Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Pedro Henrique Miranda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30124
Resumo: In the current global environment, highlight the figures emerging countries previously considered that the use of differentiated competitive strategies coupled with internal policies and external conditions are achieving global leadership on trade. Among those countries is China, a forgotten giant in recent centuries, who see its potential surfacing in world trade using strategies copying technology from other countries and selling products below market price; spreading so that their products were designed a low cost (low taxes and cheap labor too) by other countries of the globe. Across Brazil is living a duality in trade relations with China, some sectors have grown exponentially in recent decades through the growth of this partnership, such as commodity exporters, another factor that favored the Brazilian economy is the diversification of exports, dominated by the prior partnership between Brazil and the United States. However, the Brazilian manufacturing industry suffers from unfair competition from Chinese products, thus losing hegemony in Latin America and other countries.
id UFC-7_63289c910bc693f518ec267b1c9e1639
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/30124
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiroComércio internacionalCompetitividade empresarial - ChinaConcorrência internacionalIn the current global environment, highlight the figures emerging countries previously considered that the use of differentiated competitive strategies coupled with internal policies and external conditions are achieving global leadership on trade. Among those countries is China, a forgotten giant in recent centuries, who see its potential surfacing in world trade using strategies copying technology from other countries and selling products below market price; spreading so that their products were designed a low cost (low taxes and cheap labor too) by other countries of the globe. Across Brazil is living a duality in trade relations with China, some sectors have grown exponentially in recent decades through the growth of this partnership, such as commodity exporters, another factor that favored the Brazilian economy is the diversification of exports, dominated by the prior partnership between Brazil and the United States. However, the Brazilian manufacturing industry suffers from unfair competition from Chinese products, thus losing hegemony in Latin America and other countries.Na atual conjuntura global, destaca-se a figuras de países antes tidos como emergentes, que na utilização de estratégias competitivas diferenciadas aliadas a políticas internas e externas favoráveis estão conseguindo a liderança mundial do comércio. Entre esses países está a China, um gigante esquecido nos últimos séculos, que vem aflorando seu potencial no comércio mundial utilizando-se de estratégias, cópia de tecnologia de outros países e venda de produtos por preços abaixo do mercado; disseminando assim, seus produtos que foram concebidos a baixo custo (baixa carga tributária e mão de obra muito barata) pelos outros países do globo. Do outro lado está o Brasil que vive uma dualidade nas relações comerciais com a China, alguns setores tiveram um crescimento exponencial nas ultimas décadas através do crescimento dessa parceria, como por exemplo, os exportadores de commodities; outro fator que favoreceu a economia brasileira é a diversificação das exportações, antes dominada pela parceria entre Brasil e Estados Unidos, porém o setor industrial de transformação brasileira sofre com a concorrência desleal dos produtos chineses, perdendo assim a hegemonia nos países da América Latina e em outros países.Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza eRocha, Pedro Henrique Miranda2018-03-07T14:15:28Z2018-03-07T14:15:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Pedro Henrique Miranda. Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro. 2013. 55 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30124porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-25T12:05:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30124Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:10.073226Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro
title Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro
spellingShingle Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro
Rocha, Pedro Henrique Miranda
Comércio internacional
Competitividade empresarial - China
Concorrência internacional
title_short Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro
title_full Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro
title_fullStr Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro
title_full_unstemmed Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro
title_sort Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro
author Rocha, Pedro Henrique Miranda
author_facet Rocha, Pedro Henrique Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Pedro Henrique Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Competitividade empresarial - China
Concorrência internacional
topic Comércio internacional
Competitividade empresarial - China
Concorrência internacional
description In the current global environment, highlight the figures emerging countries previously considered that the use of differentiated competitive strategies coupled with internal policies and external conditions are achieving global leadership on trade. Among those countries is China, a forgotten giant in recent centuries, who see its potential surfacing in world trade using strategies copying technology from other countries and selling products below market price; spreading so that their products were designed a low cost (low taxes and cheap labor too) by other countries of the globe. Across Brazil is living a duality in trade relations with China, some sectors have grown exponentially in recent decades through the growth of this partnership, such as commodity exporters, another factor that favored the Brazilian economy is the diversification of exports, dominated by the prior partnership between Brazil and the United States. However, the Brazilian manufacturing industry suffers from unfair competition from Chinese products, thus losing hegemony in Latin America and other countries.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-03-07T14:15:28Z
2018-03-07T14:15:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Pedro Henrique Miranda. Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro. 2013. 55 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30124
identifier_str_mv ROCHA, Pedro Henrique Miranda. Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro. 2013. 55 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029022936858624