O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756 |
Resumo: | O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção. |
id |
UFC-7_5e2189ebe4d2a6d402f692a4058c59e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/56756 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiênciaCrianças com paralisia cerebralServiços de saúde infantilCrianças - Saúde e higieneO ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção.Universidade Federal do Ceará2021-02-25T09:49:59Z2021-02-25T09:49:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGONDIM, Georgia de Melo Castro; SANTOS, Brena Souza; AGUIAR, Aline Maria de Araújo; ARAÚJO, Ana Márcia Ferreira de; AZEVEDO, Cibele Herculano de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756Gondim, Georgia de Melo CastroSantos, Brena SouzaAguiar, Aline Maria de AraújoAraújo, Ana Márcia Ferreira deAzevedo, Cibele Herculano dePinheiro, Fabiane Elpídio de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:38:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56756Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:21.106677Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência |
title |
O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência |
spellingShingle |
O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência Gondim, Georgia de Melo Castro Crianças com paralisia cerebral Serviços de saúde infantil Crianças - Saúde e higiene |
title_short |
O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência |
title_full |
O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência |
title_fullStr |
O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência |
title_sort |
O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência |
author |
Gondim, Georgia de Melo Castro |
author_facet |
Gondim, Georgia de Melo Castro Santos, Brena Souza Aguiar, Aline Maria de Araújo Araújo, Ana Márcia Ferreira de Azevedo, Cibele Herculano de Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Brena Souza Aguiar, Aline Maria de Araújo Araújo, Ana Márcia Ferreira de Azevedo, Cibele Herculano de Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gondim, Georgia de Melo Castro Santos, Brena Souza Aguiar, Aline Maria de Araújo Araújo, Ana Márcia Ferreira de Azevedo, Cibele Herculano de Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças com paralisia cerebral Serviços de saúde infantil Crianças - Saúde e higiene |
topic |
Crianças com paralisia cerebral Serviços de saúde infantil Crianças - Saúde e higiene |
description |
O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-02-25T09:49:59Z 2021-02-25T09:49:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONDIM, Georgia de Melo Castro; SANTOS, Brena Souza; AGUIAR, Aline Maria de Araújo; ARAÚJO, Ana Márcia Ferreira de; AZEVEDO, Cibele Herculano de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756 |
identifier_str_mv |
GONDIM, Georgia de Melo Castro; SANTOS, Brena Souza; AGUIAR, Aline Maria de Araújo; ARAÚJO, Ana Márcia Ferreira de; AZEVEDO, Cibele Herculano de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028747215896576 |