A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Kilmer Coelho
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Martins, Espedito Cezário, Mayorga, Maria Irles de Oliveira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5425
Resumo: Objetiva-se conhecer as características do arranjo a partir da identificação do perfil de pequenos, médios e grandes produtores e analisar aspectos relacionados à produção, mercados e emprego voltados para a caprino-ovinocultura nos municípios de Quixadá e Quixeramobim no estado do Ceará. Os dados de natureza primária foram coletados por meio de entrevistas e pesquisa direta. A análise e a interpretação dos dados foram efetuadas de acordo com o método descritivo e com a técnica de análise tabular. Identificou-se o fato de que a caprino-ovinocultura é desenvolvida na grande maioria por jovens criadores com níveis de escolaridade considerados baixos, que tinham seus pais como precursores da atividade. As grandes empresas apresentam maior tempo de vida, e suas direções foram passadas ao longo de gerações (pai para filho). Quanto à evolução, as empresas apresentam uma tendência de crescimento de faturamento total e médio no período compreendido entre 1990 e 2002. Sugere-se, a realização de maiores investimentos pelos órgãos públicos, envolvendo toda a cadeia produtiva (produção, comercialização e consumo).
id UFC-7_5d88f52e6d28de7b6d8e91d72e21f590
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/5425
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e QuixeramobimArranjo produtivoCaprino-ovinoculturaCearáObjetiva-se conhecer as características do arranjo a partir da identificação do perfil de pequenos, médios e grandes produtores e analisar aspectos relacionados à produção, mercados e emprego voltados para a caprino-ovinocultura nos municípios de Quixadá e Quixeramobim no estado do Ceará. Os dados de natureza primária foram coletados por meio de entrevistas e pesquisa direta. A análise e a interpretação dos dados foram efetuadas de acordo com o método descritivo e com a técnica de análise tabular. Identificou-se o fato de que a caprino-ovinocultura é desenvolvida na grande maioria por jovens criadores com níveis de escolaridade considerados baixos, que tinham seus pais como precursores da atividade. As grandes empresas apresentam maior tempo de vida, e suas direções foram passadas ao longo de gerações (pai para filho). Quanto à evolução, as empresas apresentam uma tendência de crescimento de faturamento total e médio no período compreendido entre 1990 e 2002. Sugere-se, a realização de maiores investimentos pelos órgãos públicos, envolvendo toda a cadeia produtiva (produção, comercialização e consumo).Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 432013-07-18T13:42:46Z2013-07-18T13:42:46Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAMPOS, Kilmer Coelho; MARTINS, Espedito Cezário; MAYORGA, Maria Irles de Oliveira. A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 43., Ribeirão Preto, 2005. Anais... Brasília-DF, v. 43, p. 1-19, 2005.0103-20031806-9479http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5425Campos, Kilmer CoelhoMartins, Espedito CezárioMayorga, Maria Irles de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-20T16:29:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/5425Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:27.561642Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim
title A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim
spellingShingle A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim
Campos, Kilmer Coelho
Arranjo produtivo
Caprino-ovinocultura
Ceará
title_short A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim
title_full A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim
title_fullStr A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim
title_full_unstemmed A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim
title_sort A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim
author Campos, Kilmer Coelho
author_facet Campos, Kilmer Coelho
Martins, Espedito Cezário
Mayorga, Maria Irles de Oliveira
author_role author
author2 Martins, Espedito Cezário
Mayorga, Maria Irles de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Kilmer Coelho
Martins, Espedito Cezário
Mayorga, Maria Irles de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Arranjo produtivo
Caprino-ovinocultura
Ceará
topic Arranjo produtivo
Caprino-ovinocultura
Ceará
description Objetiva-se conhecer as características do arranjo a partir da identificação do perfil de pequenos, médios e grandes produtores e analisar aspectos relacionados à produção, mercados e emprego voltados para a caprino-ovinocultura nos municípios de Quixadá e Quixeramobim no estado do Ceará. Os dados de natureza primária foram coletados por meio de entrevistas e pesquisa direta. A análise e a interpretação dos dados foram efetuadas de acordo com o método descritivo e com a técnica de análise tabular. Identificou-se o fato de que a caprino-ovinocultura é desenvolvida na grande maioria por jovens criadores com níveis de escolaridade considerados baixos, que tinham seus pais como precursores da atividade. As grandes empresas apresentam maior tempo de vida, e suas direções foram passadas ao longo de gerações (pai para filho). Quanto à evolução, as empresas apresentam uma tendência de crescimento de faturamento total e médio no período compreendido entre 1990 e 2002. Sugere-se, a realização de maiores investimentos pelos órgãos públicos, envolvendo toda a cadeia produtiva (produção, comercialização e consumo).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2013-07-18T13:42:46Z
2013-07-18T13:42:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Kilmer Coelho; MARTINS, Espedito Cezário; MAYORGA, Maria Irles de Oliveira. A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 43., Ribeirão Preto, 2005. Anais... Brasília-DF, v. 43, p. 1-19, 2005.
0103-2003
1806-9479
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5425
identifier_str_mv CAMPOS, Kilmer Coelho; MARTINS, Espedito Cezário; MAYORGA, Maria Irles de Oliveira. A caprino-ovinocultura em arranjo produtivo nos municípios de Quixadá e Quixeramobim. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 43., Ribeirão Preto, 2005. Anais... Brasília-DF, v. 43, p. 1-19, 2005.
0103-2003
1806-9479
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 43
publisher.none.fl_str_mv Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 43
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028776815099904