Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andréa Moura da Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Marcos Antonio Martins
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793
Resumo: Este trabalho tem o objetivo avaliar as competências docentes em estágio probatório no programa CASa/ UFC 2012 e 2015.As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Em seguida foi proposto uma entrevista com roteiro semiestruturado com o gestor com o intuito de avaliar a estruturação das atividades e a organização das ações. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para 71 docentes que participaram das ações formativas durante o período compreendido entre 2012 a 2015. Os dados foram tratados e analisados por meio da tabulação com o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) e na perspectiva do modelo CIPP. Os dados levantados comprovaram que os docentes ingressam com competências didáticas e avaliativas na instituição, entretanto as competências para o desenvolvimento de projetos de extensão se apresentam como competências a serem desenvolvidas. Escolhemos nos concentrar nessas três competências no contexto do modelo CIPP, pois são pilares para o docente do ensino superior. Dentro do processo sistêmico em síntese, o programa CASa demostra ter contribuído para o desenvolvimento das competências docentes, pois ao avaliar o programa constatamos que há a melhoria das competências, do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem. O atingimento dos objetivos pedagógicos das disciplinas e da cooperação, estão alinhados com a aprendizagem significativa e com competências intrínsecas oferecidos pelo programa.
id UFC-7_62c54927ecaf91e03a23f3a13207d9f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52793
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.AvaliaçãoFormação docenteEstágio ProbatórioEste trabalho tem o objetivo avaliar as competências docentes em estágio probatório no programa CASa/ UFC 2012 e 2015.As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Em seguida foi proposto uma entrevista com roteiro semiestruturado com o gestor com o intuito de avaliar a estruturação das atividades e a organização das ações. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para 71 docentes que participaram das ações formativas durante o período compreendido entre 2012 a 2015. Os dados foram tratados e analisados por meio da tabulação com o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) e na perspectiva do modelo CIPP. Os dados levantados comprovaram que os docentes ingressam com competências didáticas e avaliativas na instituição, entretanto as competências para o desenvolvimento de projetos de extensão se apresentam como competências a serem desenvolvidas. Escolhemos nos concentrar nessas três competências no contexto do modelo CIPP, pois são pilares para o docente do ensino superior. Dentro do processo sistêmico em síntese, o programa CASa demostra ter contribuído para o desenvolvimento das competências docentes, pois ao avaliar o programa constatamos que há a melhoria das competências, do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem. O atingimento dos objetivos pedagógicos das disciplinas e da cooperação, estão alinhados com a aprendizagem significativa e com competências intrínsecas oferecidos pelo programa.Realize eventos2020-07-07T13:37:31Z2020-07-07T13:37:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSOUZA, Andréa Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793Souza, Andréa Moura da CostaLima, Marcos Antonio Martinsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T13:37:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52793Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:04.089396Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.
title Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.
spellingShingle Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.
Souza, Andréa Moura da Costa
Avaliação
Formação docente
Estágio Probatório
title_short Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.
title_full Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.
title_fullStr Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.
title_full_unstemmed Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.
title_sort Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.
author Souza, Andréa Moura da Costa
author_facet Souza, Andréa Moura da Costa
Lima, Marcos Antonio Martins
author_role author
author2 Lima, Marcos Antonio Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andréa Moura da Costa
Lima, Marcos Antonio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Formação docente
Estágio Probatório
topic Avaliação
Formação docente
Estágio Probatório
description Este trabalho tem o objetivo avaliar as competências docentes em estágio probatório no programa CASa/ UFC 2012 e 2015.As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Em seguida foi proposto uma entrevista com roteiro semiestruturado com o gestor com o intuito de avaliar a estruturação das atividades e a organização das ações. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para 71 docentes que participaram das ações formativas durante o período compreendido entre 2012 a 2015. Os dados foram tratados e analisados por meio da tabulação com o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) e na perspectiva do modelo CIPP. Os dados levantados comprovaram que os docentes ingressam com competências didáticas e avaliativas na instituição, entretanto as competências para o desenvolvimento de projetos de extensão se apresentam como competências a serem desenvolvidas. Escolhemos nos concentrar nessas três competências no contexto do modelo CIPP, pois são pilares para o docente do ensino superior. Dentro do processo sistêmico em síntese, o programa CASa demostra ter contribuído para o desenvolvimento das competências docentes, pois ao avaliar o programa constatamos que há a melhoria das competências, do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem. O atingimento dos objetivos pedagógicos das disciplinas e da cooperação, estão alinhados com a aprendizagem significativa e com competências intrínsecas oferecidos pelo programa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T13:37:31Z
2020-07-07T13:37:31Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Andréa Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793
identifier_str_mv SOUZA, Andréa Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028844319277056