Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45297 |
Resumo: | Introdução: O presente estudo tem como base conceitos da teoria experiencial de aprendizagem desenvolvida por Kolb, o qual afirma que o aprendizado é um processo que decorre dos modos de apreensão e transformação da experiência e que a combinação desses modos de aprendizagem origina quatro estilos de aprendizagem: assimilador, divergente, convergente e acomodador. Objetivos: Determinar os modos e estilos de aprendizagem predominantes dentre os acadêmicos de medicina e avaliar se existem diferenças estatisticamente relevantes relacionadas ao gênero. Metodologia: Aplicou-se o inventário de estilos de aprendizagem de Kolb (ferramenta adaptada por Luís Aguilar) a alunos de diversos semestres do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará. Após a coleta dos dados foi realizada a tabulação dos escores do questionário e análise gráfica e estatística (Teste T student). Resultados: Responderam ao inventário 124 alunos em diferentes estágios do curso. Constatou-se que o estilo assimilador é o de maior prevalência entre os estudantes de medicina, seguido do estilo divergente. Verificou-se ainda que o estilo assimilador é predominante tanto no gênero masculino quanto no feminino. Entre as mulheres o estilo divergente também é muito prevalente se aproximando em termos percentuais do estilo assimilador fato que não ocorre no gênero masculino onde, embora o estilo divergente seja o segundo mais presente, há um distanciamento percentual entre estilo assimilador e divergente. Com relação aos modos de aprendizagem, não foram observadas diferenças significativas entre homens e mulheres. Conclusão: Os estilos de aprendizagem são influenciados por diversos parâmetros como o tipo de personalidade, nível educacional, profissão e fatores culturais. Não há evidências de que o gênero possa ser considerado um parâmetro isolado na determinação desses estilos devendo-se valorizar as influências socioculturais que atuam neste parâmetro. |
id |
UFC-7_530dc710ee3dcb2c4f277185106f5207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45297 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicinaEstilos de aprendizagemMedicinaGêneroIntrodução: O presente estudo tem como base conceitos da teoria experiencial de aprendizagem desenvolvida por Kolb, o qual afirma que o aprendizado é um processo que decorre dos modos de apreensão e transformação da experiência e que a combinação desses modos de aprendizagem origina quatro estilos de aprendizagem: assimilador, divergente, convergente e acomodador. Objetivos: Determinar os modos e estilos de aprendizagem predominantes dentre os acadêmicos de medicina e avaliar se existem diferenças estatisticamente relevantes relacionadas ao gênero. Metodologia: Aplicou-se o inventário de estilos de aprendizagem de Kolb (ferramenta adaptada por Luís Aguilar) a alunos de diversos semestres do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará. Após a coleta dos dados foi realizada a tabulação dos escores do questionário e análise gráfica e estatística (Teste T student). Resultados: Responderam ao inventário 124 alunos em diferentes estágios do curso. Constatou-se que o estilo assimilador é o de maior prevalência entre os estudantes de medicina, seguido do estilo divergente. Verificou-se ainda que o estilo assimilador é predominante tanto no gênero masculino quanto no feminino. Entre as mulheres o estilo divergente também é muito prevalente se aproximando em termos percentuais do estilo assimilador fato que não ocorre no gênero masculino onde, embora o estilo divergente seja o segundo mais presente, há um distanciamento percentual entre estilo assimilador e divergente. Com relação aos modos de aprendizagem, não foram observadas diferenças significativas entre homens e mulheres. Conclusão: Os estilos de aprendizagem são influenciados por diversos parâmetros como o tipo de personalidade, nível educacional, profissão e fatores culturais. Não há evidências de que o gênero possa ser considerado um parâmetro isolado na determinação desses estilos devendo-se valorizar as influências socioculturais que atuam neste parâmetro.Universidade Federal do Ceará2019-08-29T12:36:31Z2019-08-29T12:36:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Suzhyney Raphaelly Lima; et al. Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45297Silva, Suzhyney Raphaelly LimaMedeiros, Maria Angelina da SilvaMagalhães, Mateus PoncianoMedeiros, Francisco das Chagasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:45:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45297Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:50.441942Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina |
title |
Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina |
spellingShingle |
Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina Silva, Suzhyney Raphaelly Lima Estilos de aprendizagem Medicina Gênero |
title_short |
Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina |
title_full |
Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina |
title_fullStr |
Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina |
title_sort |
Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina |
author |
Silva, Suzhyney Raphaelly Lima |
author_facet |
Silva, Suzhyney Raphaelly Lima Medeiros, Maria Angelina da Silva Magalhães, Mateus Ponciano Medeiros, Francisco das Chagas |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Maria Angelina da Silva Magalhães, Mateus Ponciano Medeiros, Francisco das Chagas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Suzhyney Raphaelly Lima Medeiros, Maria Angelina da Silva Magalhães, Mateus Ponciano Medeiros, Francisco das Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem Medicina Gênero |
topic |
Estilos de aprendizagem Medicina Gênero |
description |
Introdução: O presente estudo tem como base conceitos da teoria experiencial de aprendizagem desenvolvida por Kolb, o qual afirma que o aprendizado é um processo que decorre dos modos de apreensão e transformação da experiência e que a combinação desses modos de aprendizagem origina quatro estilos de aprendizagem: assimilador, divergente, convergente e acomodador. Objetivos: Determinar os modos e estilos de aprendizagem predominantes dentre os acadêmicos de medicina e avaliar se existem diferenças estatisticamente relevantes relacionadas ao gênero. Metodologia: Aplicou-se o inventário de estilos de aprendizagem de Kolb (ferramenta adaptada por Luís Aguilar) a alunos de diversos semestres do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará. Após a coleta dos dados foi realizada a tabulação dos escores do questionário e análise gráfica e estatística (Teste T student). Resultados: Responderam ao inventário 124 alunos em diferentes estágios do curso. Constatou-se que o estilo assimilador é o de maior prevalência entre os estudantes de medicina, seguido do estilo divergente. Verificou-se ainda que o estilo assimilador é predominante tanto no gênero masculino quanto no feminino. Entre as mulheres o estilo divergente também é muito prevalente se aproximando em termos percentuais do estilo assimilador fato que não ocorre no gênero masculino onde, embora o estilo divergente seja o segundo mais presente, há um distanciamento percentual entre estilo assimilador e divergente. Com relação aos modos de aprendizagem, não foram observadas diferenças significativas entre homens e mulheres. Conclusão: Os estilos de aprendizagem são influenciados por diversos parâmetros como o tipo de personalidade, nível educacional, profissão e fatores culturais. Não há evidências de que o gênero possa ser considerado um parâmetro isolado na determinação desses estilos devendo-se valorizar as influências socioculturais que atuam neste parâmetro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-29T12:36:31Z 2019-08-29T12:36:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Suzhyney Raphaelly Lima; et al. Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45297 |
identifier_str_mv |
SILVA, Suzhyney Raphaelly Lima; et al. Análise comparativa dos estilos de aprendizagem por gênero em acadêmico de uma faculdade de medicina. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028943375106048 |