Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37505 |
Resumo: | PASCUAL, Jesus Garcia. Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 31-48. |
id |
UFC-7_59dc324ce1a5287b0f38d404c2f8b1d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/37505 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básicaAvaliação do comportamento de estudantesElemenos críticosEducaçãoSujeitos isoladosPASCUAL, Jesus Garcia. Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 31-48.Conhecer a causalidade multifacética do comportamanto de estudantes na escola torna-se de fundamental importância para profissionais que pensam a Educação, quer sob a óptica da aprendizagem (MACHADO E PROENÇA, 1997; TANAMACHI, PROENÇA E ROCHA, 2000); quer da óptica da conduta (AQUINO, 1996; GUIMARÃES, 2003). As nervuras da malha capilar que explicam o comportamento dos aprendizes apresentam-se, por vezes, fragmentadas, incidindo apenas na sala de aula. Há necessidade de mudança portanto na educação, pois “a instiuição escolar se caracteriza como uma unidade funcional de planejamento, implementação e avaliação” (MELCHIOR, 2004, p.15). Nesse sentido, refletimos no que tange à avaliação do comportamento de estudantes como parte integrada e integrante do processo educacional (planejamento, ação docente e avaliação) suturando fraturas nas interfaces de aspectos individuais (alunos em si) e aspectos institucionais educativos (escola). [...]III Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-11-21T15:24:57Z2018-11-21T15:24:57Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPascual, J. G. (2006)85 7485 098 5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37505Pascual, Jesus Garciaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37505Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:34.443889Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica |
title |
Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica |
spellingShingle |
Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica Pascual, Jesus Garcia Avaliação do comportamento de estudantes Elemenos críticos Educação Sujeitos isolados |
title_short |
Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica |
title_full |
Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica |
title_fullStr |
Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica |
title_full_unstemmed |
Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica |
title_sort |
Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica |
author |
Pascual, Jesus Garcia |
author_facet |
Pascual, Jesus Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascual, Jesus Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do comportamento de estudantes Elemenos críticos Educação Sujeitos isolados |
topic |
Avaliação do comportamento de estudantes Elemenos críticos Educação Sujeitos isolados |
description |
PASCUAL, Jesus Garcia. Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 31-48. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2018-11-21T15:24:57Z 2018-11-21T15:24:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Pascual, J. G. (2006) 85 7485 098 5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37505 |
identifier_str_mv |
Pascual, J. G. (2006) 85 7485 098 5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028812334563328 |