O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Georgia de Melo Castro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Brena Souza, Aguiar, Aline Maria de Araújo, Araújo, Ana Márcia Ferreira de, Azevedo, Cibele Herculano de, Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756
Resumo: O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção.
id UFC-7_5e2189ebe4d2a6d402f692a4058c59e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56756
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiênciaCrianças com paralisia cerebralServiços de saúde infantilCrianças - Saúde e higieneO ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção.Universidade Federal do Ceará2021-02-25T09:49:59Z2021-02-25T09:49:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGONDIM, Georgia de Melo Castro; SANTOS, Brena Souza; AGUIAR, Aline Maria de Araújo; ARAÚJO, Ana Márcia Ferreira de; AZEVEDO, Cibele Herculano de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756Gondim, Georgia de Melo CastroSantos, Brena SouzaAguiar, Aline Maria de AraújoAraújo, Ana Márcia Ferreira deAzevedo, Cibele Herculano dePinheiro, Fabiane Elpídio de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:38:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56756Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:21.106677Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência
title O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência
spellingShingle O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência
Gondim, Georgia de Melo Castro
Crianças com paralisia cerebral
Serviços de saúde infantil
Crianças - Saúde e higiene
title_short O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência
title_full O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência
title_fullStr O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência
title_full_unstemmed O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência
title_sort O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência
author Gondim, Georgia de Melo Castro
author_facet Gondim, Georgia de Melo Castro
Santos, Brena Souza
Aguiar, Aline Maria de Araújo
Araújo, Ana Márcia Ferreira de
Azevedo, Cibele Herculano de
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
author_role author
author2 Santos, Brena Souza
Aguiar, Aline Maria de Araújo
Araújo, Ana Márcia Ferreira de
Azevedo, Cibele Herculano de
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Georgia de Melo Castro
Santos, Brena Souza
Aguiar, Aline Maria de Araújo
Araújo, Ana Márcia Ferreira de
Azevedo, Cibele Herculano de
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças com paralisia cerebral
Serviços de saúde infantil
Crianças - Saúde e higiene
topic Crianças com paralisia cerebral
Serviços de saúde infantil
Crianças - Saúde e higiene
description O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-02-25T09:49:59Z
2021-02-25T09:49:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONDIM, Georgia de Melo Castro; SANTOS, Brena Souza; AGUIAR, Aline Maria de Araújo; ARAÚJO, Ana Márcia Ferreira de; AZEVEDO, Cibele Herculano de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756
identifier_str_mv GONDIM, Georgia de Melo Castro; SANTOS, Brena Souza; AGUIAR, Aline Maria de Araújo; ARAÚJO, Ana Márcia Ferreira de; AZEVEDO, Cibele Herculano de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028747215896576