Educação profissional técnica pós LDB 9.394/1996: uma reflexão crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francilete Viana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Magalhães, Elisângela Bezerra
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45033
Resumo: O presente artigo, trata-se do resultado de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de caráter bibliográfico que teve como objetivo favorecer uma discussão que relacione a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/1996 com o desenvolvimento da educação profissional técnica brasileira, apontando questões que oportunize a discussão, buscando despertar um interesse sobre a importância de se realizar mais estudos nesta temática. Para tal foi pesquisado algumas leis, decretos, resoluções e dados estatísticos em sites oficiais do governo relacionados com a educação profissional técnica. Abordou-se questões como os desafios e necessidades da educação profissional bem como a formação docente específica para a esta modalidade de ensino e a importância do monitoramento e avaliação. Percebeuse que a LDB 9394/1996 significou um grande avanço na legislação educacional, mas ainda necessita de uma série de pesquisas e estudos sobre a temática para que se possa regulamentar, de forma decisiva, as demandas oriundas do processo de educação profissional técnica no Brasil.
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