Evolução conceitual da avaliação educacional: um percurso internacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39102 |
Resumo: | A Avaliação Educacional tem sua proto-história enfatizada sob o conceito de medida como fundamento da avaliação. Nesse transcurso o avaliador visto como sujeito principal foi responsabilizado pela medição do conhecimento e por um julgamento de valor (CARVALHO, 2012; ESCUDERO, 2003; VIANNA, 2000). O advento da teoria de Ralph Tyler (1902-1994) inaugurou os termos “avaliação educacional” e “avaliação da aprendizagem”, da mesma forma que fez com o exame, a seleção e sobre a própria avaliação, mantendo-a com a mesma denominação. Tecendo naquele momento uma visão equivocada, no entanto, primordial, em vista do que se tornoumais adiante na história da avaliação, o que chamamos de “cultura de avaliação”(CARVALHO, 2012; LUCKESI, 2011; VIANNA, 2000). Carvalho (2012, p.23) aborda essa questão trazendo que: Essa constatação não ocorre apenas no cenário brasileiro, mas também mundialmente, uma vez que a compreensão teórica da avaliação tem crescido e as inovações pedagógicas vêm sendo aplicadas desde o século XVI até o momento presente. Entretanto, a prática pedagógica da avaliação ainda não foi efetivamente modificada, pelos educadores, no cotidiano escolar. [...] |
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