Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo avaliar as competências docentes em estágio probatório no programa CASa/ UFC 2012 e 2015.As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Em seguida foi proposto uma entrevista com roteiro semiestruturado com o gestor com o intuito de avaliar a estruturação das atividades e a organização das ações. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para 71 docentes que participaram das ações formativas durante o período compreendido entre 2012 a 2015. Os dados foram tratados e analisados por meio da tabulação com o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) e na perspectiva do modelo CIPP. Os dados levantados comprovaram que os docentes ingressam com competências didáticas e avaliativas na instituição, entretanto as competências para o desenvolvimento de projetos de extensão se apresentam como competências a serem desenvolvidas. Escolhemos nos concentrar nessas três competências no contexto do modelo CIPP, pois são pilares para o docente do ensino superior. Dentro do processo sistêmico em síntese, o programa CASa demostra ter contribuído para o desenvolvimento das competências docentes, pois ao avaliar o programa constatamos que há a melhoria das competências, do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem. O atingimento dos objetivos pedagógicos das disciplinas e da cooperação, estão alinhados com a aprendizagem significativa e com competências intrínsecas oferecidos pelo programa. |
id |
UFC-7_62c54927ecaf91e03a23f3a13207d9f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52793 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.AvaliaçãoFormação docenteEstágio ProbatórioEste trabalho tem o objetivo avaliar as competências docentes em estágio probatório no programa CASa/ UFC 2012 e 2015.As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Em seguida foi proposto uma entrevista com roteiro semiestruturado com o gestor com o intuito de avaliar a estruturação das atividades e a organização das ações. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para 71 docentes que participaram das ações formativas durante o período compreendido entre 2012 a 2015. Os dados foram tratados e analisados por meio da tabulação com o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) e na perspectiva do modelo CIPP. Os dados levantados comprovaram que os docentes ingressam com competências didáticas e avaliativas na instituição, entretanto as competências para o desenvolvimento de projetos de extensão se apresentam como competências a serem desenvolvidas. Escolhemos nos concentrar nessas três competências no contexto do modelo CIPP, pois são pilares para o docente do ensino superior. Dentro do processo sistêmico em síntese, o programa CASa demostra ter contribuído para o desenvolvimento das competências docentes, pois ao avaliar o programa constatamos que há a melhoria das competências, do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem. O atingimento dos objetivos pedagógicos das disciplinas e da cooperação, estão alinhados com a aprendizagem significativa e com competências intrínsecas oferecidos pelo programa.Realize eventos2020-07-07T13:37:31Z2020-07-07T13:37:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSOUZA, Andréa Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793Souza, Andréa Moura da CostaLima, Marcos Antonio Martinsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T13:37:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52793Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:04.089396Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. |
title |
Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. |
spellingShingle |
Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. Souza, Andréa Moura da Costa Avaliação Formação docente Estágio Probatório |
title_short |
Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. |
title_full |
Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. |
title_fullStr |
Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. |
title_full_unstemmed |
Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. |
title_sort |
Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. |
author |
Souza, Andréa Moura da Costa |
author_facet |
Souza, Andréa Moura da Costa Lima, Marcos Antonio Martins |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Marcos Antonio Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Andréa Moura da Costa Lima, Marcos Antonio Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Formação docente Estágio Probatório |
topic |
Avaliação Formação docente Estágio Probatório |
description |
Este trabalho tem o objetivo avaliar as competências docentes em estágio probatório no programa CASa/ UFC 2012 e 2015.As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Em seguida foi proposto uma entrevista com roteiro semiestruturado com o gestor com o intuito de avaliar a estruturação das atividades e a organização das ações. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para 71 docentes que participaram das ações formativas durante o período compreendido entre 2012 a 2015. Os dados foram tratados e analisados por meio da tabulação com o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) e na perspectiva do modelo CIPP. Os dados levantados comprovaram que os docentes ingressam com competências didáticas e avaliativas na instituição, entretanto as competências para o desenvolvimento de projetos de extensão se apresentam como competências a serem desenvolvidas. Escolhemos nos concentrar nessas três competências no contexto do modelo CIPP, pois são pilares para o docente do ensino superior. Dentro do processo sistêmico em síntese, o programa CASa demostra ter contribuído para o desenvolvimento das competências docentes, pois ao avaliar o programa constatamos que há a melhoria das competências, do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem. O atingimento dos objetivos pedagógicos das disciplinas e da cooperação, estão alinhados com a aprendizagem significativa e com competências intrínsecas oferecidos pelo programa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07T13:37:31Z 2020-07-07T13:37:31Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Andréa Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. 978-65-86901-07-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Andréa Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. 978-65-86901-07-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Realize eventos |
publisher.none.fl_str_mv |
Realize eventos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028844319277056 |