Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suzhyney Raphaelly Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Medeiros, Maria Angelina da Silva, Magalhães, Mateus Ponciano, Medeiros, Francisco das Chagas
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45297
Resumo: Introdução: O presente estudo tem como base conceitos da teoria experiencial de aprendizagem desenvolvida por Kolb, o qual afirma que o aprendizado é um processo que decorre dos modos de apreensão e transformação da experiência e que a combinação desses modos de aprendizagem origina quatro estilos de aprendizagem: assimilador, divergente, convergente e acomodador. Objetivos: Determinar os modos e estilos de aprendizagem predominantes dentre os acadêmicos de medicina e avaliar se existem diferenças estatisticamente relevantes relacionadas ao gênero. Metodologia: Aplicou-se o inventário de estilos de aprendizagem de Kolb (ferramenta adaptada por Luís Aguilar) a alunos de diversos semestres do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará. Após a coleta dos dados foi realizada a tabulação dos escores do questionário e análise gráfica e estatística (Teste T student). Resultados: Responderam ao inventário 124 alunos em diferentes estágios do curso. Constatou-se que o estilo assimilador é o de maior prevalência entre os estudantes de medicina, seguido do estilo divergente. Verificou-se ainda que o estilo assimilador é predominante tanto no gênero masculino quanto no feminino. Entre as mulheres o estilo divergente também é muito prevalente se aproximando em termos percentuais do estilo assimilador fato que não ocorre no gênero masculino onde, embora o estilo divergente seja o segundo mais presente, há um distanciamento percentual entre estilo assimilador e divergente. Com relação aos modos de aprendizagem, não foram observadas diferenças significativas entre homens e mulheres. Conclusão: Os estilos de aprendizagem são influenciados por diversos parâmetros como o tipo de personalidade, nível educacional, profissão e fatores culturais. Não há evidências de que o gênero possa ser considerado um parâmetro isolado na determinação desses estilos devendo-se valorizar as influências socioculturais que atuam neste parâmetro.
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