Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30833 |
Resumo: | O estudo tem por objetivo analisar a relação entre o disclosure socioambiental, a reputação corporativa e a criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa, com base nos preceitos da Teoria da Sinalização. Para tanto, a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, utilizou a Análise de Correspondência, o Teste de Correlação e a Regressão Logística, em uma amostra que reúne 305 empresas listadas na BM&FBovespa, na posição de 07/10/2014. As empresas foram selecionadas de sete rankings de reputação, escolhidos por apresentarem distintas perspectivas (financeira, social e ambiental). Os dados da pesquisa foram coletados nos relatórios anuais e/ou de sustentabilidade das empresas, na posição de 31/12/2012, bem como na sua classificação nos rankings, divulgados em 2013, com base em informações de 2012. A criação de valor foi medida com dados alusivos ao exercício de 2013, coletados na base Economática®. Os resultados revelaram que (i) as empresas de setores de alto impacto ambiental apresentam maior disclosure socioambiental; (ii) o disclosure socioambiental possui uma relação positiva com a reputação corporativa; e (iii) a reputação corporativa está relacionada positivamente com a criação de valor, assim como apresenta relação negativa com o tamanho. Ressalte-se ainda, que o disclosure socioambiental não apresenta significância com a criação de valor. Dessa forma, rejeita-se a hipótese proposta no estudo, de que o disclosure socioambiental e a reputação corporativa são positivamente relacionados com a criação de valor, pois somente a reputação corporativa apresentou relação com a criação de valor. |
id |
UFC-7_56337879f9c6eeb07c0488fa8e39a770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/30833 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespaDivulgação de informações contábeis - BrasilResponsabilidade social da empresa - BrasilResponsabilidade ambientalImagem corporativa - BrasilO estudo tem por objetivo analisar a relação entre o disclosure socioambiental, a reputação corporativa e a criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa, com base nos preceitos da Teoria da Sinalização. Para tanto, a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, utilizou a Análise de Correspondência, o Teste de Correlação e a Regressão Logística, em uma amostra que reúne 305 empresas listadas na BM&FBovespa, na posição de 07/10/2014. As empresas foram selecionadas de sete rankings de reputação, escolhidos por apresentarem distintas perspectivas (financeira, social e ambiental). Os dados da pesquisa foram coletados nos relatórios anuais e/ou de sustentabilidade das empresas, na posição de 31/12/2012, bem como na sua classificação nos rankings, divulgados em 2013, com base em informações de 2012. A criação de valor foi medida com dados alusivos ao exercício de 2013, coletados na base Economática®. Os resultados revelaram que (i) as empresas de setores de alto impacto ambiental apresentam maior disclosure socioambiental; (ii) o disclosure socioambiental possui uma relação positiva com a reputação corporativa; e (iii) a reputação corporativa está relacionada positivamente com a criação de valor, assim como apresenta relação negativa com o tamanho. Ressalte-se ainda, que o disclosure socioambiental não apresenta significância com a criação de valor. Dessa forma, rejeita-se a hipótese proposta no estudo, de que o disclosure socioambiental e a reputação corporativa são positivamente relacionados com a criação de valor, pois somente a reputação corporativa apresentou relação com a criação de valor.De Luca, Márcia Martins MendesLopes, Artur Corrêa2018-04-09T18:47:55Z2018-04-09T18:47:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOPES, Artur Corrêa. Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30833porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T16:56:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30833Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:23.421238Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa |
title |
Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa |
spellingShingle |
Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa Lopes, Artur Corrêa Divulgação de informações contábeis - Brasil Responsabilidade social da empresa - Brasil Responsabilidade ambiental Imagem corporativa - Brasil |
title_short |
Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa |
title_full |
Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa |
title_fullStr |
Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa |
title_full_unstemmed |
Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa |
title_sort |
Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa |
author |
Lopes, Artur Corrêa |
author_facet |
Lopes, Artur Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
De Luca, Márcia Martins Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Artur Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação de informações contábeis - Brasil Responsabilidade social da empresa - Brasil Responsabilidade ambiental Imagem corporativa - Brasil |
topic |
Divulgação de informações contábeis - Brasil Responsabilidade social da empresa - Brasil Responsabilidade ambiental Imagem corporativa - Brasil |
description |
O estudo tem por objetivo analisar a relação entre o disclosure socioambiental, a reputação corporativa e a criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa, com base nos preceitos da Teoria da Sinalização. Para tanto, a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, utilizou a Análise de Correspondência, o Teste de Correlação e a Regressão Logística, em uma amostra que reúne 305 empresas listadas na BM&FBovespa, na posição de 07/10/2014. As empresas foram selecionadas de sete rankings de reputação, escolhidos por apresentarem distintas perspectivas (financeira, social e ambiental). Os dados da pesquisa foram coletados nos relatórios anuais e/ou de sustentabilidade das empresas, na posição de 31/12/2012, bem como na sua classificação nos rankings, divulgados em 2013, com base em informações de 2012. A criação de valor foi medida com dados alusivos ao exercício de 2013, coletados na base Economática®. Os resultados revelaram que (i) as empresas de setores de alto impacto ambiental apresentam maior disclosure socioambiental; (ii) o disclosure socioambiental possui uma relação positiva com a reputação corporativa; e (iii) a reputação corporativa está relacionada positivamente com a criação de valor, assim como apresenta relação negativa com o tamanho. Ressalte-se ainda, que o disclosure socioambiental não apresenta significância com a criação de valor. Dessa forma, rejeita-se a hipótese proposta no estudo, de que o disclosure socioambiental e a reputação corporativa são positivamente relacionados com a criação de valor, pois somente a reputação corporativa apresentou relação com a criação de valor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-04-09T18:47:55Z 2018-04-09T18:47:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Artur Corrêa. Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30833 |
identifier_str_mv |
LOPES, Artur Corrêa. Disclosure socioambiental, reputação corporativa e criação de valor nas empresas listadas na BM&FBovespa. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028959740231680 |