Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois, Theresa Rachel Barroso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44668
Resumo: A indústria da música no Brasil passou por diversas reformulações ao longo das décadas, principalmente no que diz respeito ao mercado fonográfico. No mesmo cenário onde este mercado perde parte de seu poder, ganha força o crowdfunding, modelo econômico colaborativo, onde o público tem a oportunidade de contribuir com aquilo que se identifica. Sua força no contexto contemporâneo se intensifica notadamente com o advento progressivo da internet a mais classes e espaços, bem como com a velocidade possibilitada ao compartilhamento de informações. Este trabalho tem como objetivo descrever o financiamento coletivo, um modelo alternativo da indústria cultural clássica, no que tange à música brasileira, à era pós-massiva, de que modo o mesmo funciona e arregimenta-se para alcançar suas metas e fins em prazos preestabelecidos.
id UFC-7_5e324719dfe1d005fd475cdbc06bf26c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44668
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileiraFinanciamento coletivoIndústria musicalCulturaA indústria da música no Brasil passou por diversas reformulações ao longo das décadas, principalmente no que diz respeito ao mercado fonográfico. No mesmo cenário onde este mercado perde parte de seu poder, ganha força o crowdfunding, modelo econômico colaborativo, onde o público tem a oportunidade de contribuir com aquilo que se identifica. Sua força no contexto contemporâneo se intensifica notadamente com o advento progressivo da internet a mais classes e espaços, bem como com a velocidade possibilitada ao compartilhamento de informações. Este trabalho tem como objetivo descrever o financiamento coletivo, um modelo alternativo da indústria cultural clássica, no que tange à música brasileira, à era pós-massiva, de que modo o mesmo funciona e arregimenta-se para alcançar suas metas e fins em prazos preestabelecidos.Intercom2019-08-12T14:46:43Z2019-08-12T14:46:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGOIS, Theresa Rachel Barroso; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44668Gois, Theresa Rachel BarrosoRios, José Riverson Araújo Cysneporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T22:20:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44668Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:48:47.020652Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira
title Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira
spellingShingle Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira
Gois, Theresa Rachel Barroso
Financiamento coletivo
Indústria musical
Cultura
title_short Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira
title_full Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira
title_fullStr Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira
title_full_unstemmed Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira
title_sort Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira
author Gois, Theresa Rachel Barroso
author_facet Gois, Theresa Rachel Barroso
Rios, José Riverson Araújo Cysne
author_role author
author2 Rios, José Riverson Araújo Cysne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gois, Theresa Rachel Barroso
Rios, José Riverson Araújo Cysne
dc.subject.por.fl_str_mv Financiamento coletivo
Indústria musical
Cultura
topic Financiamento coletivo
Indústria musical
Cultura
description A indústria da música no Brasil passou por diversas reformulações ao longo das décadas, principalmente no que diz respeito ao mercado fonográfico. No mesmo cenário onde este mercado perde parte de seu poder, ganha força o crowdfunding, modelo econômico colaborativo, onde o público tem a oportunidade de contribuir com aquilo que se identifica. Sua força no contexto contemporâneo se intensifica notadamente com o advento progressivo da internet a mais classes e espaços, bem como com a velocidade possibilitada ao compartilhamento de informações. Este trabalho tem como objetivo descrever o financiamento coletivo, um modelo alternativo da indústria cultural clássica, no que tange à música brasileira, à era pós-massiva, de que modo o mesmo funciona e arregimenta-se para alcançar suas metas e fins em prazos preestabelecidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-12T14:46:43Z
2019-08-12T14:46:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOIS, Theresa Rachel Barroso; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
2175 4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44668
identifier_str_mv GOIS, Theresa Rachel Barroso; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
2175 4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intercom
publisher.none.fl_str_mv Intercom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028955919220736