Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Katury Rayane Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Rosemary de Oliveira, Paiva, Irene Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32882
Resumo: RAMOS, Katury Rayane Rodrigues; ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; PAIVA, Irene Alves de. Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 68-86, jul./dez. 2017.
id UFC-7_4ee4a5869a6aeacb0f6b8f91d026a817
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32882
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do CearáCotidiano y prácticas punitivas: un estudio sobre la mediación de conflictos en escuelas públicas de CearáDaily and punitive practices: a study on mediation of conflicts in public schools of CearáEscolaPráticas punitivasMediação de conflitosEducational practicesRAMOS, Katury Rayane Rodrigues; ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; PAIVA, Irene Alves de. Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 68-86, jul./dez. 2017.Reflections on the daily life of the schools observed, in which the mediation of conflicts has been established, show that solutions to conflicts still permeate the search for discipline and rulemaking. The purpose of this article is to bring other forms of visualization of school social conflicts through mediation of conflicts. The research resource used was qualitative with a descriptive exploratory character, since its main purpose is to identify how schools have worked for the mediation of conflicts. The qualitative methods of analysis used were observations of school everyday with the insertion in the field. The data were collected through semistructured interviews with the mobilizing agents of the mediation proposal, school teachers and state agents included in the proposal. This article is based on the hypothesis that punitive culture and coercive educational practices, which characterize most school practices, amplify problems related to violence and social conflicts within the school. The construction of new habits, through a re-signification of the school environment, with the insertion of conflict mediation, proposes a reconfiguration of social relations and a new paradigm in school. The municipal school of the Sea is the field of analysis, which is placed in the Mucuripe district of the city of Fortaleza (CE). This school is part of the municipal education network linked to the Municipal Department of Education (SME) and the education district II. Challenges point to the need to think about school and school subjects, since involuntary mediation practices and mediating technical intervention are the results of the conflict restorative approach.Reflexões em torno do cotidiano das escolas observadas, em que a mediação de conflitos vem sendo instaurada, demonstram que as soluções dos conflitos ainda perpassam a busca pelo disciplinamento e construção de regras. O objetivo deste artigo é trazer outras formas de visualização dos conflitos sociais escolares por meio da mediação de conflitos. O recurso de pesquisa utilizado é qualitativo com cunho exploratório descritivo, posto que sua principal finalidade é identificar como as escolas trabalham a mediação de conflitos. Os métodos qualitativos de análises utilizados foram observações do cotidiano escolar com a inserção em campo, coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os agentes mobilizadores da proposta de mediação, professores das escolas e agentes do Estado inseridos na proposta. Este artigo parte da hipótese de que a cultura punitiva e as práticas educativas coercitivas, que caracterizam a maioria das práticas escolares, ampliam os problemas relativos à violência e a conflitos sociais no interior da escola. A construção de novos hábitos, por meio de uma ressignificação do ambiente escolar, com a inserção da mediação de conflitos, propõe uma reconfiguração das relações sociais e de um novo paradigma na escola. A escola municipal do Mar é o campo de análise. Localizada no bairro Mucuripe, na cidade de Fortaleza (CE), esta escola da rede municipal de ensino está vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME) e ao distrito II de educação. Os desafios apontam para necessidade de pensar a escola e os sujeitos escolares, pois práticas de mediação involuntárias e a intervenção técnica mediadora são os resultados da abordagem restaurativa dos conflitos.Reflexiones en torno del cotidiano de las escuelas analizadas, donde la mediación de conflictos viene siendo instaurada, demuestran que las soluciones de los conflictos aún atraviesan la búsqueda por el disciplinamiento y construcciones de reglas. El objetivo de este artículo es traer otras formas de visualización de los conflictos sociales escolares a través de la mediación de conflictos. El recurso de investigación utilizado es cualitativo con cuño exploratorio descriptivo, puesto que su principal objetivo es identificar cómo las escuelas trabajan la mediación de conflictos. Los métodos cualitativos de análisis utilizados fueron observaciones del cotidiano escolar con la inserción en campo. Recolección de datos a través de entrevistas semiestructuradas con los agentes movilizadores de la propuesta de mediación, profesores de las escuelas y agentes del Estado insertados en la propuesta. Este artículo parte de la hipótesis de que la cultura punitiva y las prácticas educativas coercitivas, que caracterizan la mayoría de las prácticas escolares, amplían los problemas relativos a la violencia y los conflictos sociales dentro de la escuela. La construcción de nuevos hábitos, por medio de una resignificación del ambiente escolar, con la inserción de la mediación de conflictos, propone una reconfiguración de las relaciones sociales y de un nuevo paradigma en la escuela. La escuela municipal del Mar es el campo de análisis. Ubicada en el barrio Mucuripe de la ciudad de Fortaleza (CE) esta escuela es de la red municipal de enseñanza vinculada a la Secretaría Municipal de Educación (SME) y al distrito II de educación. Los desafíos apuntan a la necesidad de pensar la escuela y los sujetos escolares, pues prácticas de mediación involuntarias y la intervención técnica mediadora son los resultados del abordaje restaurativo de los conflictos.Revista Educação em Debate2018-06-14T14:15:42Z2018-06-14T14:15:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRamos, K. R. R.; Almeida, R. O.; Paiva, I. A. (2017)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32882Ramos, Katury Rayane RodriguesAlmeida, Rosemary de OliveiraPaiva, Irene Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:43:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32882Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-11T18:43:48Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará
Cotidiano y prácticas punitivas: un estudio sobre la mediación de conflictos en escuelas públicas de Ceará
Daily and punitive practices: a study on mediation of conflicts in public schools of Ceará
title Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará
spellingShingle Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará
Ramos, Katury Rayane Rodrigues
Escola
Práticas punitivas
Mediação de conflitos
Educational practices
title_short Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará
title_full Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará
title_fullStr Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará
title_full_unstemmed Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará
title_sort Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará
author Ramos, Katury Rayane Rodrigues
author_facet Ramos, Katury Rayane Rodrigues
Almeida, Rosemary de Oliveira
Paiva, Irene Alves de
author_role author
author2 Almeida, Rosemary de Oliveira
Paiva, Irene Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Katury Rayane Rodrigues
Almeida, Rosemary de Oliveira
Paiva, Irene Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Práticas punitivas
Mediação de conflitos
Educational practices
topic Escola
Práticas punitivas
Mediação de conflitos
Educational practices
description RAMOS, Katury Rayane Rodrigues; ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; PAIVA, Irene Alves de. Cotidiano e práticas punitivas: um estudo sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 68-86, jul./dez. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-14T14:15:42Z
2018-06-14T14:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ramos, K. R. R.; Almeida, R. O.; Paiva, I. A. (2017)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32882
identifier_str_mv Ramos, K. R. R.; Almeida, R. O.; Paiva, I. A. (2017)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935778638200832