Elaboração de um projeto terapêutico singular para uma família de alto risco em uma Unidade Básica de Saúde, Macaíba-RN: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Carla Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brandão, Isabel Cristina Araújo, Leal, Joice Aparecida de Deus, Oliveira Júnior, Luiz Gonzaga de, Cortez, Lyane Ramalho, Honório, Mônica Larissa Padilha, Nunes, Vilani Medeiros de Araújo, Leite, Vyna Maria Cruz, Souza, Yuri Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35615
Resumo: Introdução: O projeto terapêutico singular representa o conjunto de propostas de condutas terapêuticas destinadas a um sujeito individual ou grupo populacional sendo elaborado e discutido a partir de uma equipe interdisciplinar. Essa forma de cuidado em saúde resgata alguns dos princípios do SUS - Sistema único de Saúde, como a integralidade e a equidade. O presente estudo teve como objetivos: descrever a construção de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) para uma família de alto risco procedente da micro-área de Lagoa das Pedras, Macaíba, RN; organizar um plano de ação interdisciplinar para todos os membros e avaliar os resultados obtidos com a implantação do PTS. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir de vivências teórico-práticas sobre visita domiciliar, clínica ampliada e PTS do Internato em Saúde Coletiva do curso de Medicina da UFRN. Foi identificada a família de maior risco a partir do uso da escala UFES- Coelho aplicada à ficha A, cuja pontuação foi conferida a partir de visita domiciliar e, caso necessário, retificada. Para isso, foi essencial o papel do agente comunitário de saúde (ACS), o qual foi apresentado à escala e, a partir dos seus parâmetros, pode identificar as mais vulneráveis para se aplicar a escala, comparar suas pontuações e eleger aquela de maior risco para a construção do PTS. Desse modo, o questionário foi realizado com 10 famílias, das quais uma se sobressaiu por atingir 22 pontos e foi escolhida para a execução do PTS. Para a criação desse projeto terapêutico, foi realizado o diagnóstico de saúde coletiva, sendo estudados e avaliados os problemas relacionados à saúde de cada membro, além daqueles de ordem habitacional, social, biológico e hábitos de vida. A partir disso, foi possível desenvolver o PTS abrangendo áreas como planejamento familiar, estrutura domiciliar e peri-domiciliar, saneamento básico e saúde da criança. Tudo foi realizado a partir de visitas domiciliares e da articulação tanto com a Unidade Básica de Saúde quanto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) sobre as necessidades dessa família procurando ter resolutividade em cada ação planejada. Após isso, foi construído um PTS individual para o indivíduo que toda a equipe considerou ser o mais vulnerável. Resultados e Discussão: Foi realizada uma visita domiciliar com a participação dos doutorandos juntamente com todos os profissionais do NASF integrantes da ação: nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social. Após análise e discussão do caso em estudo, a equipe do NASF pôde intervir em diversos problemas da família, tais como: o erro na dieta, necessidade de atendimento psicológico, fisioterapia motora, viabilizar transporte das crianças deficientes ao centro de reabilitação e encaminhamento para a neuropediatria. Dessa forma, a partir da realização da visita domiciliar foram estabelecidas medidas resolutivas para os principais problemas identificados. Conclusões: Para a execução de um PTS, é necessário considerar os aspectos organizacionais, subjetivos e sociais, riscos e vulnerabilidades, limites e potencialidades dos sujeitos, discutindo-os com uma equipe interdisciplinar, gerando um conjunto de condutas terapêuticas articuladas, que objetivam um melhor cuidado. A elaboração de um projeto terapêutico singular representa uma experiência resolutiva dos princípios do SUS, porém não é costumeiramente colocado em prática e, portanto, necessita de maior incentivo para a execução real e rotineira daquilo que é mostrado na teoria.
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