Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mansilla, Fernando Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43341
Resumo: O presente estudo se propõe a estimar uma Curva de Phillips Novo Keynesiana Híbrida (CPNKH) não linear para a economia brasileira, tendo como variável threshold o grau de abertura comercial, com o objetivo de examinar possíveis assimetrias na dinâmica inflacionária brasileira em regimes distintos de participação do setor externo na oferta doméstica. Para tal, faz-se uso de informações mensais entre janeiro de 2002 e dezembro de 2017 e de modelos econométricos com efeitos threshold na presença de regressores endógenos, nos moldes de Caner e Hansen (2004). Os resultados indicam a inexistência do trade-off entre inflação e desemprego e a ausência de inércia inflacionária no regime de maior abertura; enquanto que, num cenário de economia menos aberta, a CPNKH se mostra significante em sua forma tradicional.
id UFC-7_5131fd2b8827e5f059047cf1b55c9391
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43341
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do BrasilAbertura ComercialDesempregoInflaçãoCurva de PhillipsO presente estudo se propõe a estimar uma Curva de Phillips Novo Keynesiana Híbrida (CPNKH) não linear para a economia brasileira, tendo como variável threshold o grau de abertura comercial, com o objetivo de examinar possíveis assimetrias na dinâmica inflacionária brasileira em regimes distintos de participação do setor externo na oferta doméstica. Para tal, faz-se uso de informações mensais entre janeiro de 2002 e dezembro de 2017 e de modelos econométricos com efeitos threshold na presença de regressores endógenos, nos moldes de Caner e Hansen (2004). Os resultados indicam a inexistência do trade-off entre inflação e desemprego e a ausência de inércia inflacionária no regime de maior abertura; enquanto que, num cenário de economia menos aberta, a CPNKH se mostra significante em sua forma tradicional.Arruda, Elano FerreiraMansilla, Fernando Marques2019-07-03T18:13:52Z2019-07-03T18:13:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANSILLA, Fernando Marques. Abertura comercial e não linearidade na dinâmica inflacionária do Brasil. 2019. 30f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43341porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T19:07:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43341Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:19.361272Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do Brasil
title Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do Brasil
spellingShingle Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do Brasil
Mansilla, Fernando Marques
Abertura Comercial
Desemprego
Inflação
Curva de Phillips
title_short Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do Brasil
title_full Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do Brasil
title_fullStr Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do Brasil
title_full_unstemmed Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do Brasil
title_sort Abertura Comercial e Não Linearidades na Dinâmica Inflacionária do Brasil
author Mansilla, Fernando Marques
author_facet Mansilla, Fernando Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Elano Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Mansilla, Fernando Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Abertura Comercial
Desemprego
Inflação
Curva de Phillips
topic Abertura Comercial
Desemprego
Inflação
Curva de Phillips
description O presente estudo se propõe a estimar uma Curva de Phillips Novo Keynesiana Híbrida (CPNKH) não linear para a economia brasileira, tendo como variável threshold o grau de abertura comercial, com o objetivo de examinar possíveis assimetrias na dinâmica inflacionária brasileira em regimes distintos de participação do setor externo na oferta doméstica. Para tal, faz-se uso de informações mensais entre janeiro de 2002 e dezembro de 2017 e de modelos econométricos com efeitos threshold na presença de regressores endógenos, nos moldes de Caner e Hansen (2004). Os resultados indicam a inexistência do trade-off entre inflação e desemprego e a ausência de inércia inflacionária no regime de maior abertura; enquanto que, num cenário de economia menos aberta, a CPNKH se mostra significante em sua forma tradicional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03T18:13:52Z
2019-07-03T18:13:52Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANSILLA, Fernando Marques. Abertura comercial e não linearidade na dinâmica inflacionária do Brasil. 2019. 30f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43341
identifier_str_mv MANSILLA, Fernando Marques. Abertura comercial e não linearidade na dinâmica inflacionária do Brasil. 2019. 30f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028824872386560