A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Jéssica Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barreto, Antonio Luiz de Oliveira, Castro, Eliziane Rocha
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345
Resumo: As relações teóricas e práticas entre a ludicidade e o ensino da disciplina Matemática configuram-se como objetos de investigação com acentuada preocupação e visibilidade no âmbito da Educação Matemática. Com efeito, as bases teóricas de Piaget (1998) e Vygotsky (2007) atribuem à ludicidade uma grande importância e valor intrínseco no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na perspectiva piagetiana “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” (PIAGET, 1998, p.160) e na acepção vygotskiana “[...] a criança avança essencialmente através da atividade lúdica.” (PIMENTEL, 2008, p.117). As contribuições dos autores supracitados nutrem o entendimento de que as atividades lúdicas assumem relevante papel na aprendizagem significativa da Matemática e referenciam a aproximação do que acontece em sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Em meio a argumentos entusiásticos, essa aproximação tem revelado as potencialidades da ludicidade no desenvolvimento de atividades e aprendizagens matemáticas e suscitado a demanda de estudos empíricos que possam trazer novos indícios e contribuições inerentes à articulação entre o lúdico e a matemática.Com esse intento e em busca de averiguar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para a construçãodo aprendizado significativo da Matemática na Educação Infantil, apresenta-se um recorte dos resultados de um estudo que proporcionou intervenções lúdicas nas aulas de Matemática em uma creche privada do município de Fortaleza, utilizando- se alguns materiais concretos.
id UFC-7_617f70467ea9cf57be597411c4ed6bb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38345
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantilLudicidadeEnsino de matemáticaEducação InfantilJogos no ensino de matemáticaMatemática - Estudo e ensinoAs relações teóricas e práticas entre a ludicidade e o ensino da disciplina Matemática configuram-se como objetos de investigação com acentuada preocupação e visibilidade no âmbito da Educação Matemática. Com efeito, as bases teóricas de Piaget (1998) e Vygotsky (2007) atribuem à ludicidade uma grande importância e valor intrínseco no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na perspectiva piagetiana “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” (PIAGET, 1998, p.160) e na acepção vygotskiana “[...] a criança avança essencialmente através da atividade lúdica.” (PIMENTEL, 2008, p.117). As contribuições dos autores supracitados nutrem o entendimento de que as atividades lúdicas assumem relevante papel na aprendizagem significativa da Matemática e referenciam a aproximação do que acontece em sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Em meio a argumentos entusiásticos, essa aproximação tem revelado as potencialidades da ludicidade no desenvolvimento de atividades e aprendizagens matemáticas e suscitado a demanda de estudos empíricos que possam trazer novos indícios e contribuições inerentes à articulação entre o lúdico e a matemática.Com esse intento e em busca de averiguar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para a construçãodo aprendizado significativo da Matemática na Educação Infantil, apresenta-se um recorte dos resultados de um estudo que proporcionou intervenções lúdicas nas aulas de Matemática em uma creche privada do município de Fortaleza, utilizando- se alguns materiais concretos.2018-12-24T11:58:54Z2018-12-24T11:58:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 98-115.978-85-7826-602-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345Assunção, Jéssica RodriguesBarreto, Antonio Luiz de OliveiraCastro, Eliziane Rochaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-24T11:58:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38345Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:13.922432Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
title A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
spellingShingle A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
Assunção, Jéssica Rodrigues
Ludicidade
Ensino de matemática
Educação Infantil
Jogos no ensino de matemática
Matemática - Estudo e ensino
title_short A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
title_full A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
title_fullStr A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
title_sort A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
author Assunção, Jéssica Rodrigues
author_facet Assunção, Jéssica Rodrigues
Barreto, Antonio Luiz de Oliveira
Castro, Eliziane Rocha
author_role author
author2 Barreto, Antonio Luiz de Oliveira
Castro, Eliziane Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Jéssica Rodrigues
Barreto, Antonio Luiz de Oliveira
Castro, Eliziane Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Ensino de matemática
Educação Infantil
Jogos no ensino de matemática
Matemática - Estudo e ensino
topic Ludicidade
Ensino de matemática
Educação Infantil
Jogos no ensino de matemática
Matemática - Estudo e ensino
description As relações teóricas e práticas entre a ludicidade e o ensino da disciplina Matemática configuram-se como objetos de investigação com acentuada preocupação e visibilidade no âmbito da Educação Matemática. Com efeito, as bases teóricas de Piaget (1998) e Vygotsky (2007) atribuem à ludicidade uma grande importância e valor intrínseco no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na perspectiva piagetiana “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” (PIAGET, 1998, p.160) e na acepção vygotskiana “[...] a criança avança essencialmente através da atividade lúdica.” (PIMENTEL, 2008, p.117). As contribuições dos autores supracitados nutrem o entendimento de que as atividades lúdicas assumem relevante papel na aprendizagem significativa da Matemática e referenciam a aproximação do que acontece em sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Em meio a argumentos entusiásticos, essa aproximação tem revelado as potencialidades da ludicidade no desenvolvimento de atividades e aprendizagens matemáticas e suscitado a demanda de estudos empíricos que possam trazer novos indícios e contribuições inerentes à articulação entre o lúdico e a matemática.Com esse intento e em busca de averiguar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para a construçãodo aprendizado significativo da Matemática na Educação Infantil, apresenta-se um recorte dos resultados de um estudo que proporcionou intervenções lúdicas nas aulas de Matemática em uma creche privada do município de Fortaleza, utilizando- se alguns materiais concretos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-24T11:58:54Z
2018-12-24T11:58:54Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 98-115.
978-85-7826-602-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345
identifier_str_mv ASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 98-115.
978-85-7826-602-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029035408621568