Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tabosa, Hamilton Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Paes, Denyse Maria Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18230
Resumo: Here are some reflections on the need for knowledge of new tools used in information processing, in view of the teaching of descriptive representation, and show the metadata as the enablers of descriptive cataloging, and how teaching is being done in the course of cataloging Librarianship, Federal University of Ceará - Fortaleza Campus - and its implications. As a methodology, first performed a literature on the subject, by which it was possible to have access to the work of theorists like Arellano, Assumption, Lancaster, among others. We undertook a study of the proposed new cataloging code called Resource Description and Access (RDA), made by the Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsible for revision of AACR, because, although still in the process of drafting should replace the AACR soon, so warn about the need for knowledge of this tool by teachers and librarians cataloging.
id UFC-7_5f673325d4b9d73d423dba2f45028bef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/18230
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentosTechnological tools in descriptive representation of documents: approach to content and as instrumentsRepresentação descritiva da informaçãoMetadadosRDADescriptive representation informationMetadataRDAHere are some reflections on the need for knowledge of new tools used in information processing, in view of the teaching of descriptive representation, and show the metadata as the enablers of descriptive cataloging, and how teaching is being done in the course of cataloging Librarianship, Federal University of Ceará - Fortaleza Campus - and its implications. As a methodology, first performed a literature on the subject, by which it was possible to have access to the work of theorists like Arellano, Assumption, Lancaster, among others. We undertook a study of the proposed new cataloging code called Resource Description and Access (RDA), made by the Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsible for revision of AACR, because, although still in the process of drafting should replace the AACR soon, so warn about the need for knowledge of this tool by teachers and librarians cataloging.Apresentamos algumas reflexões acerca da necessidade de conhecimento de novas ferramentas utilizadas no tratamento da informação, na perspectiva do ensino da representação descritiva, além de mostrarmos os metadados como elementos facilitadores da catalogação descritiva, e de como vem sendo realizado o ensino de catalogação no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará – Campus Fortaleza – e suas implicações. Como metodologia, realizamos primeiramente um levantamento bibliográfico sobre o tema, através do qual foi possível ter acesso aos trabalhos de teóricos como Arellano, Assumpção, Lancaster, dentre outros. Empreendemos um estudo da proposta do novo código de catalogação denominado Descrição de Recursos e Acesso (RDA), feita pelo Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsável pela revisão do AACR, pois, apesar de ainda estar em processo de elaboração, deve substituir o AACR em breve, de modo que alertamos quanto à necessidade de conhecimento dessa ferramenta por parte de professores de catalogação e bibliotecários.Biblionline2016-07-08T16:33:27Z2016-07-08T16:33:27Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTABOSA, Hamilton Rodrigues; PAES, Denyse Maria Borges. Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 78-85, 2012.1809-4775http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18230Tabosa, Hamilton RodriguesPaes, Denyse Maria Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:02:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/18230Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:59.291716Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos
Technological tools in descriptive representation of documents: approach to content and as instruments
title Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos
spellingShingle Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos
Tabosa, Hamilton Rodrigues
Representação descritiva da informação
Metadados
RDA
Descriptive representation information
Metadata
RDA
title_short Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos
title_full Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos
title_fullStr Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos
title_full_unstemmed Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos
title_sort Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos
author Tabosa, Hamilton Rodrigues
author_facet Tabosa, Hamilton Rodrigues
Paes, Denyse Maria Borges
author_role author
author2 Paes, Denyse Maria Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tabosa, Hamilton Rodrigues
Paes, Denyse Maria Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Representação descritiva da informação
Metadados
RDA
Descriptive representation information
Metadata
RDA
topic Representação descritiva da informação
Metadados
RDA
Descriptive representation information
Metadata
RDA
description Here are some reflections on the need for knowledge of new tools used in information processing, in view of the teaching of descriptive representation, and show the metadata as the enablers of descriptive cataloging, and how teaching is being done in the course of cataloging Librarianship, Federal University of Ceará - Fortaleza Campus - and its implications. As a methodology, first performed a literature on the subject, by which it was possible to have access to the work of theorists like Arellano, Assumption, Lancaster, among others. We undertook a study of the proposed new cataloging code called Resource Description and Access (RDA), made by the Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsible for revision of AACR, because, although still in the process of drafting should replace the AACR soon, so warn about the need for knowledge of this tool by teachers and librarians cataloging.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-07-08T16:33:27Z
2016-07-08T16:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TABOSA, Hamilton Rodrigues; PAES, Denyse Maria Borges. Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 78-85, 2012.
1809-4775
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18230
identifier_str_mv TABOSA, Hamilton Rodrigues; PAES, Denyse Maria Borges. Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 78-85, 2012.
1809-4775
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblionline
publisher.none.fl_str_mv Biblionline
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028737182072832