Políticas de avaliação do ensino superior no estado Neoliberal: do PAIUB ao SINAES, o que mudou?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Siany Góes de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38855
Resumo: Avaliação Institucional constitui-se, na atualidade, em um assunto de crucial importância para as Instituições de Ensino Superior - IES e, em particular, as Universidades públicas dadas à necessidade de crescimento da eficiência da instituição e melhoria da qualidade dos trabalhos desenvolvidos dentro delas. O presente estudo pretende, como objetivo geral, analisar as políticas de avaliação do ensino superior, investigando o que mudou desde a implantação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras - PAIUB, ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. De um modo mais específico pretendemos: · Analisar os condicionantes sócio-econômicos do sistema capitalista hodierno e o papel do Estado neoliberal como Estado avaliador. · Discutir a utilização da avaliação como dispositivo de regulação educacional e social. · Examinar as medidas tomadas pelo governo diante dos resultados negativos das avaliações realizadas nas IES. · Analisar os critérios de aferição dos indicadores de desempenho global do sistema nacional de ensino superior, segundo as áreas de conhecimento e o tipo ou a natureza das Instituições de ensino.[...]
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