Projeto Valendo Molar: o treinamento laboratorial como forma de capacitação para a vivência clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mateus Ramos Plutarco
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fontenele, Rocharles Cavalcante, Oliveira Filho, Osias Vieira de, Oliveira, Matheus Vasconcelos Jácome de, Oliveira, Marcelo Bruno Lemos de, Vale, Mônica Sampaio do
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59793
Resumo: O Projeto VALENDO MOLAR nasceu de uma necessidade de ampliar as práticas em Endodontia da Universidade Federal do Ceará, considerando que o grupo de dentes molares exige maior tempo de aprendizado. Ao mesmo tempo, possibilita a continuidade de atendimento aos pacientes que procuram os serviços de urgência nas várias unidades de serviços públicos, bem como de outras especialidades odontológicas. O grupo de dentes molares, por natureza, possui anatomia mais complexa do que os grupos de incisivos, caninos e pré-molares, em virtude de apresentarem maior número de canais radiculares e curvaturas. Assim, fez-se necessário uma fase de capacitação laboratorial, previamente aos atendimentos clínicos, visando um aprendizado prático prévio para os dez alunos que participam atualmente do projeto. A fase de treinamento laboratorial consistiu de duas etapas, sendo uma teórica e outra prática, às quartas-feiras à tarde. A etapa teórica ocorreu nas duas primeiras semanas do cronograma do projeto, em que foram ministradas aulas expositivas pela orientadora do projeto, com assuntos versando sobre anatomia da cavidade pulpar dos molares, acesso, instrumentação e obturação dos canais radiculares. O treinamento laboratorial foi realizado na clínica de Endodontia da UFC durante as três semanas seguintes, nas quais os alunos, na primeira semana executaram a fase de acesso, na segunda a fase de instrumentação e na terceira a obturação dos canais. Os alunos trabalharam em duplas ou individualmente, e registraram cada uma das fases por meio de fotografias e radiografias periapicais dos dentes. Todos os alunos conseguiram realizar todas as fases em pelo menos 01 dente extraído, atingindo assim, a meta esperada por cada aluno. O estudo teórico/prático laboratorial se configurou como uma etapa essencial prévia ao atendimento clínico dos pacientes cadastrados no referido projeto; dessa maneira contribuindo ainda mais para a capacitação endodôntica dos acadêmicos do Curso de Odontologia da UFC.
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