Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20364 |
Resumo: | Este livro foi elaborado para o professor indígena Tremembé inovar e dinamizar as aulas de matemática através de jogos. Está direcionado ao Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano, no qual abordaremos “o estudo dos números e operações”, conteúdo referente aos três campos de estudo matemático, conforme o RCNE/Indígena. Diante da dificuldade dos alunos indígenas em relação ao estudo dos números e operações, decidimos confeccionar esse material no intuito de facilitar a compreensão e estimular a aprendizagem matemática. Iniciamos o livro com a história do povo Tremembé. Na sequência, uma conversa muito interessante com o pajé Luiz Caboclo e cacique João Venâncio. Pontuamos a Constituição brasileira de 1988, que nos reconheceu como indígenas, falamos um pouco da educação Tremembé. Comentamos sobre a etimologia da palavra jogo, sua importância na sala de aula e o planejamento, que é fundamental. Trouxemos o tema “Professor indígena faz a diferença!” sobre alguns professores indígenas que ganharam prêmios importantes na educação brasileira. Em seguida, as “brincadeiras do nosso tempo” e “vamos aos jogos”. Selecionamos dez jogos que estimulam as competências e habilidades matemáticas que são “Descubra o número que eu pensei?”; “Tabuada dos 9 nos dedos. Vamos aprender!”; “Eu tenho! Quem tem!”; “Cubra e descubra”;“Ábaco”; “Cartas de baralho”; “Dominó”; “Quadrado mágico”; “Sudoku de símbolos e de números” e “Desafios”. Para desopilar, quinze adivinhas. Por último, as considerações finais; as referências; os anexos nos quais inserimos o tabuleiro do jogo “Cubra e descubra”; modelos de dados; as respostas de todos os jogos e adivinhas; sugestões de leituras e de filmes como também a biografia dos autores. |
id |
UFC-7_5e96ed8fcc4d5753a53137375498acc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/20364 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembéÍndios Tremembé - educação -Almofala (Itarema, CE)Índios - educaçãoEste livro foi elaborado para o professor indígena Tremembé inovar e dinamizar as aulas de matemática através de jogos. Está direcionado ao Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano, no qual abordaremos “o estudo dos números e operações”, conteúdo referente aos três campos de estudo matemático, conforme o RCNE/Indígena. Diante da dificuldade dos alunos indígenas em relação ao estudo dos números e operações, decidimos confeccionar esse material no intuito de facilitar a compreensão e estimular a aprendizagem matemática. Iniciamos o livro com a história do povo Tremembé. Na sequência, uma conversa muito interessante com o pajé Luiz Caboclo e cacique João Venâncio. Pontuamos a Constituição brasileira de 1988, que nos reconheceu como indígenas, falamos um pouco da educação Tremembé. Comentamos sobre a etimologia da palavra jogo, sua importância na sala de aula e o planejamento, que é fundamental. Trouxemos o tema “Professor indígena faz a diferença!” sobre alguns professores indígenas que ganharam prêmios importantes na educação brasileira. Em seguida, as “brincadeiras do nosso tempo” e “vamos aos jogos”. Selecionamos dez jogos que estimulam as competências e habilidades matemáticas que são “Descubra o número que eu pensei?”; “Tabuada dos 9 nos dedos. Vamos aprender!”; “Eu tenho! Quem tem!”; “Cubra e descubra”;“Ábaco”; “Cartas de baralho”; “Dominó”; “Quadrado mágico”; “Sudoku de símbolos e de números” e “Desafios”. Para desopilar, quinze adivinhas. Por último, as considerações finais; as referências; os anexos nos quais inserimos o tabuleiro do jogo “Cubra e descubra”; modelos de dados; as respostas de todos os jogos e adivinhas; sugestões de leituras e de filmes como também a biografia dos autores.Imprensa UniversitáriaFonteles Filho, José MendesMiranda Júnior, Francisco CabralNascimento, Manuel Xavier do2016-10-21T17:08:28Z2016-10-21T17:08:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfFONTELES FILHO, José Mendes (Org.). Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé. Fortaleza : Imprensa Universitária, 2014. 68 p.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20364porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T18:20:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:01.316320Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé |
title |
Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé |
spellingShingle |
Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé Miranda Júnior, Francisco Cabral Índios Tremembé - educação -Almofala (Itarema, CE) Índios - educação |
title_short |
Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé |
title_full |
Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé |
title_fullStr |
Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé |
title_full_unstemmed |
Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé |
title_sort |
Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé |
author |
Miranda Júnior, Francisco Cabral |
author_facet |
Miranda Júnior, Francisco Cabral Nascimento, Manuel Xavier do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Manuel Xavier do |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonteles Filho, José Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Júnior, Francisco Cabral Nascimento, Manuel Xavier do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Índios Tremembé - educação -Almofala (Itarema, CE) Índios - educação |
topic |
Índios Tremembé - educação -Almofala (Itarema, CE) Índios - educação |
description |
Este livro foi elaborado para o professor indígena Tremembé inovar e dinamizar as aulas de matemática através de jogos. Está direcionado ao Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano, no qual abordaremos “o estudo dos números e operações”, conteúdo referente aos três campos de estudo matemático, conforme o RCNE/Indígena. Diante da dificuldade dos alunos indígenas em relação ao estudo dos números e operações, decidimos confeccionar esse material no intuito de facilitar a compreensão e estimular a aprendizagem matemática. Iniciamos o livro com a história do povo Tremembé. Na sequência, uma conversa muito interessante com o pajé Luiz Caboclo e cacique João Venâncio. Pontuamos a Constituição brasileira de 1988, que nos reconheceu como indígenas, falamos um pouco da educação Tremembé. Comentamos sobre a etimologia da palavra jogo, sua importância na sala de aula e o planejamento, que é fundamental. Trouxemos o tema “Professor indígena faz a diferença!” sobre alguns professores indígenas que ganharam prêmios importantes na educação brasileira. Em seguida, as “brincadeiras do nosso tempo” e “vamos aos jogos”. Selecionamos dez jogos que estimulam as competências e habilidades matemáticas que são “Descubra o número que eu pensei?”; “Tabuada dos 9 nos dedos. Vamos aprender!”; “Eu tenho! Quem tem!”; “Cubra e descubra”;“Ábaco”; “Cartas de baralho”; “Dominó”; “Quadrado mágico”; “Sudoku de símbolos e de números” e “Desafios”. Para desopilar, quinze adivinhas. Por último, as considerações finais; as referências; os anexos nos quais inserimos o tabuleiro do jogo “Cubra e descubra”; modelos de dados; as respostas de todos os jogos e adivinhas; sugestões de leituras e de filmes como também a biografia dos autores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-10-21T17:08:28Z 2016-10-21T17:08:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTELES FILHO, José Mendes (Org.). Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé. Fortaleza : Imprensa Universitária, 2014. 68 p. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20364 |
identifier_str_mv |
FONTELES FILHO, José Mendes (Org.). Jogos matemáticos para as escolas indígenas tremembé. Fortaleza : Imprensa Universitária, 2014. 68 p. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028917976498176 |