El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Auridete da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62616
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso, apresentamos o relato da nossa experiencia como participantes do Programa Residência Pedagógica – CAPES/UFC, no período de 2018 até 2020, em uma escola pública de ensino médio de tempo integral de Fortaleza/Ce. A partir desta vivência, fazemos uma reflexão sobre as estratégias de ensino que empregamos para ministrar aulas de espanhol para jovens do ensino médio. Apresentamos nossos planejamentos de aulas e procedimentos didáticos que tiveram como objetivo ensinar a expressão do passado por meio do pretérito perfeito e do indefinido, presentes nos gêneros cómic e canções. Também, discutimos como elaborar técnicas que contribuam efetivamente para a aprendizagem do aluno dessa função linguística. Assumimos como pressuposto teórico que, na prática pedagógica, os recursos concorrem para aumentar a motivação, a confiança e, além do mais, tornar as aulas mais interativas e criativas, com alunos mais dispostos a aprender. Para concretizar e esclarecer nosso objetivo em aulas ministradas durante nosso período de práticas, recorremos as contribuições de Sánchez (2008), Fernandes (2017), Zabala (2000) e Bravo (2015). Nosso itinerário neste artigo se fez com uma primeira parte em que abordamos a importância do processo de formação dos docentes de língua estrangeira, na sequência apresentamos o projeto de intervenção didática que levamos a cabo na escola campo e, em seguida, apresentamos nosso relato sobre nosso período de regência em aulas de espanhol como língua estrangeira.
id UFC-7_4ea6cc84fb09fe3bb6787219f6eff711
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62616
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticasResidencia pedagógicaEnseñanza de españolProyecto de intervenciónEnsino de espanholProjeto de intervençãoNeste trabalho de conclusão de curso, apresentamos o relato da nossa experiencia como participantes do Programa Residência Pedagógica – CAPES/UFC, no período de 2018 até 2020, em uma escola pública de ensino médio de tempo integral de Fortaleza/Ce. A partir desta vivência, fazemos uma reflexão sobre as estratégias de ensino que empregamos para ministrar aulas de espanhol para jovens do ensino médio. Apresentamos nossos planejamentos de aulas e procedimentos didáticos que tiveram como objetivo ensinar a expressão do passado por meio do pretérito perfeito e do indefinido, presentes nos gêneros cómic e canções. Também, discutimos como elaborar técnicas que contribuam efetivamente para a aprendizagem do aluno dessa função linguística. Assumimos como pressuposto teórico que, na prática pedagógica, os recursos concorrem para aumentar a motivação, a confiança e, além do mais, tornar as aulas mais interativas e criativas, com alunos mais dispostos a aprender. Para concretizar e esclarecer nosso objetivo em aulas ministradas durante nosso período de práticas, recorremos as contribuições de Sánchez (2008), Fernandes (2017), Zabala (2000) e Bravo (2015). Nosso itinerário neste artigo se fez com uma primeira parte em que abordamos a importância do processo de formação dos docentes de língua estrangeira, na sequência apresentamos o projeto de intervenção didática que levamos a cabo na escola campo e, em seguida, apresentamos nosso relato sobre nosso período de regência em aulas de espanhol como língua estrangeira.En este trabajo de conclusión de curso, presentamos el relato de nuestra experiencia como participante del Programa Residencia Pedagógica – CAPES/UFC, en el período de 2018 hasta 2020, en una escuela pública de enseñanza media de tiempo integral de Fortaleza/Ce. A partir de esta vivencia, hacemos una reflexión sobre las estrategias de enseñanza que hemos empleado para impartir clases de español para jóvenes de la secundaria. Presentamos nuestra planificación de clases y procedimientos didácticos que tuvieron como objetivo enseñar la expresión del pasado por medio del pretérito perfecto y del indefinido, presentes en los géneros cómic y canción. Asimismo, discutimos cómo elaborar técnicas que contribuyan efectivamente para el aprendizaje del alumno de esa función lingüística. Asumimos como presupuesto teórico que, en la práctica pedagógica, los recursos concurren para aumentar la motivación, la confianza y, además, tornar las clases más interactivas y creativas, con alumnos más dispuestos a aprender. Para concretar y aclarar nuestros objetivos en las clases dictadas durante nuestro período de prácticas, recurrimos a los aportes de Sánchez (2008), Fernandes (2017), Zabala (2000) y Bravo (2015). Nuestro itinerario en este artículo se hace con una primera parte en que abordamos la importancia del proceso de formación de los docentes de lengua extranjera, luego presentamos el proyecto de intervención didáctica que llevamos a cabo en la escuela campo y, enseguida, presentamos el informe sobre nuestro periodo de regencia en clases de español como lengua extranjera.Nascimento, Maria Valdênia Falcão doSilva, Maria Auridete da2021-12-01T14:12:57Z2021-12-01T14:12:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Maria Auridete da. El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas. Orientadora: Maria Valdênia Falcão do Nascimento. 2021. 28 f. TCC (Graduação em Letras-Espanhol) - Curso de Graduação em Letras Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62616spareponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-01T15:41:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62616Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:30.621308Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas
title El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas
spellingShingle El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas
Silva, Maria Auridete da
Residencia pedagógica
Enseñanza de español
Proyecto de intervención
Ensino de espanhol
Projeto de intervenção
title_short El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas
title_full El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas
title_fullStr El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas
title_full_unstemmed El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas
title_sort El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas
author Silva, Maria Auridete da
author_facet Silva, Maria Auridete da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Maria Valdênia Falcão do
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Auridete da
dc.subject.por.fl_str_mv Residencia pedagógica
Enseñanza de español
Proyecto de intervención
Ensino de espanhol
Projeto de intervenção
topic Residencia pedagógica
Enseñanza de español
Proyecto de intervención
Ensino de espanhol
Projeto de intervenção
description Neste trabalho de conclusão de curso, apresentamos o relato da nossa experiencia como participantes do Programa Residência Pedagógica – CAPES/UFC, no período de 2018 até 2020, em uma escola pública de ensino médio de tempo integral de Fortaleza/Ce. A partir desta vivência, fazemos uma reflexão sobre as estratégias de ensino que empregamos para ministrar aulas de espanhol para jovens do ensino médio. Apresentamos nossos planejamentos de aulas e procedimentos didáticos que tiveram como objetivo ensinar a expressão do passado por meio do pretérito perfeito e do indefinido, presentes nos gêneros cómic e canções. Também, discutimos como elaborar técnicas que contribuam efetivamente para a aprendizagem do aluno dessa função linguística. Assumimos como pressuposto teórico que, na prática pedagógica, os recursos concorrem para aumentar a motivação, a confiança e, além do mais, tornar as aulas mais interativas e criativas, com alunos mais dispostos a aprender. Para concretizar e esclarecer nosso objetivo em aulas ministradas durante nosso período de práticas, recorremos as contribuições de Sánchez (2008), Fernandes (2017), Zabala (2000) e Bravo (2015). Nosso itinerário neste artigo se fez com uma primeira parte em que abordamos a importância do processo de formação dos docentes de língua estrangeira, na sequência apresentamos o projeto de intervenção didática que levamos a cabo na escola campo e, em seguida, apresentamos nosso relato sobre nosso período de regência em aulas de espanhol como língua estrangeira.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T14:12:57Z
2021-12-01T14:12:57Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Auridete da. El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas. Orientadora: Maria Valdênia Falcão do Nascimento. 2021. 28 f. TCC (Graduação em Letras-Espanhol) - Curso de Graduação em Letras Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62616
identifier_str_mv SILVA, Maria Auridete da. El uso de canciones y cómics para la enseñanza de aspectos gramaticales en español: un informe de prácticas. Orientadora: Maria Valdênia Falcão do Nascimento. 2021. 28 f. TCC (Graduação em Letras-Espanhol) - Curso de Graduação em Letras Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62616
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028826231341056