Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439 |
Resumo: | A partir do referencial teórico-metodológico inter-multi-transdisciplinar implicado na pesquisa de natureza fenomenológica e da integração constante das dimensões teórica/técnica, assim como de método científico e processo de criação artística, a pesquisa busca aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte a partir da criação de um curso performático, em que, se recorrendo a uma atitude ensaística e experimental, as relações entre tais campos, assim como, metalinguisticamente, o próprio lugar epistemológico da aula, sejam criticados e investigados. Além de fomentar a reflexão crítica sobre o “lugar” aula, a investigação deve gerar como produtos finais 1. textos científicos (fichas, diários de campo, relatórios, artigos e ensaios acadêmicos) 2. acervo audiovisual (roteiros, trilhas, fotos, vídeos, site, blogs); 3. dispositivo tecnológico informático-comunicativo com fins didático-pedagógico (hardware e software) 4. linguagens/retóricas experimentais; 5. novas metodologias e recursos didático pedagógicos; 6. uma obra de arte (performática), a ser exibida no Museu de Aveiro, nos quais a integração entre pesquisa e ensino, se dê não de modo artificial, sup"erficial ou colateral, mas constituinte. DA Aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte surge da necessidade de aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte no mundo contemporâneo advindas tanto da experiência de mais de duas décadas de magistério (níveis fundamental, médio e superior!) como da atividades artística com o Projeto Balbucio, coletivo de artistas de Fortaleza (Ceará, Brasil) e projeto de extensão da UFC, de 2003 a 2008. Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA. |
id |
UFC-7_5a2614b0ede5397bbc6405cd55a9d562 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45439 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.ComunicaçãoEducaçãoArteA partir do referencial teórico-metodológico inter-multi-transdisciplinar implicado na pesquisa de natureza fenomenológica e da integração constante das dimensões teórica/técnica, assim como de método científico e processo de criação artística, a pesquisa busca aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte a partir da criação de um curso performático, em que, se recorrendo a uma atitude ensaística e experimental, as relações entre tais campos, assim como, metalinguisticamente, o próprio lugar epistemológico da aula, sejam criticados e investigados. Além de fomentar a reflexão crítica sobre o “lugar” aula, a investigação deve gerar como produtos finais 1. textos científicos (fichas, diários de campo, relatórios, artigos e ensaios acadêmicos) 2. acervo audiovisual (roteiros, trilhas, fotos, vídeos, site, blogs); 3. dispositivo tecnológico informático-comunicativo com fins didático-pedagógico (hardware e software) 4. linguagens/retóricas experimentais; 5. novas metodologias e recursos didático pedagógicos; 6. uma obra de arte (performática), a ser exibida no Museu de Aveiro, nos quais a integração entre pesquisa e ensino, se dê não de modo artificial, sup"erficial ou colateral, mas constituinte. DA Aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte surge da necessidade de aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte no mundo contemporâneo advindas tanto da experiência de mais de duas décadas de magistério (níveis fundamental, médio e superior!) como da atividades artística com o Projeto Balbucio, coletivo de artistas de Fortaleza (Ceará, Brasil) e projeto de extensão da UFC, de 2003 a 2008. Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA.Universidade Federal do Ceará2019-09-05T14:47:16Z2019-09-05T14:47:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDAMASCENO, David de Lima; DANTAS, Yago Bruno; OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Wellington de. Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439Damasceno, David de LimaDantas, Yago BrunoOliveira Junior, Antonio Wellington deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45439Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:08.899040Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. |
title |
Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. |
spellingShingle |
Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. Damasceno, David de Lima Comunicação Educação Arte |
title_short |
Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. |
title_full |
Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. |
title_fullStr |
Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. |
title_full_unstemmed |
Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. |
title_sort |
Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. |
author |
Damasceno, David de Lima |
author_facet |
Damasceno, David de Lima Dantas, Yago Bruno Oliveira Junior, Antonio Wellington de |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Yago Bruno Oliveira Junior, Antonio Wellington de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, David de Lima Dantas, Yago Bruno Oliveira Junior, Antonio Wellington de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Educação Arte |
topic |
Comunicação Educação Arte |
description |
A partir do referencial teórico-metodológico inter-multi-transdisciplinar implicado na pesquisa de natureza fenomenológica e da integração constante das dimensões teórica/técnica, assim como de método científico e processo de criação artística, a pesquisa busca aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte a partir da criação de um curso performático, em que, se recorrendo a uma atitude ensaística e experimental, as relações entre tais campos, assim como, metalinguisticamente, o próprio lugar epistemológico da aula, sejam criticados e investigados. Além de fomentar a reflexão crítica sobre o “lugar” aula, a investigação deve gerar como produtos finais 1. textos científicos (fichas, diários de campo, relatórios, artigos e ensaios acadêmicos) 2. acervo audiovisual (roteiros, trilhas, fotos, vídeos, site, blogs); 3. dispositivo tecnológico informático-comunicativo com fins didático-pedagógico (hardware e software) 4. linguagens/retóricas experimentais; 5. novas metodologias e recursos didático pedagógicos; 6. uma obra de arte (performática), a ser exibida no Museu de Aveiro, nos quais a integração entre pesquisa e ensino, se dê não de modo artificial, sup"erficial ou colateral, mas constituinte. DA Aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte surge da necessidade de aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte no mundo contemporâneo advindas tanto da experiência de mais de duas décadas de magistério (níveis fundamental, médio e superior!) como da atividades artística com o Projeto Balbucio, coletivo de artistas de Fortaleza (Ceará, Brasil) e projeto de extensão da UFC, de 2003 a 2008. Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-09-05T14:47:16Z 2019-09-05T14:47:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DAMASCENO, David de Lima; DANTAS, Yago Bruno; OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Wellington de. Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439 |
identifier_str_mv |
DAMASCENO, David de Lima; DANTAS, Yago Bruno; OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Wellington de. Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028759948754944 |