Políticas de avaliação do ensino superior no estado Neoliberal: do PAIUB ao SINAES, o que mudou?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38855 |
Resumo: | Avaliação Institucional constitui-se, na atualidade, em um assunto de crucial importância para as Instituições de Ensino Superior - IES e, em particular, as Universidades públicas dadas à necessidade de crescimento da eficiência da instituição e melhoria da qualidade dos trabalhos desenvolvidos dentro delas. O presente estudo pretende, como objetivo geral, analisar as políticas de avaliação do ensino superior, investigando o que mudou desde a implantação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras - PAIUB, ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. De um modo mais específico pretendemos: · Analisar os condicionantes sócio-econômicos do sistema capitalista hodierno e o papel do Estado neoliberal como Estado avaliador. · Discutir a utilização da avaliação como dispositivo de regulação educacional e social. · Examinar as medidas tomadas pelo governo diante dos resultados negativos das avaliações realizadas nas IES. · Analisar os critérios de aferição dos indicadores de desempenho global do sistema nacional de ensino superior, segundo as áreas de conhecimento e o tipo ou a natureza das Instituições de ensino.[...] |
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Políticas de avaliação do ensino superior no estado Neoliberal: do PAIUB ao SINAES, o que mudou?Avaliação InstitucionalInstituições de Ensino Superior - IESSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAESAvaliação Institucional constitui-se, na atualidade, em um assunto de crucial importância para as Instituições de Ensino Superior - IES e, em particular, as Universidades públicas dadas à necessidade de crescimento da eficiência da instituição e melhoria da qualidade dos trabalhos desenvolvidos dentro delas. O presente estudo pretende, como objetivo geral, analisar as políticas de avaliação do ensino superior, investigando o que mudou desde a implantação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras - PAIUB, ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. De um modo mais específico pretendemos: · Analisar os condicionantes sócio-econômicos do sistema capitalista hodierno e o papel do Estado neoliberal como Estado avaliador. · Discutir a utilização da avaliação como dispositivo de regulação educacional e social. · Examinar as medidas tomadas pelo governo diante dos resultados negativos das avaliações realizadas nas IES. · Analisar os critérios de aferição dos indicadores de desempenho global do sistema nacional de ensino superior, segundo as áreas de conhecimento e o tipo ou a natureza das Instituições de ensino.[...]2019-01-18T10:40:47Z2019-01-18T10:40:47Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Siany Góes de. Políticas de avaliação do ensino superior no estado Neoliberal: do PAIUB ao SINAES, o que mudou?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38855Sousa, Siany Góes deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38855Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:23.778791Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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