avaliação da Capacidade para Cuidar de Crianças Expostas ao HIV e verificar a associação entre dimensões da escala e as características maternas. Método: estudo transversal, com participação de 62 mães HIV+ com filhos nascidos expostos ao vírus até um ano de idade. A Escala de Avaliação da Capacidade para Cuidar de Crianças Expostas ao HIV possui 52 itens e cinco dimensões que indicam alta, moderada ou baixa capacidade de cuidado. Resultados: das mães, 72,7% ofertaram adequadamente zidovudina xarope; 86,0% possuíam alta capacidade para preparar e administrar o leite em pó; 44,4% possuíam moderada capacidade para preparar e administrar a alimentação complementar; 76,5% apresentaram alta capacidade para administrar a profilaxia contra pneumonia e 95,3% possuíam alta capacidade para o acompanhamento clínico e vacinação. Houve significância entre algumas variáveis maternas e dimensões da escala. Conclusão: a escala permite avaliar o cuidado materno dispensado às crianças e realizar intervenções específicas em prol da saúde infantil.Revista Latino-Americana de Enfermagem2014-02-26T12:50:51Z2014-02-26T12:50:51Z2013-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, J. G. ; BARROSO, L. M. M. ; GALVÃO, M. T. G. Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 21, n. 4, jul./ago. 2013.0104-1169 Impressohttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7502Freitas, Julyana GomesBarroso, Léa Maria MouraGalvão, Marli Teresinha Gimenizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-14T14:18:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-02-14T14:18:53Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV
title Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV
spellingShingle Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV
Freitas, Julyana Gomes
HIV
Enfermagem Pediátrica
Cuidado da Criança
title_short Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV
title_full Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV
title_fullStr Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV
title_full_unstemmed Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV
title_sort Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV
author Freitas, Julyana Gomes
author_facet Freitas, Julyana Gomes
Barroso, Léa Maria Moura
Galvão, Marli Teresinha Gimeniz
author_role author
author2 Barroso, Léa Maria Moura
Galvão, Marli Teresinha Gimeniz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Julyana Gomes
Barroso, Léa Maria Moura
Galvão, Marli Teresinha Gimeniz
dc.subject.por.fl_str_mv HIV
Enfermagem Pediátrica
Cuidado da Criança
topic HIV
Enfermagem Pediátrica
Cuidado da Criança
description Objetivo: avaliar a capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV, mediante a Escala de Avaliação da Capacidade para Cuidar de Crianças Expostas ao HIV e verificar a associação entre dimensões da escala e as características maternas. Método: estudo transversal, com participação de 62 mães HIV+ com filhos nascidos expostos ao vírus até um ano de idade. A Escala de Avaliação da Capacidade para Cuidar de Crianças Expostas ao HIV possui 52 itens e cinco dimensões que indicam alta, moderada ou baixa capacidade de cuidado. Resultados: das mães, 72,7% ofertaram adequadamente zidovudina xarope; 86,0% possuíam alta capacidade para preparar e administrar o leite em pó; 44,4% possuíam moderada capacidade para preparar e administrar a alimentação complementar; 76,5% apresentaram alta capacidade para administrar a profilaxia contra pneumonia e 95,3% possuíam alta capacidade para o acompanhamento clínico e vacinação. Houve significância entre algumas variáveis maternas e dimensões da escala. Conclusão: a escala permite avaliar o cuidado materno dispensado às crianças e realizar intervenções específicas em prol da saúde infantil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
2014-02-26T12:50:51Z
2014-02-26T12:50:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, J. G. ; BARROSO, L. M. M. ; GALVÃO, M. T. G. Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 21, n. 4, jul./ago. 2013.
0104-1169 Impresso
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7502
identifier_str_mv FREITAS, J. G. ; BARROSO, L. M. M. ; GALVÃO, M. T. G. Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 21, n. 4, jul./ago. 2013.
0104-1169 Impresso
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935789842235392