Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6999 |
Resumo: | Esta pesquisa relata os efeitos das intervenções comportamental e educativa na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico. Para tanto, foi realizado um estudo experimental do tipo randomizado controlado com comparação entre três grupos: intervenção educativa (sessão educativa e demonstração do exame), intervenção comportamental (fita lembrança) e um grupo que recebe a intervenção-padrão (cartão contendo a data da consulta de retorno – lembrete gráfico), aqui denominado de grupo de comparação. A pesquisa foi realizada em um Centro de Saúde da Família (CESAF), situado no bairro Vicente Pinzon, pertencente à Secretaria Executiva Regional II. A população do estudo foi composta pelas mulheres que realizaram o exame de prevenção do CCU no referido CESAF. A seleção da amostra obedeceu aos seguintes critérios de inclusão: ter iniciado atividade sexual e realizar o exame de prevenção do CCU no período de coleta de dados, perfazendo um total de 775 mulheres. O instrumento de coleta de dados utilizado para avaliar o conhecimento, a atitude e prática das mulheres em relação ao exame foi o inquérito CAP, submetido à validação de face e conteúdo. O período total da coleta de dados aconteceu em aproximadamente nove meses. Os dados foram analisados através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 18.0. Os dados evidenciaram que apesar de aproximadamente todas as mulheres (98,5%) terem ouvido falar sobre o exame colpocitológico, a avaliação do conhecimento foi classificada como inadequada para a maioria (72,3%). Aproximadamente a metade (58,6%) sabia sobre a finalidade do exame de prevenir o CCU. A atitude inadequada também alcançou altos percentuais (63,4%). O principal motivo apontado pelas mulheres para a realização do exame foi a presença de queixas (38,3%). Por outro lado, a prática do exame foi classificada para a maioria das mulheres (69,2%) como adequada, embora os dados quanto à periodicidade de realização do exame sugiram repetição desnecessária, com alta concentração do intervalo anual. Das 775 mulheres que compuseram a amostra, 585 (75,5%) retornaram para receber o resultado do exame com até 65 dias. Quando comparadas as taxas de retorno entre os grupos, o grupo educativo apresentou o maior percentual de mulheres que retornou (GE = 82%/ GCT= 77%/ GCP= 66%), todavia essa diferença só foi estatisticamente significante quando comparada ao grupo comportamental (p=0,000). Por outro lado, quando comparadas as médias de dias com que as mulheres retornaram para receber o resultado do exame, as mulheres do grupo educativo o fizeram com intervalo médio de dias menor (Md=43 dias/ GE |
id |
UFC-7_614291e57b533a40e44ef976e9894a62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/6999 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológicoEsfregaço VaginalNeoplasias do Colo do ÚteroEnfermagem Baseada em EvidênciasEsta pesquisa relata os efeitos das intervenções comportamental e educativa na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico. Para tanto, foi realizado um estudo experimental do tipo randomizado controlado com comparação entre três grupos: intervenção educativa (sessão educativa e demonstração do exame), intervenção comportamental (fita lembrança) e um grupo que recebe a intervenção-padrão (cartão contendo a data da consulta de retorno – lembrete gráfico), aqui denominado de grupo de comparação. A pesquisa foi realizada em um Centro de Saúde da Família (CESAF), situado no bairro Vicente Pinzon, pertencente à Secretaria Executiva Regional II. A população do estudo foi composta pelas mulheres que realizaram o exame de prevenção do CCU no referido CESAF. A seleção da amostra obedeceu aos seguintes critérios de inclusão: ter iniciado atividade sexual e realizar o exame de prevenção do CCU no período de coleta de dados, perfazendo um total de 775 mulheres. O instrumento de coleta de dados utilizado para avaliar o conhecimento, a atitude e prática das mulheres em relação ao exame foi o inquérito CAP, submetido à validação de face e conteúdo. O período total da coleta de dados aconteceu em aproximadamente nove meses. Os dados foram analisados através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 18.0. Os dados evidenciaram que apesar de aproximadamente todas as mulheres (98,5%) terem ouvido falar sobre o exame colpocitológico, a avaliação do conhecimento foi classificada como inadequada para a maioria (72,3%). Aproximadamente a metade (58,6%) sabia sobre a finalidade do exame de prevenir o CCU. A atitude inadequada também alcançou altos percentuais (63,4%). O principal motivo apontado pelas mulheres para a realização do exame foi a presença de queixas (38,3%). Por outro lado, a prática do exame foi classificada para a maioria das mulheres (69,2%) como adequada, embora os dados quanto à periodicidade de realização do exame sugiram repetição desnecessária, com alta concentração do intervalo anual. Das 775 mulheres que compuseram a amostra, 585 (75,5%) retornaram para receber o resultado do exame com até 65 dias. Quando comparadas as taxas de retorno entre os grupos, o grupo educativo apresentou o maior percentual de mulheres que retornou (GE = 82%/ GCT= 77%/ GCP= 66%), todavia essa diferença só foi estatisticamente significante quando comparada ao grupo comportamental (p=0,000). Por outro lado, quando comparadas as médias de dias com que as mulheres retornaram para receber o resultado do exame, as mulheres do grupo educativo o fizeram com intervalo médio de dias menor (Md=43 dias/ GEPinheiro, Ana Karina BezerraVasconcelos, Camila Teixeira Moreira2013-12-20T12:35:51Z2013-12-20T12:35:51Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVASCONCELOS, C. T. M. Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico. 2012. 104 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6999porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-03T11:42:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/6999Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:26.534383Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico |
title |
Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico |
spellingShingle |
Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira Esfregaço Vaginal Neoplasias do Colo do Útero Enfermagem Baseada em Evidências |
title_short |
Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico |
title_full |
Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico |
title_fullStr |
Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico |
title_full_unstemmed |
Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico |
title_sort |
Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico |
author |
Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira |
author_facet |
Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Ana Karina Bezerra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esfregaço Vaginal Neoplasias do Colo do Útero Enfermagem Baseada em Evidências |
topic |
Esfregaço Vaginal Neoplasias do Colo do Útero Enfermagem Baseada em Evidências |
description |
Esta pesquisa relata os efeitos das intervenções comportamental e educativa na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico. Para tanto, foi realizado um estudo experimental do tipo randomizado controlado com comparação entre três grupos: intervenção educativa (sessão educativa e demonstração do exame), intervenção comportamental (fita lembrança) e um grupo que recebe a intervenção-padrão (cartão contendo a data da consulta de retorno – lembrete gráfico), aqui denominado de grupo de comparação. A pesquisa foi realizada em um Centro de Saúde da Família (CESAF), situado no bairro Vicente Pinzon, pertencente à Secretaria Executiva Regional II. A população do estudo foi composta pelas mulheres que realizaram o exame de prevenção do CCU no referido CESAF. A seleção da amostra obedeceu aos seguintes critérios de inclusão: ter iniciado atividade sexual e realizar o exame de prevenção do CCU no período de coleta de dados, perfazendo um total de 775 mulheres. O instrumento de coleta de dados utilizado para avaliar o conhecimento, a atitude e prática das mulheres em relação ao exame foi o inquérito CAP, submetido à validação de face e conteúdo. O período total da coleta de dados aconteceu em aproximadamente nove meses. Os dados foram analisados através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 18.0. Os dados evidenciaram que apesar de aproximadamente todas as mulheres (98,5%) terem ouvido falar sobre o exame colpocitológico, a avaliação do conhecimento foi classificada como inadequada para a maioria (72,3%). Aproximadamente a metade (58,6%) sabia sobre a finalidade do exame de prevenir o CCU. A atitude inadequada também alcançou altos percentuais (63,4%). O principal motivo apontado pelas mulheres para a realização do exame foi a presença de queixas (38,3%). Por outro lado, a prática do exame foi classificada para a maioria das mulheres (69,2%) como adequada, embora os dados quanto à periodicidade de realização do exame sugiram repetição desnecessária, com alta concentração do intervalo anual. Das 775 mulheres que compuseram a amostra, 585 (75,5%) retornaram para receber o resultado do exame com até 65 dias. Quando comparadas as taxas de retorno entre os grupos, o grupo educativo apresentou o maior percentual de mulheres que retornou (GE = 82%/ GCT= 77%/ GCP= 66%), todavia essa diferença só foi estatisticamente significante quando comparada ao grupo comportamental (p=0,000). Por outro lado, quando comparadas as médias de dias com que as mulheres retornaram para receber o resultado do exame, as mulheres do grupo educativo o fizeram com intervalo médio de dias menor (Md=43 dias/ GE |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-12-20T12:35:51Z 2013-12-20T12:35:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELOS, C. T. M. Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico. 2012. 104 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6999 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, C. T. M. Intervenção comportamental e educativa : efeitos na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico. 2012. 104 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028986072072192 |