Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Luisa Carla Silva de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tavares, Yãnsley André Sena, Coutinho, Bernardo Diniz
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000022c53
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48783
Resumo: INTRODUÇÃO: Sabe-se que a Auriculoterapia é uma Prática Integrativa e Complementar que vem sendo indicada nas políticas publicas de saúde para o manejo da obesidade e de outras condições crônicas, porém, não se conhece o pano de fundo das publicações científicas e nem o tipo de evidência que podem embasar a implementação desta terapia nas estratégias do Sistema Único de Saúde. OBJETIVO: Conhecer as características das revistas científicas que avaliaram o uso da Auriculoterapia no tratamento da obesidade. METODOLOGIA: Foi realizada busca nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs e PeDro com as seguintes combinações de descritores Obesity AND auriculotherapy; Obesity AND ear acunpucture; Obesity AND auricular acunpucture e Obesity AND auricular acupressure,por dois avaliadores independentes, sendo considerado os estudos publicados até 2015. RESULTADO: O uso da auriculoterapia no tratamento da obesidade vem sendo relatado na literatura científica deste 1975, apresentando uma ascensão a partir de 1985. O fator de impacto das revistas variaram de bom 2.032 (J. Womens Health - inglês) a ruim 0.19 (Zhongguo Zhen Jiu - chinês). Os idiomas de publicações com mais comuns foram o inglês, chinês, coreano, japonês, polonês e sueco. Os tipos de estudos mais prevalentes foram os ensaios clínicos controlados aleatorizados e as revisões sistemáticas, podendo-se notar uma tendência a padronização na utilização de pontos auriculares como o fome, estômago e baço. CONCLUSÃO: Há uma tendência na publicação de estudos experimentais sobre Auriculoterapia em periódicos de língua inglesa e oriental, com bom fator de impacto, e que podem ser evidenciados nos documentos editados pelo Ministério da Saúde brasileiro juntamente com a indicação do seu grau de recomendação.
id UFC-7_56180bb9d2d3bdfd5e1e622c2b0e836d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48783
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidadeTerapias complementaresObesidadeAuriculoterapiaINTRODUÇÃO: Sabe-se que a Auriculoterapia é uma Prática Integrativa e Complementar que vem sendo indicada nas políticas publicas de saúde para o manejo da obesidade e de outras condições crônicas, porém, não se conhece o pano de fundo das publicações científicas e nem o tipo de evidência que podem embasar a implementação desta terapia nas estratégias do Sistema Único de Saúde. OBJETIVO: Conhecer as características das revistas científicas que avaliaram o uso da Auriculoterapia no tratamento da obesidade. METODOLOGIA: Foi realizada busca nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs e PeDro com as seguintes combinações de descritores Obesity AND auriculotherapy; Obesity AND ear acunpucture; Obesity AND auricular acunpucture e Obesity AND auricular acupressure,por dois avaliadores independentes, sendo considerado os estudos publicados até 2015. RESULTADO: O uso da auriculoterapia no tratamento da obesidade vem sendo relatado na literatura científica deste 1975, apresentando uma ascensão a partir de 1985. O fator de impacto das revistas variaram de bom 2.032 (J. Womens Health - inglês) a ruim 0.19 (Zhongguo Zhen Jiu - chinês). Os idiomas de publicações com mais comuns foram o inglês, chinês, coreano, japonês, polonês e sueco. Os tipos de estudos mais prevalentes foram os ensaios clínicos controlados aleatorizados e as revisões sistemáticas, podendo-se notar uma tendência a padronização na utilização de pontos auriculares como o fome, estômago e baço. CONCLUSÃO: Há uma tendência na publicação de estudos experimentais sobre Auriculoterapia em periódicos de língua inglesa e oriental, com bom fator de impacto, e que podem ser evidenciados nos documentos editados pelo Ministério da Saúde brasileiro juntamente com a indicação do seu grau de recomendação.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T14:21:33Z2019-12-18T14:21:33Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, Luisa Carla Silva de; TAVARES, Yãnsley Andre Sena; COUTINHO, Bernardo Diniz. Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48783ark:/83112/0013000022c53Freitas, Luisa Carla Silva deTavares, Yãnsley André SenaCoutinho, Bernardo Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48783Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:25.045676Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade
title Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade
spellingShingle Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade
Freitas, Luisa Carla Silva de
Terapias complementares
Obesidade
Auriculoterapia
title_short Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade
title_full Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade
title_fullStr Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade
title_full_unstemmed Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade
title_sort Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade
author Freitas, Luisa Carla Silva de
author_facet Freitas, Luisa Carla Silva de
Tavares, Yãnsley André Sena
Coutinho, Bernardo Diniz
author_role author
author2 Tavares, Yãnsley André Sena
Coutinho, Bernardo Diniz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Luisa Carla Silva de
Tavares, Yãnsley André Sena
Coutinho, Bernardo Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Terapias complementares
Obesidade
Auriculoterapia
topic Terapias complementares
Obesidade
Auriculoterapia
description INTRODUÇÃO: Sabe-se que a Auriculoterapia é uma Prática Integrativa e Complementar que vem sendo indicada nas políticas publicas de saúde para o manejo da obesidade e de outras condições crônicas, porém, não se conhece o pano de fundo das publicações científicas e nem o tipo de evidência que podem embasar a implementação desta terapia nas estratégias do Sistema Único de Saúde. OBJETIVO: Conhecer as características das revistas científicas que avaliaram o uso da Auriculoterapia no tratamento da obesidade. METODOLOGIA: Foi realizada busca nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs e PeDro com as seguintes combinações de descritores Obesity AND auriculotherapy; Obesity AND ear acunpucture; Obesity AND auricular acunpucture e Obesity AND auricular acupressure,por dois avaliadores independentes, sendo considerado os estudos publicados até 2015. RESULTADO: O uso da auriculoterapia no tratamento da obesidade vem sendo relatado na literatura científica deste 1975, apresentando uma ascensão a partir de 1985. O fator de impacto das revistas variaram de bom 2.032 (J. Womens Health - inglês) a ruim 0.19 (Zhongguo Zhen Jiu - chinês). Os idiomas de publicações com mais comuns foram o inglês, chinês, coreano, japonês, polonês e sueco. Os tipos de estudos mais prevalentes foram os ensaios clínicos controlados aleatorizados e as revisões sistemáticas, podendo-se notar uma tendência a padronização na utilização de pontos auriculares como o fome, estômago e baço. CONCLUSÃO: Há uma tendência na publicação de estudos experimentais sobre Auriculoterapia em periódicos de língua inglesa e oriental, com bom fator de impacto, e que podem ser evidenciados nos documentos editados pelo Ministério da Saúde brasileiro juntamente com a indicação do seu grau de recomendação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-18T14:21:33Z
2019-12-18T14:21:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Luisa Carla Silva de; TAVARES, Yãnsley Andre Sena; COUTINHO, Bernardo Diniz. Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48783
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000022c53
identifier_str_mv FREITAS, Luisa Carla Silva de; TAVARES, Yãnsley Andre Sena; COUTINHO, Bernardo Diniz. Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
ark:/83112/0013000022c53
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374056857042944