Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davet, Fernando Grandi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro Neto, Manoel Mendonça de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56214
Resumo: A compreensão da variabilidade diária da velocidade média é importante para o monitoramento e controle das condições de tráfego em vias urbanas. Embora as variações diárias da velocidade média venham sendo estudadas há bastante tempo, pouco se sabe sobre os fatores que causam essas variações. A pesquisa de mestrado proposta neste documento tem como principal objetivo modelar a variação diária da velocidade média dos automóveis e dos ônibus, em períodos de 15 minutos, em função de fatores relacionados ao uso solo, à infraestrutura viária e à demanda de tráfego. Com esta pesquisa de mestrado espera-se aumentar a compreensão das causas da variação diária da velocidade, bem como das diferenças dessas variações entre os modos automóvel e ônibus.
id UFC-7_4f7e8f4fce149b720a326adea41a6ee9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56214
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibusVelocidade média de circulaçãoTráfego urbanoTrânsito - FluxoControle de tráfego urbanoControle de tráfegoA compreensão da variabilidade diária da velocidade média é importante para o monitoramento e controle das condições de tráfego em vias urbanas. Embora as variações diárias da velocidade média venham sendo estudadas há bastante tempo, pouco se sabe sobre os fatores que causam essas variações. A pesquisa de mestrado proposta neste documento tem como principal objetivo modelar a variação diária da velocidade média dos automóveis e dos ônibus, em períodos de 15 minutos, em função de fatores relacionados ao uso solo, à infraestrutura viária e à demanda de tráfego. Com esta pesquisa de mestrado espera-se aumentar a compreensão das causas da variação diária da velocidade, bem como das diferenças dessas variações entre os modos automóvel e ônibus.2021-01-27T14:22:49Z2021-01-27T14:22:49Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDAVET, Fernando Grandi; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de. Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2759-2762.978-65-89319-00-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56214Davet, Fernando GrandiCastro Neto, Manoel Mendonça deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-27T14:22:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56214Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:37.107934Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus
title Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus
spellingShingle Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus
Davet, Fernando Grandi
Velocidade média de circulação
Tráfego urbano
Trânsito - Fluxo
Controle de tráfego urbano
Controle de tráfego
title_short Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus
title_full Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus
title_fullStr Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus
title_full_unstemmed Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus
title_sort Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus
author Davet, Fernando Grandi
author_facet Davet, Fernando Grandi
Castro Neto, Manoel Mendonça de
author_role author
author2 Castro Neto, Manoel Mendonça de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davet, Fernando Grandi
Castro Neto, Manoel Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv Velocidade média de circulação
Tráfego urbano
Trânsito - Fluxo
Controle de tráfego urbano
Controle de tráfego
topic Velocidade média de circulação
Tráfego urbano
Trânsito - Fluxo
Controle de tráfego urbano
Controle de tráfego
description A compreensão da variabilidade diária da velocidade média é importante para o monitoramento e controle das condições de tráfego em vias urbanas. Embora as variações diárias da velocidade média venham sendo estudadas há bastante tempo, pouco se sabe sobre os fatores que causam essas variações. A pesquisa de mestrado proposta neste documento tem como principal objetivo modelar a variação diária da velocidade média dos automóveis e dos ônibus, em períodos de 15 minutos, em função de fatores relacionados ao uso solo, à infraestrutura viária e à demanda de tráfego. Com esta pesquisa de mestrado espera-se aumentar a compreensão das causas da variação diária da velocidade, bem como das diferenças dessas variações entre os modos automóvel e ônibus.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-27T14:22:49Z
2021-01-27T14:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAVET, Fernando Grandi; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de. Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2759-2762.
978-65-89319-00-9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56214
identifier_str_mv DAVET, Fernando Grandi; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de. Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2759-2762.
978-65-89319-00-9
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028798961025024