O Curso de Pedagogia da UFC: uma resenha histórica (1963-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Estrela Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48417
Resumo: Este trabalho parte do entendimento de que a educação é uma prática social construída historicamente e ligada diretamente às condições materiais de existência (infraestrutura) à realidade subjetiva, ou seja, o modo de pensar e as concepções d mundo, do grupo social onde ela se realiza (superestrutura). A questão da formação do educador-fundamental na análise da problemática educacional brasileira - aqui é colocada como um dos elementos, de um todo social muito mais amplo e complexo, superando a concepção limitada do pedagogismo ingênuo e idealista. O referencial teórico utilizado nesta análise fundamenta-se em Gramsci no que se refere ao papel da educação e à formação do educador, no contexto das relações de produção da sociedade brasileira, capitalista, dependente. A apreensão da história é feita como processo fundado na contradição e no campo dos "possíveis", opondo-se à perspectiva linear, fatalista-determinista das teorias reprodutivistas. Como categorias amplas são trabalhados os conceitos de homem, bloco histórico, sociedade civil e política, senso comum, consciência crítica e o de "novo intelectual" desenvolvidos por Gramsci. Como categorias intermediárias, o perfil do educador "generalista" (de acordo com o modelo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras); do "especialista" em educação (conforme o modelo da Reforma Universitária/68); e do "generalista crítico" (pautado na concepção dialética da educação). As categorias específicas abordadas são os conceitos de competência técnica e compromisso político na formação do educador. A análise dessas categorias pressupõe entendimento da relação teoria-prática e divisão social do trabalho. Como objetivo fundamental, o trabalho visa recuperar a história do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, analisando a sua trajetória pedagógico-social em relação à formação do educador, situado no contexto socioeconômico e educacional brasileiro e cearense. Abrange os três momentos da formação do educador no Brasil: do "generalista": do "especialista" e do "generalista crítico". A revisão bibliográfica compreende a situação educacional do Brasil a partir, principalmente, de 1930, embora com limitações no que se refere a informações e análises da educação no Ceará. Daí a necessidade de revisar documentos primários, muitos deles de difícil acesso. A metodologia básica adotada é o Estudo do Caso, resultando numa análise descritivo-compreensiva, com ênfase nos aspectos qualitativos. Toda análise do tema se encaminha para a proposta de superação da formação do especialista em educação, através de uma formação globalizante e crítica do educador, apresentada nas reflexões conclusivas e proposições. A coleta de dados descritivos procedeu-se, além da pesquisa bibliográfica, em estudos de documentos, tais como: estatutos, regimentos, atas, propostas pedagógicas e relatórios, tanto locais como nacionais. Este estudo serviu como um resgate da origem e percurso do curso de Pedagogia da UFC, integrado na literatura pesquisada sobre o contexto sócio-político-econômico e educacional do Brasil. Esses dados me deram elementos para distinguir o discurso da prática - a práxis do curso - e detectar o tipo de educação subjacente a cada proposta. Também foi utilizada a observação participante através de reuniões com professores, alunos e coordenação do curso. Destaco aqui a nossa participação ativa nos momentos culturais da Faculdade de Educação, cujo eixo temático versou sobre a questão da Universidade e do curso de Pedagogia. Foram realizados painéis de documentação da história do curso de Pedagogia da UFC, como forma de socializar os depoimentos e enriquecer a discussão do curso. Os dados coletados nesses painéis foram complementados com entrevistas individuais e coletivas, buscando, com elas, confrontar dados concretos. Os depoimentos dos professores, alunos e funcionários que participaram dos painéis de documentação e das entrevistas foram muito ricas no sentido de informar sobre a história real, a história viva do curso. Foram também aplicados alguns questionários, no final dos anos de 1987 e 1988, aos alunos e professores do curso de Pedagogia sobre o processo ensino- aprendizagem do curso, que me ajudaram muito na análise da práxis da competência técnica, proporcionando mais segurança para a elaboração deste trabalho. Numa dinâmica mais dialética do trabalho, pude experimentar a construção da metodologia no próprio processo de construção da dissertação. Os painéis de documentação, por exemplo, não estavam previstos no princípio do trabalho, mas surgiram como uma necessidade de melhor sistematização da história e de maior envolvimento da comunidade universitária neste estudo que se caracteriza fundamentalmente como uma construção coletiva. A meu ver, a necessidade e a oportunidade deste estudo encontram- se no sentido de contribuir para a solidificação da identidade do Curso de Pedagogia, na tentativa de redefinir e avançar sua proposta pedagógica no momento em que, em nível nacional, se processam debates e se exige da educação uma postura social e epistemológica mais clara e sólida. Este trabalho, embora realizado com muita seriedade e disciplina mental, não é pretensioso no sentido de esgotar o assunto. Muito pelo contrário: pretendo com ele apenas "abrir portas" para um estudo mais minucioso do resgate histórico da nossa atual Faculdade de Educação, em toda a abrangência. Tenho a devida humildade de reconhecer a limitação das minhas investigações sobre o assunto, aumentada pela ausência total de acervo histórico da Faculdade e pela exiguidade do tempo, dispondo-me a participar, posteriormente, de uma pesquisa elaborada por um grupo de alunos e professores que estejam sensibilizados com essa questão.
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