Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina de Oliveira Magalhães
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Marina Alves de, Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64202
Resumo: Este trabalho apresenta dados resultantes de uma pesquisa exploratória realizada por estudantes matriculados na disciplina Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2016.1. O objetivo foi analisar aspectos referentes à proposta pedagógica, ao acompanhamento ao trabalho docente e à formação continuada de professoras em creches e pré-escolas no município de Fortaleza. Os dados aqui discutidos são brevemente analisados à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) que objetivam orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares. Além disso, autores como Oliveira-Formosinho et al (2001) e Gomes (2009) nos ajudam a compreender a relevância da formação continuada. A metodologia consistiu no levantamento de dados, realizado entre abril e maio de 2016, por meio da aplicação de questionários em 19 creches e pré-escolas públicas e privadas. Com relação à proposta pedagógica, a maioria das instituições possui o documento, que foi elaborado pelo grupo gestor, pelos professores e pela comunidade, incluindo as famílias. No entanto, este documento está em processo de reelaboração em algumas destas instituições, pois se encontra defasado. Quanto ao acompanhamento pedagógico, a mediação do coordenador é muito presente e realizada por meio de frequentes reuniões, juntamente com as professores. A coordenação observa se o planejamento é cumprido, através de visitas realizadas às salas de atividades. Também oferece suporte pedagógico e “feedbacks” às docentes. A formação continuada acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o núcleo gestor, que a planejam e desenvolvem através de grupos de estudo.
id UFC-7_5ac36c437fbebab8011abec3dac81aa4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/64202
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de FortalezaProfessores - Educação (Educação permanente)Educação infantilPedagogiaEste trabalho apresenta dados resultantes de uma pesquisa exploratória realizada por estudantes matriculados na disciplina Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2016.1. O objetivo foi analisar aspectos referentes à proposta pedagógica, ao acompanhamento ao trabalho docente e à formação continuada de professoras em creches e pré-escolas no município de Fortaleza. Os dados aqui discutidos são brevemente analisados à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) que objetivam orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares. Além disso, autores como Oliveira-Formosinho et al (2001) e Gomes (2009) nos ajudam a compreender a relevância da formação continuada. A metodologia consistiu no levantamento de dados, realizado entre abril e maio de 2016, por meio da aplicação de questionários em 19 creches e pré-escolas públicas e privadas. Com relação à proposta pedagógica, a maioria das instituições possui o documento, que foi elaborado pelo grupo gestor, pelos professores e pela comunidade, incluindo as famílias. No entanto, este documento está em processo de reelaboração em algumas destas instituições, pois se encontra defasado. Quanto ao acompanhamento pedagógico, a mediação do coordenador é muito presente e realizada por meio de frequentes reuniões, juntamente com as professores. A coordenação observa se o planejamento é cumprido, através de visitas realizadas às salas de atividades. Também oferece suporte pedagógico e “feedbacks” às docentes. A formação continuada acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o núcleo gestor, que a planejam e desenvolvem através de grupos de estudo.Universidade Federal do Ceará2022-02-25T19:33:22Z2022-02-25T19:33:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Cristina de Oliveira Magalhães; ALMEIDA, Marina Alves de; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64202Silva, Cristina de Oliveira MagalhãesAlmeida, Marina Alves deCruz, Rosimeire Costa de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:16:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/64202Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:37.726585Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza
title Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza
spellingShingle Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza
Silva, Cristina de Oliveira Magalhães
Professores - Educação (Educação permanente)
Educação infantil
Pedagogia
title_short Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza
title_full Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza
title_fullStr Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza
title_full_unstemmed Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza
title_sort Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza
author Silva, Cristina de Oliveira Magalhães
author_facet Silva, Cristina de Oliveira Magalhães
Almeida, Marina Alves de
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author_role author
author2 Almeida, Marina Alves de
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristina de Oliveira Magalhães
Almeida, Marina Alves de
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Educação (Educação permanente)
Educação infantil
Pedagogia
topic Professores - Educação (Educação permanente)
Educação infantil
Pedagogia
description Este trabalho apresenta dados resultantes de uma pesquisa exploratória realizada por estudantes matriculados na disciplina Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2016.1. O objetivo foi analisar aspectos referentes à proposta pedagógica, ao acompanhamento ao trabalho docente e à formação continuada de professoras em creches e pré-escolas no município de Fortaleza. Os dados aqui discutidos são brevemente analisados à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) que objetivam orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares. Além disso, autores como Oliveira-Formosinho et al (2001) e Gomes (2009) nos ajudam a compreender a relevância da formação continuada. A metodologia consistiu no levantamento de dados, realizado entre abril e maio de 2016, por meio da aplicação de questionários em 19 creches e pré-escolas públicas e privadas. Com relação à proposta pedagógica, a maioria das instituições possui o documento, que foi elaborado pelo grupo gestor, pelos professores e pela comunidade, incluindo as famílias. No entanto, este documento está em processo de reelaboração em algumas destas instituições, pois se encontra defasado. Quanto ao acompanhamento pedagógico, a mediação do coordenador é muito presente e realizada por meio de frequentes reuniões, juntamente com as professores. A coordenação observa se o planejamento é cumprido, através de visitas realizadas às salas de atividades. Também oferece suporte pedagógico e “feedbacks” às docentes. A formação continuada acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o núcleo gestor, que a planejam e desenvolvem através de grupos de estudo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-02-25T19:33:22Z
2022-02-25T19:33:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cristina de Oliveira Magalhães; ALMEIDA, Marina Alves de; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64202
identifier_str_mv SILVA, Cristina de Oliveira Magalhães; ALMEIDA, Marina Alves de; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Proposta pedagógica, trabalho docente e formação continuada de professoras em instituições de educação infantil de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029025677836288