Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Igor Augusto de Aquino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24364
Resumo: PEREIRA, Igor Augusto de Aquino; PRAXEDES FILHO, Pedro Henrique Lima. Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 2, p. 213-236, jul./dez. 2016.
id UFC-7_55e694cc6cf38217cc833f891b3f0d1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/24364
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividadeBilingualism, emotions and morality: a study based on the appraisal systemSistema de avaliatividadeEmoçõesBilinguismoAppraisal systemPEREIRA, Igor Augusto de Aquino; PRAXEDES FILHO, Pedro Henrique Lima. Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 2, p. 213-236, jul./dez. 2016.This paper presents a research about the influence of bilingualism on the morality of Brazilian speakers of English as a foreign language, taking the emotional content of their text as basis for the analysis. We investigate if there is variation in the emotional content between texts written in native language and foreign language, and if this variation has a correlation with moral positioning, being the concepts for these positionings take from Psychology, not from the category ‘judgement’ from the appraisal system. The experiment we executed in this investigation consisted in the production of written texts that justified a moral positioning about a situation described on the research questionnaire. To each participant, two situations were presented, one in English and another in Portuguese, asking for both a positioning and its justification, to be written in the same language as the presented situation. The texts were analyzed in accordance to the Appraisal System, as elaborated by Martin and White (2005), through which the parameters of what is considered an emotional content in the texts was defined. The nature of the positioning that were taken was defined through the concept of Utilitarism, as presented in Costa et al. (2014). The results have shown that there is emotional variance in emotional content between languages, but that it isn’t necessarily linked to moral positionings.O artigo apresenta estudo sobre a influência do bilinguismo na moralidade de brasileiros falantes de inglês como língua estrangeira, tomando como base o conteúdo emocional em textos por eles produzidos. Investiga-se aqui se há variação entre o conteúdo emocional dos textos em língua nativa e língua estrangeira e se essa variação apresenta correlação com a natureza de posicionamentos morais, posicionamentos estes com base em conceitos da Psicologia, não na categoria ‘julgamento’ do sistema de avaliatividade. O experimento realizado nesta investigação consistiu na produção de textos escritos que justifiquem um posicionamento moral a partir de uma situação exposta em questionário de pesquisa. Para cada participante, foram apresentadas duas situações, uma em inglês, para a qual os participantes posicionaram-se e justificaram seu posicionamento em inglês, e outra em português, pedindo um posicionamento moral e sua justificativa em português. Os textos foram analisados de acordo com o aporte teórico do Sistema de Avaliatividade, como elaborado em Martin e White (2005), a partir do qual se definiram os parâmetros do que seria considerado como conteúdo emocional nos textos. A natureza dos posicionamentos tomados tem como base o conceito de Utilitarismo como apresentado em Costa et al. (2014). Identificamos nas análises que há variações no conteúdo emocional entre línguas, mas que essa variação pode não implicar determinado posicionamento moral.Revista Entrepalavras2017-07-27T14:49:51Z2017-07-27T14:49:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPereira, I. A. A.; Praxedes Filho, P. H. L. (2016)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24364Pereira, Igor Augusto de AquinoPraxedes Filho, Pedro Henrique Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:49:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/24364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:59.864398Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade
Bilingualism, emotions and morality: a study based on the appraisal system
title Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade
spellingShingle Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade
Pereira, Igor Augusto de Aquino
Sistema de avaliatividade
Emoções
Bilinguismo
Appraisal system
title_short Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade
title_full Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade
title_fullStr Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade
title_full_unstemmed Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade
title_sort Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade
author Pereira, Igor Augusto de Aquino
author_facet Pereira, Igor Augusto de Aquino
Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima
author_role author
author2 Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Igor Augusto de Aquino
Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de avaliatividade
Emoções
Bilinguismo
Appraisal system
topic Sistema de avaliatividade
Emoções
Bilinguismo
Appraisal system
description PEREIRA, Igor Augusto de Aquino; PRAXEDES FILHO, Pedro Henrique Lima. Bilinguismo, emoções e moralidade: um estudo via sistema de avaliatividade. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 2, p. 213-236, jul./dez. 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-27T14:49:51Z
2017-07-27T14:49:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pereira, I. A. A.; Praxedes Filho, P. H. L. (2016)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24364
identifier_str_mv Pereira, I. A. A.; Praxedes Filho, P. H. L. (2016)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028815753969664