A pesquisa educacional: problemas metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Therrien, Jacques
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11969
Resumo: A questão fundamental na discussão sobre problemas metodológicos da pesquisa em Educação no Nordeste refere-se à própria formação do pesquisador. O impasse central neste debate localiza-se talvez mais na "cabeça do pesquisador" do que em fatores externos limitadores da ação investigatória. Em outros termos, precisa-se de cientistas capazes de superar as situações que restringem a apreensão do real com toda sua complexidade e riqueza original. Partindo do pressuposto de que o itinerário da pesquisa é a procura de uma resposta a uma indagação básica, rotulada de "problema de pesquisa", cabe ao pesquisador a responsabilidade de solucionar os impasses inerentes ao processo de investigação posto pela realidade. O rigor científico inerente à própria natureza da pesquisa deve ser repensado a cada etapa do desenvolvimento de um projeto. Pode-se destacar três momentos cruciais que exigem definição de postura interna do pesquisador diante de situações que geralmente apresentam conflitos ou tensões entre pólos extremos. São estes: a definição do referencial teórico metodológico; a determinação da amostra e a escolha dos procedimentos de coleta de informações...
id UFC-7_4ec1a27fa56ba4f9dfdd213b8ab8f332
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11969
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A pesquisa educacional: problemas metodológicosProblemas metodológicos da pesquisa em EducaçãoMétodo de pesquisaTécnica de pesquisaPostura do pesquisadorA questão fundamental na discussão sobre problemas metodológicos da pesquisa em Educação no Nordeste refere-se à própria formação do pesquisador. O impasse central neste debate localiza-se talvez mais na "cabeça do pesquisador" do que em fatores externos limitadores da ação investigatória. Em outros termos, precisa-se de cientistas capazes de superar as situações que restringem a apreensão do real com toda sua complexidade e riqueza original. Partindo do pressuposto de que o itinerário da pesquisa é a procura de uma resposta a uma indagação básica, rotulada de "problema de pesquisa", cabe ao pesquisador a responsabilidade de solucionar os impasses inerentes ao processo de investigação posto pela realidade. O rigor científico inerente à própria natureza da pesquisa deve ser repensado a cada etapa do desenvolvimento de um projeto. Pode-se destacar três momentos cruciais que exigem definição de postura interna do pesquisador diante de situações que geralmente apresentam conflitos ou tensões entre pólos extremos. São estes: a definição do referencial teórico metodológico; a determinação da amostra e a escolha dos procedimentos de coleta de informações...Revista Educação e Debate2015-05-12T12:51:17Z2015-05-12T12:51:17Z1983info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTHERRIEN, Jacques. A pesquisa educacional: problemas metodológicos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 99-101, 1982/1983.0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11969Therrien, Jacquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:12:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11969Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-07T19:12:37Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa educacional: problemas metodológicos
title A pesquisa educacional: problemas metodológicos
spellingShingle A pesquisa educacional: problemas metodológicos
Therrien, Jacques
Problemas metodológicos da pesquisa em Educação
Método de pesquisa
Técnica de pesquisa
Postura do pesquisador
title_short A pesquisa educacional: problemas metodológicos
title_full A pesquisa educacional: problemas metodológicos
title_fullStr A pesquisa educacional: problemas metodológicos
title_full_unstemmed A pesquisa educacional: problemas metodológicos
title_sort A pesquisa educacional: problemas metodológicos
author Therrien, Jacques
author_facet Therrien, Jacques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Therrien, Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas metodológicos da pesquisa em Educação
Método de pesquisa
Técnica de pesquisa
Postura do pesquisador
topic Problemas metodológicos da pesquisa em Educação
Método de pesquisa
Técnica de pesquisa
Postura do pesquisador
description A questão fundamental na discussão sobre problemas metodológicos da pesquisa em Educação no Nordeste refere-se à própria formação do pesquisador. O impasse central neste debate localiza-se talvez mais na "cabeça do pesquisador" do que em fatores externos limitadores da ação investigatória. Em outros termos, precisa-se de cientistas capazes de superar as situações que restringem a apreensão do real com toda sua complexidade e riqueza original. Partindo do pressuposto de que o itinerário da pesquisa é a procura de uma resposta a uma indagação básica, rotulada de "problema de pesquisa", cabe ao pesquisador a responsabilidade de solucionar os impasses inerentes ao processo de investigação posto pela realidade. O rigor científico inerente à própria natureza da pesquisa deve ser repensado a cada etapa do desenvolvimento de um projeto. Pode-se destacar três momentos cruciais que exigem definição de postura interna do pesquisador diante de situações que geralmente apresentam conflitos ou tensões entre pólos extremos. São estes: a definição do referencial teórico metodológico; a determinação da amostra e a escolha dos procedimentos de coleta de informações...
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983
2015-05-12T12:51:17Z
2015-05-12T12:51:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv THERRIEN, Jacques. A pesquisa educacional: problemas metodológicos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 99-101, 1982/1983.
0102-1117
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11969
identifier_str_mv THERRIEN, Jacques. A pesquisa educacional: problemas metodológicos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 99-101, 1982/1983.
0102-1117
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806575982149632