Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Augusta Ferreira de
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8199
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia para análise de segmentação de mercado. A técnica utilizada para segmentar o mercado, Chi-Square Automatic Interaction Detection (CHAID), e a abordagem proposta permitem que a associação entre produtos e pessoas seja feita de modo a dar suporte às decisões relacionadas às estratégias de marketing de maneira inovadora, a medida que consideram a associação entre estes de maneira direta. Uma ilustração da proposta é desenvolvida com base em um banco de dados contendo cerca de 3000 entrevistas com potenciais clientes do mercado imobiliário. Neste caso, a associação entre imóveis e famílias, fruto da aplicação da técnica e da metodologia proposta, traz resultados que se mostram muito mais úteis do que os relatados pela literatura prévia sobre o assunto.
id UFC-7_518b55680c3dace1ae87c07569496414
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/8199
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientesSegmentação de mercadoMercado imobiliárioO presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia para análise de segmentação de mercado. A técnica utilizada para segmentar o mercado, Chi-Square Automatic Interaction Detection (CHAID), e a abordagem proposta permitem que a associação entre produtos e pessoas seja feita de modo a dar suporte às decisões relacionadas às estratégias de marketing de maneira inovadora, a medida que consideram a associação entre estes de maneira direta. Uma ilustração da proposta é desenvolvida com base em um banco de dados contendo cerca de 3000 entrevistas com potenciais clientes do mercado imobiliário. Neste caso, a associação entre imóveis e famílias, fruto da aplicação da técnica e da metodologia proposta, traz resultados que se mostram muito mais úteis do que os relatados pela literatura prévia sobre o assunto.ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO2014-06-04T18:41:39Z2014-06-04T18:41:39Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, A. A. F.; HEINECK, L. F. M. Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Campinas, 2001. p. 1-13.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8199Freitas, Ana Augusta Ferreira deHeineck, Luiz Fernando Mählmannporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:47:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/8199Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:02.384208Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes
title Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes
spellingShingle Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes
Freitas, Ana Augusta Ferreira de
Segmentação de mercado
Mercado imobiliário
title_short Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes
title_full Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes
title_fullStr Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes
title_full_unstemmed Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes
title_sort Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes
author Freitas, Ana Augusta Ferreira de
author_facet Freitas, Ana Augusta Ferreira de
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
author_role author
author2 Heineck, Luiz Fernando Mählmann
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Augusta Ferreira de
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
dc.subject.por.fl_str_mv Segmentação de mercado
Mercado imobiliário
topic Segmentação de mercado
Mercado imobiliário
description O presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia para análise de segmentação de mercado. A técnica utilizada para segmentar o mercado, Chi-Square Automatic Interaction Detection (CHAID), e a abordagem proposta permitem que a associação entre produtos e pessoas seja feita de modo a dar suporte às decisões relacionadas às estratégias de marketing de maneira inovadora, a medida que consideram a associação entre estes de maneira direta. Uma ilustração da proposta é desenvolvida com base em um banco de dados contendo cerca de 3000 entrevistas com potenciais clientes do mercado imobiliário. Neste caso, a associação entre imóveis e famílias, fruto da aplicação da técnica e da metodologia proposta, traz resultados que se mostram muito mais úteis do que os relatados pela literatura prévia sobre o assunto.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2014-06-04T18:41:39Z
2014-06-04T18:41:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, A. A. F.; HEINECK, L. F. M. Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Campinas, 2001. p. 1-13.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8199
identifier_str_mv FREITAS, A. A. F.; HEINECK, L. F. M. Metodologia de segmentação de mercado pela associação direta entre produtos e clientes. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Campinas, 2001. p. 1-13.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028751925051392