Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44668 |
Resumo: | A indústria da música no Brasil passou por diversas reformulações ao longo das décadas, principalmente no que diz respeito ao mercado fonográfico. No mesmo cenário onde este mercado perde parte de seu poder, ganha força o crowdfunding, modelo econômico colaborativo, onde o público tem a oportunidade de contribuir com aquilo que se identifica. Sua força no contexto contemporâneo se intensifica notadamente com o advento progressivo da internet a mais classes e espaços, bem como com a velocidade possibilitada ao compartilhamento de informações. Este trabalho tem como objetivo descrever o financiamento coletivo, um modelo alternativo da indústria cultural clássica, no que tange à música brasileira, à era pós-massiva, de que modo o mesmo funciona e arregimenta-se para alcançar suas metas e fins em prazos preestabelecidos. |
id |
UFC-7_5e324719dfe1d005fd475cdbc06bf26c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44668 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileiraFinanciamento coletivoIndústria musicalCulturaA indústria da música no Brasil passou por diversas reformulações ao longo das décadas, principalmente no que diz respeito ao mercado fonográfico. No mesmo cenário onde este mercado perde parte de seu poder, ganha força o crowdfunding, modelo econômico colaborativo, onde o público tem a oportunidade de contribuir com aquilo que se identifica. Sua força no contexto contemporâneo se intensifica notadamente com o advento progressivo da internet a mais classes e espaços, bem como com a velocidade possibilitada ao compartilhamento de informações. Este trabalho tem como objetivo descrever o financiamento coletivo, um modelo alternativo da indústria cultural clássica, no que tange à música brasileira, à era pós-massiva, de que modo o mesmo funciona e arregimenta-se para alcançar suas metas e fins em prazos preestabelecidos.Intercom2019-08-12T14:46:43Z2019-08-12T14:46:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGOIS, Theresa Rachel Barroso; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44668Gois, Theresa Rachel BarrosoRios, José Riverson Araújo Cysneporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T22:20:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44668Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:48:47.020652Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira |
title |
Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira |
spellingShingle |
Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira Gois, Theresa Rachel Barroso Financiamento coletivo Indústria musical Cultura |
title_short |
Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira |
title_full |
Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira |
title_fullStr |
Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira |
title_full_unstemmed |
Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira |
title_sort |
Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira |
author |
Gois, Theresa Rachel Barroso |
author_facet |
Gois, Theresa Rachel Barroso Rios, José Riverson Araújo Cysne |
author_role |
author |
author2 |
Rios, José Riverson Araújo Cysne |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gois, Theresa Rachel Barroso Rios, José Riverson Araújo Cysne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financiamento coletivo Indústria musical Cultura |
topic |
Financiamento coletivo Indústria musical Cultura |
description |
A indústria da música no Brasil passou por diversas reformulações ao longo das décadas, principalmente no que diz respeito ao mercado fonográfico. No mesmo cenário onde este mercado perde parte de seu poder, ganha força o crowdfunding, modelo econômico colaborativo, onde o público tem a oportunidade de contribuir com aquilo que se identifica. Sua força no contexto contemporâneo se intensifica notadamente com o advento progressivo da internet a mais classes e espaços, bem como com a velocidade possibilitada ao compartilhamento de informações. Este trabalho tem como objetivo descrever o financiamento coletivo, um modelo alternativo da indústria cultural clássica, no que tange à música brasileira, à era pós-massiva, de que modo o mesmo funciona e arregimenta-se para alcançar suas metas e fins em prazos preestabelecidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-12T14:46:43Z 2019-08-12T14:46:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOIS, Theresa Rachel Barroso; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação. 2175 4683 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44668 |
identifier_str_mv |
GOIS, Theresa Rachel Barroso; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Crowdfunding e o apadrinhamento coletivo na indústria musical brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação. 2175 4683 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Intercom |
publisher.none.fl_str_mv |
Intercom |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028955919220736 |