A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345 |
Resumo: | As relações teóricas e práticas entre a ludicidade e o ensino da disciplina Matemática configuram-se como objetos de investigação com acentuada preocupação e visibilidade no âmbito da Educação Matemática. Com efeito, as bases teóricas de Piaget (1998) e Vygotsky (2007) atribuem à ludicidade uma grande importância e valor intrínseco no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na perspectiva piagetiana “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” (PIAGET, 1998, p.160) e na acepção vygotskiana “[...] a criança avança essencialmente através da atividade lúdica.” (PIMENTEL, 2008, p.117). As contribuições dos autores supracitados nutrem o entendimento de que as atividades lúdicas assumem relevante papel na aprendizagem significativa da Matemática e referenciam a aproximação do que acontece em sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Em meio a argumentos entusiásticos, essa aproximação tem revelado as potencialidades da ludicidade no desenvolvimento de atividades e aprendizagens matemáticas e suscitado a demanda de estudos empíricos que possam trazer novos indícios e contribuições inerentes à articulação entre o lúdico e a matemática.Com esse intento e em busca de averiguar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para a construçãodo aprendizado significativo da Matemática na Educação Infantil, apresenta-se um recorte dos resultados de um estudo que proporcionou intervenções lúdicas nas aulas de Matemática em uma creche privada do município de Fortaleza, utilizando- se alguns materiais concretos. |
id |
UFC-7_617f70467ea9cf57be597411c4ed6bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38345 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantilLudicidadeEnsino de matemáticaEducação InfantilJogos no ensino de matemáticaMatemática - Estudo e ensinoAs relações teóricas e práticas entre a ludicidade e o ensino da disciplina Matemática configuram-se como objetos de investigação com acentuada preocupação e visibilidade no âmbito da Educação Matemática. Com efeito, as bases teóricas de Piaget (1998) e Vygotsky (2007) atribuem à ludicidade uma grande importância e valor intrínseco no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na perspectiva piagetiana “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” (PIAGET, 1998, p.160) e na acepção vygotskiana “[...] a criança avança essencialmente através da atividade lúdica.” (PIMENTEL, 2008, p.117). As contribuições dos autores supracitados nutrem o entendimento de que as atividades lúdicas assumem relevante papel na aprendizagem significativa da Matemática e referenciam a aproximação do que acontece em sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Em meio a argumentos entusiásticos, essa aproximação tem revelado as potencialidades da ludicidade no desenvolvimento de atividades e aprendizagens matemáticas e suscitado a demanda de estudos empíricos que possam trazer novos indícios e contribuições inerentes à articulação entre o lúdico e a matemática.Com esse intento e em busca de averiguar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para a construçãodo aprendizado significativo da Matemática na Educação Infantil, apresenta-se um recorte dos resultados de um estudo que proporcionou intervenções lúdicas nas aulas de Matemática em uma creche privada do município de Fortaleza, utilizando- se alguns materiais concretos.2018-12-24T11:58:54Z2018-12-24T11:58:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 98-115.978-85-7826-602-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345Assunção, Jéssica RodriguesBarreto, Antonio Luiz de OliveiraCastro, Eliziane Rochaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-24T11:58:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38345Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:13.922432Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil |
title |
A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil |
spellingShingle |
A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil Assunção, Jéssica Rodrigues Ludicidade Ensino de matemática Educação Infantil Jogos no ensino de matemática Matemática - Estudo e ensino |
title_short |
A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil |
title_full |
A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil |
title_fullStr |
A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil |
title_sort |
A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil |
author |
Assunção, Jéssica Rodrigues |
author_facet |
Assunção, Jéssica Rodrigues Barreto, Antonio Luiz de Oliveira Castro, Eliziane Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Antonio Luiz de Oliveira Castro, Eliziane Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção, Jéssica Rodrigues Barreto, Antonio Luiz de Oliveira Castro, Eliziane Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Ensino de matemática Educação Infantil Jogos no ensino de matemática Matemática - Estudo e ensino |
topic |
Ludicidade Ensino de matemática Educação Infantil Jogos no ensino de matemática Matemática - Estudo e ensino |
description |
As relações teóricas e práticas entre a ludicidade e o ensino da disciplina Matemática configuram-se como objetos de investigação com acentuada preocupação e visibilidade no âmbito da Educação Matemática. Com efeito, as bases teóricas de Piaget (1998) e Vygotsky (2007) atribuem à ludicidade uma grande importância e valor intrínseco no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na perspectiva piagetiana “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” (PIAGET, 1998, p.160) e na acepção vygotskiana “[...] a criança avança essencialmente através da atividade lúdica.” (PIMENTEL, 2008, p.117). As contribuições dos autores supracitados nutrem o entendimento de que as atividades lúdicas assumem relevante papel na aprendizagem significativa da Matemática e referenciam a aproximação do que acontece em sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Em meio a argumentos entusiásticos, essa aproximação tem revelado as potencialidades da ludicidade no desenvolvimento de atividades e aprendizagens matemáticas e suscitado a demanda de estudos empíricos que possam trazer novos indícios e contribuições inerentes à articulação entre o lúdico e a matemática.Com esse intento e em busca de averiguar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para a construçãodo aprendizado significativo da Matemática na Educação Infantil, apresenta-se um recorte dos resultados de um estudo que proporcionou intervenções lúdicas nas aulas de Matemática em uma creche privada do município de Fortaleza, utilizando- se alguns materiais concretos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-24T11:58:54Z 2018-12-24T11:58:54Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 98-115. 978-85-7826-602-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345 |
identifier_str_mv |
ASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 98-115. 978-85-7826-602-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029035408621568 |