Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Herbert de Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Frota Júnior, Maximino Barreto, Jucá Neto, Clóvis Ramiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47629
Resumo: Este trabalho é um exercício de cartografia retrospectiva da Cidade de Sobral, Ceará, na primeira metade do século XIX, utilizando-se, preferencialmente, de fontes primárias. Sobral possui uma malha urbana que mescla a espontaneidade das primeiras ruas da Vila Distinta e Real de Sobral, fundada em 1773, com a regularidade adquirida no século XIX, notadamente a partir de sua elevação à categoria de Cidade em 1841. Duas ruas setecentistas partem da Igreja de N.S do Rosário dos Pretinhos em demanda de dois pontos situados na margem esquerda do rio Acaraú: a gangorra de pesar gado, local de trabalho dos escravos, e a Matriz de N. S da Conceição, em torno da qual se desenvolveu a Povoação Caiçara, que deu origem à Cidade. Estas ruas convergentes, Velha e Nova do Rosário, são as geratrizes de duas malhas ortogonais que se desenvolveram em sentidos opostos durante todo o século XIX até a primeira metade do século XX. A estrutura triangular onde se costuram as duas malhas regulares é atualmente o cuore central da Cidade. A base cartográfica mais antiga disponível é a “Planta da Estrada de Ferro do Sobral”, elaborada por volta de 1880, que não traz nenhuma toponímia dos logradouros. A Câmara Municipal, em sessão do dia 19 de outubro de 1842, seguindo uma determinação provincial, deliberou sobre a denominação dos 45 logradouros existentes na ocasião. Não foi possível a identificação de todos eles. A compreensão do processo histórico desta morfologia urbana peculiar exige a identificação e espacialização das toponímias dos seus logradouros oitocentistas.
id UFC-7_4d75aa07370683786058fae72f2cbf1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47629
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIXCartografiaSobral - CearáToponímias UrbanasEste trabalho é um exercício de cartografia retrospectiva da Cidade de Sobral, Ceará, na primeira metade do século XIX, utilizando-se, preferencialmente, de fontes primárias. Sobral possui uma malha urbana que mescla a espontaneidade das primeiras ruas da Vila Distinta e Real de Sobral, fundada em 1773, com a regularidade adquirida no século XIX, notadamente a partir de sua elevação à categoria de Cidade em 1841. Duas ruas setecentistas partem da Igreja de N.S do Rosário dos Pretinhos em demanda de dois pontos situados na margem esquerda do rio Acaraú: a gangorra de pesar gado, local de trabalho dos escravos, e a Matriz de N. S da Conceição, em torno da qual se desenvolveu a Povoação Caiçara, que deu origem à Cidade. Estas ruas convergentes, Velha e Nova do Rosário, são as geratrizes de duas malhas ortogonais que se desenvolveram em sentidos opostos durante todo o século XIX até a primeira metade do século XX. A estrutura triangular onde se costuram as duas malhas regulares é atualmente o cuore central da Cidade. A base cartográfica mais antiga disponível é a “Planta da Estrada de Ferro do Sobral”, elaborada por volta de 1880, que não traz nenhuma toponímia dos logradouros. A Câmara Municipal, em sessão do dia 19 de outubro de 1842, seguindo uma determinação provincial, deliberou sobre a denominação dos 45 logradouros existentes na ocasião. Não foi possível a identificação de todos eles. A compreensão do processo histórico desta morfologia urbana peculiar exige a identificação e espacialização das toponímias dos seus logradouros oitocentistas.Universidade Federal do Ceará2019-11-11T12:39:31Z2019-11-11T12:39:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfROCHA, Herbert de Vasconcelos; FROTA JÚNIOR, Maximiano Barreto; JUCÁ NETO, Clóvis Ramiro. Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47629Rocha, Herbert de VasconcelosFrota Júnior, Maximino BarretoJucá Neto, Clóvis Ramiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:26:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47629Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:26:41Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX
title Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX
spellingShingle Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX
Rocha, Herbert de Vasconcelos
Cartografia
Sobral - Ceará
Toponímias Urbanas
title_short Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX
title_full Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX
title_fullStr Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX
title_full_unstemmed Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX
title_sort Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX
author Rocha, Herbert de Vasconcelos
author_facet Rocha, Herbert de Vasconcelos
Frota Júnior, Maximino Barreto
Jucá Neto, Clóvis Ramiro
author_role author
author2 Frota Júnior, Maximino Barreto
Jucá Neto, Clóvis Ramiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Herbert de Vasconcelos
Frota Júnior, Maximino Barreto
Jucá Neto, Clóvis Ramiro
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Sobral - Ceará
Toponímias Urbanas
topic Cartografia
Sobral - Ceará
Toponímias Urbanas
description Este trabalho é um exercício de cartografia retrospectiva da Cidade de Sobral, Ceará, na primeira metade do século XIX, utilizando-se, preferencialmente, de fontes primárias. Sobral possui uma malha urbana que mescla a espontaneidade das primeiras ruas da Vila Distinta e Real de Sobral, fundada em 1773, com a regularidade adquirida no século XIX, notadamente a partir de sua elevação à categoria de Cidade em 1841. Duas ruas setecentistas partem da Igreja de N.S do Rosário dos Pretinhos em demanda de dois pontos situados na margem esquerda do rio Acaraú: a gangorra de pesar gado, local de trabalho dos escravos, e a Matriz de N. S da Conceição, em torno da qual se desenvolveu a Povoação Caiçara, que deu origem à Cidade. Estas ruas convergentes, Velha e Nova do Rosário, são as geratrizes de duas malhas ortogonais que se desenvolveram em sentidos opostos durante todo o século XIX até a primeira metade do século XX. A estrutura triangular onde se costuram as duas malhas regulares é atualmente o cuore central da Cidade. A base cartográfica mais antiga disponível é a “Planta da Estrada de Ferro do Sobral”, elaborada por volta de 1880, que não traz nenhuma toponímia dos logradouros. A Câmara Municipal, em sessão do dia 19 de outubro de 1842, seguindo uma determinação provincial, deliberou sobre a denominação dos 45 logradouros existentes na ocasião. Não foi possível a identificação de todos eles. A compreensão do processo histórico desta morfologia urbana peculiar exige a identificação e espacialização das toponímias dos seus logradouros oitocentistas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-11T12:39:31Z
2019-11-11T12:39:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Herbert de Vasconcelos; FROTA JÚNIOR, Maximiano Barreto; JUCÁ NETO, Clóvis Ramiro. Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47629
identifier_str_mv ROCHA, Herbert de Vasconcelos; FROTA JÚNIOR, Maximiano Barreto; JUCÁ NETO, Clóvis Ramiro. Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806663448068096