Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fabrício Américo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17685
Resumo: RIBEIRO, Fabrício Américo. Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB. 2016. 237 f. Tese (Doutorado em geografia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2016.
id UFC-7_50e15148139a9dbbf1b85a3451128aa3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/17685
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILABGeoeducacional strategy in south-south cooperation: an analysis of projects of integration international universities - UNILA and UNILABGeografia políticaUniversidadeInternacionalizaçãoEspaços simbólicosEspaço de poderPolíticas educacionaisRIBEIRO, Fabrício Américo. Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB. 2016. 237 f. Tese (Doutorado em geografia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2016.This research seeks to portray and analyze the process of internationalization and the international cooperation of higher education in Brazil, since 2010 mainly, when it is inaugurated the Federal University of Latin American Integration (UNILA) in the city Foz do Iguaçu-PR, with regional integration proposal, through the teaching of Latin American countries and the Caribbean, and also that year it was founded the University of International Integration of African Brazilian Lusophone (UNILAB) having an integrative proposal between the nations that make up the Community of Portuguese Language Countries (CPLC), comprising Angola, Cape Verde, Guinea Bissau, Mozambique, Portugal, Sao Tome and Principe, East Timor, Equatorial Guinea and Brazil in the city of Redenção-CE. With these universities Brazil presents to the world, an internationalization project by higher education, through a cooperation project called South, with a promise to ensure the humanistic, scientific and technological knowledge and the partnership in South Atlantic area, which appears as an area of political interest to Brazil for some time. The main aim of this research is to understand the strategies for internationalization of higher education in a globalized world, and to know how Brazil has been acting in this process. In this study we used as methodological basis, a descriptive exploratory survey on the perception of internationalization of higher education, from international universities in Brazil, and geopolitical and economic interests in Latin America and Africa. We interviewed teachers, administrative staff, students and people from the society, to get a sense of social actors involved and we based on literary scholars authors on the subject. We seek to understand in this study, how educational policies may interfere with power relations and local arrangements, allowing greater regional role in a globalized world. We obtained as results that the challenges are many, internally and externally, in the institution and in the municipalities involved, but it is geographically feasible and relevant for educational policies in the South Atlantic zone.Essa pesquisa procura apresentar e analisar o processo de internacionalização e a cooperação internacional do ensino superior no Brasil a partir principalmente do ano de 2010, quando é inaugurada a Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) na cidade de Foz do Iguaçu-PR, com a proposta de integração regional, através do ensino dos países da América Latina e Caribe e também nesse ano foi fundada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) possuindo uma proposta integradora, entre as nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada por: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial e Brasil na cidade de Redenção-CE. Com essas universidades o Brasil apresenta ao mundo um projeto de internacionalização, por meio do ensino superior, através de uma proposta de cooperação denominada Sul-Sul, com a promessa de garantir o conhecimento humanístico, científico, tecnológico e a cooperação solidária na zona do Atlântico Sul, que se apresenta como área de interesse político para o Brasil há algum tempo. O principal objetivo dessa pesquisa é compreender as estratégias para a internacionalização do ensino superior em um mundo globalizado, e como o Brasil vem agindo nesse processo. Nesse estudo utilizamos como embasamento metodológico um levantamento descritivo e exploratório sobre a percepção da internacionalização do ensino superior, a partir das universidades de integração internacional no Brasil, e os interesses geopolíticos e econômicos na América Latina e na África. Entrevistamos professores, técnicos administrativos, alunos e pessoas da própria sociedade, para obter uma visão dos atores sociais envolvidos e nos embasamos na literatura de autores estudiosos no assunto. Procuramos entender nesse estudo, como políticas educacionais podem interferir nas relações de poder e nos arranjos locais, possibilitando uma maior atuação regional em um mundo globalizado. Obtivemos como resultados que os desafios são muitos, a nível interno e externo, na própria instituição e nos municípios envolvidos, porém é geograficamente viável e de relevância para as políticas educacionais na zona do Atlântico Sul.Oliveira, Christian Dennys Monteiro deRibeiro, Fabrício Américo2016-06-14T23:14:06Z2016-06-14T23:14:06Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRIBEIRO, F. A. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17685porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T23:14:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/17685Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:40.152151Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB
Geoeducacional strategy in south-south cooperation: an analysis of projects of integration international universities - UNILA and UNILAB
title Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB
spellingShingle Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB
Ribeiro, Fabrício Américo
Geografia política
Universidade
Internacionalização
Espaços simbólicos
Espaço de poder
Políticas educacionais
title_short Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB
title_full Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB
title_fullStr Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB
title_full_unstemmed Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB
title_sort Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB
author Ribeiro, Fabrício Américo
author_facet Ribeiro, Fabrício Américo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Fabrício Américo
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia política
Universidade
Internacionalização
Espaços simbólicos
Espaço de poder
Políticas educacionais
topic Geografia política
Universidade
Internacionalização
Espaços simbólicos
Espaço de poder
Políticas educacionais
description RIBEIRO, Fabrício Américo. Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: uma análise dos projetos das Universidades de Integração Internacional – UNILA e UNILAB. 2016. 237 f. Tese (Doutorado em geografia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-14T23:14:06Z
2016-06-14T23:14:06Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, F. A. (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17685
identifier_str_mv RIBEIRO, F. A. (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028749817413632