Referenciação - uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51372 |
Resumo: | REVEL – A temática da referência, inicialmente, era uma preocupação da Filosofia. Em que medida os estudos linguísticos redirecionaram a compreensão sobre esse fenômeno e quais momentos desse percurso a senhora destacaria? MÔNICA – Do pouco que conheço dos estudos filosóficos, posso dizer que a preocupação da Filosofia da Linguagem era, na verdade, não com os sentidos originados das relações entre referentes, mas com o modo como a linguagem dizia a realidade. A diferença entre os dois grandes paradigmas filosóficos que se ativeram às ligações de dependência, ou não, entre linguagem e mundo – essencialismo e relativismo – residia no caráter puramente representacional ou não que se atribuía à linguagem. Para as correntes mais representacionistas, fundadas no essencialismo de Platão e Aristóteles, a linguagem expressava a realidade. Na tese platônica, as palavras teriam o poder de representar a realidade essencial (autônoma) das coisas. Na tese aristotélica, o pensamento (a alma) intervinha nessa relação: as coisas do mundo afetavam o pensamento de maneira semelhante para todos os seres humanos, e a linguagem expressava o pensamento. Por outro lado, para as correntes mais antirrepresentacionistas, seguidoras de posturas mais plásticas, mais relativas, tal como a dos sofistas, a linguagem participava da própria construção da realidade, e, portanto, não lhe cabia a mera função de etiquetagem das coisas do mundo. A realidade nunca poderia ser completa e precisamente dita pela linguagem, nem mesmo quando os sujeitos têm a ilusão de total domínio de seu dizer.[...] |
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