Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Regina Cláudia Ferreira Soares do
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21435
Resumo: The supermarket retail is facing a great challenge related to the creation of competitive differentials. The entrance of big foreign groups into market, the last years timid economical growing and the decrease of the purchasing power have caused the increase of the competition in this sector. These factors, among others have caused transformations in the supermarket organizations, forcing them to search for modern tools of management, a fundamental necessity to understand their consumers and the reasons that lead them to an establishment to carry out their purchases. In face of it, the identification of the competitive strategies used by the supermarkets in Teresina to overcome the competition was looked for. Twelve supermarkets were chosen for the application of a questionnaire, here it was concluded that important attributes such as the location of the stores are quite used strategies and when well planned they become a differential, associating your tore and your brand with the preference of the consumer.
id UFC-7_5125f70b5ae15c74bc2c827a30762f3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21435
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de TeresinaConcorrênciaComércio varejistaSupermercadosThe supermarket retail is facing a great challenge related to the creation of competitive differentials. The entrance of big foreign groups into market, the last years timid economical growing and the decrease of the purchasing power have caused the increase of the competition in this sector. These factors, among others have caused transformations in the supermarket organizations, forcing them to search for modern tools of management, a fundamental necessity to understand their consumers and the reasons that lead them to an establishment to carry out their purchases. In face of it, the identification of the competitive strategies used by the supermarkets in Teresina to overcome the competition was looked for. Twelve supermarkets were chosen for the application of a questionnaire, here it was concluded that important attributes such as the location of the stores are quite used strategies and when well planned they become a differential, associating your tore and your brand with the preference of the consumer.O varejo supermercadista está enfrentando um grande desafio relacionado à criação de diferenciais competitivos. A entrada no mercado de grandes grupos estrangeiros, o tímido crescimento econômico dos últimos anos e a diminuição do poder aquisitivo do consumidor ocasionaram o aumento da concorrência neste setor. Esses fatores, dentre outros provocaram transformações nas organizações supermercadistas, obrigando-as a buscar modernas ferramentas de gestão, uma necessidade fundamental de compreender seus consumidores e os motivos que os levam a um estabelecimento para realizar suas compras. Diante disto procurou-se identificar neste trabalho as estratégias competitivas utilizadas pelos supermercados de Teresina para vencer a concorrência. Foram selecionados 12 (doze) supermercados para a aplicação de um questionário sobre gestão estratégica e estratégia e concorrência no mercado teresinense, onde concluiu-se que atributos importantes como localização da loja, preços, ofertas, variedade de produtos, ambientação, lojas de vizinhança, são estratégias bastante utilizadas e quando bem planejadas tornam-se um diferencial, associando sua loja e sua marca à preferência do consumidor.Santos, Sandra Maria dosRêgo, Regina Cláudia Ferreira Soares do2016-12-22T17:24:02Z2016-12-22T17:24:02Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRÊGO, Regina Cláudia Ferreira Soares do. Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina. 2006. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2006.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21435porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-17T19:49:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21435Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:52.282083Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina
title Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina
spellingShingle Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina
Rêgo, Regina Cláudia Ferreira Soares do
Concorrência
Comércio varejista
Supermercados
title_short Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina
title_full Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina
title_fullStr Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina
title_full_unstemmed Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina
title_sort Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina
author Rêgo, Regina Cláudia Ferreira Soares do
author_facet Rêgo, Regina Cláudia Ferreira Soares do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sandra Maria dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, Regina Cláudia Ferreira Soares do
dc.subject.por.fl_str_mv Concorrência
Comércio varejista
Supermercados
topic Concorrência
Comércio varejista
Supermercados
description The supermarket retail is facing a great challenge related to the creation of competitive differentials. The entrance of big foreign groups into market, the last years timid economical growing and the decrease of the purchasing power have caused the increase of the competition in this sector. These factors, among others have caused transformations in the supermarket organizations, forcing them to search for modern tools of management, a fundamental necessity to understand their consumers and the reasons that lead them to an establishment to carry out their purchases. In face of it, the identification of the competitive strategies used by the supermarkets in Teresina to overcome the competition was looked for. Twelve supermarkets were chosen for the application of a questionnaire, here it was concluded that important attributes such as the location of the stores are quite used strategies and when well planned they become a differential, associating your tore and your brand with the preference of the consumer.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-12-22T17:24:02Z
2016-12-22T17:24:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RÊGO, Regina Cláudia Ferreira Soares do. Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina. 2006. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2006.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21435
identifier_str_mv RÊGO, Regina Cláudia Ferreira Soares do. Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina. 2006. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2006.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028757950169088