Projeto análise da evasão e ações preventivas no Curso de Engenharia de Alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Lucas Rocha Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Bruno Patrício, Aquino, Andréa Cardoso de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44949
Resumo: Diante do número de recém-ingressantes no Curso de Engenharia de Alimentos da UFC foi feito um importante trabalho com direcionamento nos alunos novatos que não possui conhecimento prévio do curso. Além disso, os mesmo nos mostraram através de formulários que o distanciamento físico do estudante iniciante do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DETAL) por conta das disciplinas iniciais é um dos indicadores de desmotivação dos discentes. O presente projeto tem como objetivo analisar essas causas e realizar ações preventivas com o intuito de minimizar a evasão e melhorar as condições do Departamento. Assim, atividades têm sido realizadas para diminuir essa evasão dos alunos veteranos e prevenir a de alunos recém-ingressos. Foram aplicados questionários tanto para veteranos quanto para os novatos a fim de se avaliar o conhecimento destes em relação ao Curso, a sua futura profissão bem como seu nível atual de satisfação com o Curso e com o Departamento, além de palestra com profissional da indústria cearense, onde passou um pouco da sua experiência e da sua rotina como uma profissional na área de alimentos. Foi feito também integração com o Departamento de Química da UFC, com a coordenadora Professora Doutora Mozarina juntamente com seus bolsistas de Monitoria de Graduação. Essa integração mostra que os alunos tanto da Engenharia Química, Químico Bacharelado e Licenciatura quanto os alunos da Engenharia de Alimentos têm em comum e que podem trazer benefícios para ambos. Em um universo de 30 estudantes da Engenharia de Alimentos do segundo semestre, os mesmo ingressantes no ano de 2016.1 preencheram um formulário e obtivemos que 24,1 % responderam terem boas expectativas em relação ao curso, já 5,9% disseram que as expectativas são ruins. Há um conforto ter aulas em outro Departamento, 25.5% disserem que sim, 4,5% responderam que não. Portanto, os resultados apontam preocupação e necessidade de mais ações por parte de todos, inclusive do Departamento.
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