Patrimônio ambiental urbano e representações educacionais do espaço lacustre em Fortaleza (CE-Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nubelia Moreira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20288
Resumo: SILVA, Nubelia Moreira da. Patrimônio ambiental urbano e representações educacionais do espaço lacustre em Fortaleza (CE-Brasil). 2014. 286 f. Tese (Doutorado em Geografia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
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It takes as empirical object four lagoons named Precabura, Porangabussu, Messejana, Parangaba and the school units that are closer to these lacustrine sites. The objective is to examine the ways in which urban environmental heritage issue in education is promoted in order to assess the extent the actions and educational projects incorporate representations, values and everyday practices that school groups and population that surround them express their relationship to the environmental heritages. The theoretical framework supports dialogue among distinct forms of disciplinary knowledge, notably, Geography, History, Sociology, Philosophy, and Social Psychology. This is a qualitative research anchored in the social representations theory and its structural approach, the Central Nucleus Theory (CNT). The thesis relies on the discussion of the environmental and heritage issues, social representations, landscape and affection. The authors that subsidize the analysis are: Augustin Berque, Christian Oliveira, Claire Damery, Françoise Choay, Dominique Poulot, Henri-Pierre Jeudy, Jean-Marc Besse, Jungen Habermas, Maria Gravari-Barbas, Michel Rautenberg, Serge Moscovici and Simone Scifone, among others. The study highlights the absence of an educational project that reconciles environmental and heritage issues that consider a sociocultural approach guided by human values expressed in the representations of the school community and residents who live near the lacustrine sites. The model of current school education ignores the power of communication and the environmental heritage awareness of these paisagens-ambiências. This actually works for the maintenance and the worsening condition of unsustainability that characterizes the lagoons that are natural and environmental heritage of Fortaleza. Therefore, it is imperative that the school community effectively assume its role as a mediator in the recognition, appreciation, enjoyment and conservation of environmental heritage process. In order to achieve this, it is necessary to invest in educational strategies that overcome the far-reaching environmental / heritage approach publicized and widespread by the media-ecosystem speech and privilege the social representations that communities have in relation to their environmental goods.Esta tese discute a problemática patrimonial/ambiental, a partir dos desafios socioeducacionais inerentes à conservação e sustentabilidade do patrimônio ambiental lacustre de Fortaleza. Toma como objeto empírico quatro lagoas urbanas: Precabura, Porangabussu, Messejana e Parangaba e as unidades escolares mais próximas a estes sítios lacustres. O objetivo é analisar as formas pelas quais a temática patrimonial ambiental urbana é promovida na educação escolar a fim de avaliar em que medida as ações e projetos educativos incorporam as representações, valores e práticas cotidianas que os grupos sociais escolares e circunvizinhos expressam em relação aos patrimônios ambientais representados pelos bens lacustres. A abordagem é conduzida por um referencial teórico amparado no diálogo entre os diversos conhecimentos disciplinares, notadamente, a Geografia, a História, a Sociologia, a Filosofia e a Psicologia Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na Teoria das Representações Sociais e sua abordagem estrutural, a Teoria do Núcleo Central. Apoia-se na discussão sobre as questões ambiental e patrimonial, as representações sociais, a paisagem e a afetividade. Subsidiam a discussão aqui empreendida, os autores: Augustin Berque, Christian Oliveira, Claire Damery, Françoise Choay, Dominique Poulot, Henri-Pierre Jeudy, Jean-Marc Besse, Jüngen Habermas, Maria Gravari-Barbas, Michel Rautenberg, Serge Moscovici e Simone Scifone, dentre outros. Como resultado, o estudo evidencia a ausência de um projeto educacional que concilie as questões ambientais e patrimoniais numa abordagem pautada pelos valores socioculturais expressos nas representações dos grupos sociais escolares e residentes no entorno dos sítios lacustres. O modelo educacional escolar ignora o potencial comunicacional e de formação ambiental/patrimonial dessas paisagens-ambiências. Este fato coopera para a manutenção e o agravamento da condição de insustentabilidade que caracteriza o patrimônio ambiental lacustre de Fortaleza. Portanto, é necessário, que a comunidade escolar assuma efetivamente a função de mediadora no processo de reconhecimento, valorização, conservação e fruição do patrimônio ambiental. Para tanto, é necessário investir em estratégias educativas que superem a abordagem ambiental/patrimonial generalizante do discurso ecossistêmico-midiático e privilegiar as representações sociais que as comunidades têm em relação aos bens ambientais patrimoniais dispostos no seu lugar.Oliveira, Christian Dennys Monteiro deSilva, Nubelia Moreira da2016-10-19T19:35:12Z2016-10-19T19:35:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, N. M. 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