A pesquisa educacional: problemas metodológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11969 |
Resumo: | A questão fundamental na discussão sobre problemas metodológicos da pesquisa em Educação no Nordeste refere-se à própria formação do pesquisador. O impasse central neste debate localiza-se talvez mais na "cabeça do pesquisador" do que em fatores externos limitadores da ação investigatória. Em outros termos, precisa-se de cientistas capazes de superar as situações que restringem a apreensão do real com toda sua complexidade e riqueza original. Partindo do pressuposto de que o itinerário da pesquisa é a procura de uma resposta a uma indagação básica, rotulada de "problema de pesquisa", cabe ao pesquisador a responsabilidade de solucionar os impasses inerentes ao processo de investigação posto pela realidade. O rigor científico inerente à própria natureza da pesquisa deve ser repensado a cada etapa do desenvolvimento de um projeto. Pode-se destacar três momentos cruciais que exigem definição de postura interna do pesquisador diante de situações que geralmente apresentam conflitos ou tensões entre pólos extremos. São estes: a definição do referencial teórico metodológico; a determinação da amostra e a escolha dos procedimentos de coleta de informações... |
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