Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, David de Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dantas, Yago Bruno, Oliveira Junior, Antonio Wellington de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439
Resumo: A partir do referencial teórico-metodológico inter-multi-transdisciplinar implicado na pesquisa de natureza fenomenológica e da integração constante das dimensões teórica/técnica, assim como de método científico e processo de criação artística, a pesquisa busca aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte a partir da criação de um curso performático, em que, se recorrendo a uma atitude ensaística e experimental, as relações entre tais campos, assim como, metalinguisticamente, o próprio lugar epistemológico da aula, sejam criticados e investigados. Além de fomentar a reflexão crítica sobre o “lugar” aula, a investigação deve gerar como produtos finais 1. textos científicos (fichas, diários de campo, relatórios, artigos e ensaios acadêmicos) 2. acervo audiovisual (roteiros, trilhas, fotos, vídeos, site, blogs); 3. dispositivo tecnológico informático-comunicativo com fins didático-pedagógico (hardware e software) 4. linguagens/retóricas experimentais; 5. novas metodologias e recursos didático pedagógicos; 6. uma obra de arte (performática), a ser exibida no Museu de Aveiro, nos quais a integração entre pesquisa e ensino, se dê não de modo artificial, sup"erficial ou colateral, mas constituinte. DA Aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte surge da necessidade de aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte no mundo contemporâneo advindas tanto da experiência de mais de duas décadas de magistério (níveis fundamental, médio e superior!) como da atividades artística com o Projeto Balbucio, coletivo de artistas de Fortaleza (Ceará, Brasil) e projeto de extensão da UFC, de 2003 a 2008. Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA.
id UFC-7_5a2614b0ede5397bbc6405cd55a9d562
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45439
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.ComunicaçãoEducaçãoArteA partir do referencial teórico-metodológico inter-multi-transdisciplinar implicado na pesquisa de natureza fenomenológica e da integração constante das dimensões teórica/técnica, assim como de método científico e processo de criação artística, a pesquisa busca aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte a partir da criação de um curso performático, em que, se recorrendo a uma atitude ensaística e experimental, as relações entre tais campos, assim como, metalinguisticamente, o próprio lugar epistemológico da aula, sejam criticados e investigados. Além de fomentar a reflexão crítica sobre o “lugar” aula, a investigação deve gerar como produtos finais 1. textos científicos (fichas, diários de campo, relatórios, artigos e ensaios acadêmicos) 2. acervo audiovisual (roteiros, trilhas, fotos, vídeos, site, blogs); 3. dispositivo tecnológico informático-comunicativo com fins didático-pedagógico (hardware e software) 4. linguagens/retóricas experimentais; 5. novas metodologias e recursos didático pedagógicos; 6. uma obra de arte (performática), a ser exibida no Museu de Aveiro, nos quais a integração entre pesquisa e ensino, se dê não de modo artificial, sup"erficial ou colateral, mas constituinte. DA Aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte surge da necessidade de aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte no mundo contemporâneo advindas tanto da experiência de mais de duas décadas de magistério (níveis fundamental, médio e superior!) como da atividades artística com o Projeto Balbucio, coletivo de artistas de Fortaleza (Ceará, Brasil) e projeto de extensão da UFC, de 2003 a 2008. Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA.Universidade Federal do Ceará2019-09-05T14:47:16Z2019-09-05T14:47:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDAMASCENO, David de Lima; DANTAS, Yago Bruno; OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Wellington de. Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439Damasceno, David de LimaDantas, Yago BrunoOliveira Junior, Antonio Wellington deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45439Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:08.899040Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.
title Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.
spellingShingle Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.
Damasceno, David de Lima
Comunicação
Educação
Arte
title_short Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.
title_full Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.
title_fullStr Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.
title_full_unstemmed Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.
title_sort Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.
author Damasceno, David de Lima
author_facet Damasceno, David de Lima
Dantas, Yago Bruno
Oliveira Junior, Antonio Wellington de
author_role author
author2 Dantas, Yago Bruno
Oliveira Junior, Antonio Wellington de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, David de Lima
Dantas, Yago Bruno
Oliveira Junior, Antonio Wellington de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educação
Arte
topic Comunicação
Educação
Arte
description A partir do referencial teórico-metodológico inter-multi-transdisciplinar implicado na pesquisa de natureza fenomenológica e da integração constante das dimensões teórica/técnica, assim como de método científico e processo de criação artística, a pesquisa busca aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte a partir da criação de um curso performático, em que, se recorrendo a uma atitude ensaística e experimental, as relações entre tais campos, assim como, metalinguisticamente, o próprio lugar epistemológico da aula, sejam criticados e investigados. Além de fomentar a reflexão crítica sobre o “lugar” aula, a investigação deve gerar como produtos finais 1. textos científicos (fichas, diários de campo, relatórios, artigos e ensaios acadêmicos) 2. acervo audiovisual (roteiros, trilhas, fotos, vídeos, site, blogs); 3. dispositivo tecnológico informático-comunicativo com fins didático-pedagógico (hardware e software) 4. linguagens/retóricas experimentais; 5. novas metodologias e recursos didático pedagógicos; 6. uma obra de arte (performática), a ser exibida no Museu de Aveiro, nos quais a integração entre pesquisa e ensino, se dê não de modo artificial, sup"erficial ou colateral, mas constituinte. DA Aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte surge da necessidade de aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte no mundo contemporâneo advindas tanto da experiência de mais de duas décadas de magistério (níveis fundamental, médio e superior!) como da atividades artística com o Projeto Balbucio, coletivo de artistas de Fortaleza (Ceará, Brasil) e projeto de extensão da UFC, de 2003 a 2008. Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-09-05T14:47:16Z
2019-09-05T14:47:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMASCENO, David de Lima; DANTAS, Yago Bruno; OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Wellington de. Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439
identifier_str_mv DAMASCENO, David de Lima; DANTAS, Yago Bruno; OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Wellington de. Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028759948754944