O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Júnior, Edilson Brasil de (RATTS, Júnior)
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tabosa, Hamilton Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18272
Resumo: In the relationship between Anthropology and audiovisual, we understand the image not only as a record of resource and describing situations, but above all as a language carrier of symbols and meanings that are contextualized in various scenes of social research. Images are expensive to Anthropology because they allow us to interpret, understand and produce senses in everyday where we operate. Therefore, this work has aims to reflect on how porn movies are made in symbolic goods and the impacts of this artifact of mass culture industry for the self, the body and the intimacy of the various subjects that are achieved by it.
id UFC-7_63a98bbc42419b820ce79c9549b3b2c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/18272
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicosEl sujeto contemporáneo frente a la producción de significado a través de las películas pornográficas como bienes simbólicosThe contemporary subject in front of the production of meaning through pornographic films as symbolic goodsCultura de massasBens simbólicosCorpoMídiaPornografiaCultura de masasBienes simbólicosCuerpoMedios de comunicaciónPornografíaMass cultureSymbolic goodsBodyMediaPornographyIn the relationship between Anthropology and audiovisual, we understand the image not only as a record of resource and describing situations, but above all as a language carrier of symbols and meanings that are contextualized in various scenes of social research. Images are expensive to Anthropology because they allow us to interpret, understand and produce senses in everyday where we operate. Therefore, this work has aims to reflect on how porn movies are made in symbolic goods and the impacts of this artifact of mass culture industry for the self, the body and the intimacy of the various subjects that are achieved by it.Na relação entre Antropologia e audiovisual, compreende-se a imagem não somente como recurso de registro e descrição de situações, mas, sobretudo, como linguagem portadora de símbolos e significados que se contextualizam nas cenas mais diversas da pesquisa social. As imagens são caras à Antropologia porque nos permitem interpretar, compreender e produzir sentidos nos cotidianos onde estamos inseridos. Por isso, este trabalho tem por finalidade proporcionar reflexões sobre como os filmes pornográficos são constituídos em bens simbólicos e quais os impactos desse artefato da indústria da cultura de massas para o self, o corpo e a intimidade dos vários sujeitos que por ele são alcançados.La relación entre la antropología y audiovisual, entendemos que la imagen no sólo como un registro de situaciones que describen los recursos y, pero sobre todo como un portador lenguaje de símbolos y significados que están contextualizados en varias escenas de la investigación social. Las imágenes son importantes para la antropología, ya que nos permiten interpretar, comprender y producir sentidos en todos los días en los que operamos. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo proporcionar ideas sobre cómo las películas porno se hacen en bienes simbólicos y los impactos de estos artefactos de la industria de la cultura de masas para el auto, el cuerpo y la intimidad de los diversos temas que se logran por él.Aceno: Revista de Antropologia do Centro-Oeste2016-07-12T16:30:28Z2016-07-12T16:30:28Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA JÚNIOR, Edilson Brasil de (RATTS, Júnior); TABOSA, Hamilton Rodrigues. O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos. Aceno: Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 2, p. 280-292, 2015.23585587http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18272Sousa Júnior, Edilson Brasil de (RATTS, Júnior)Tabosa, Hamilton Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:06:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/18272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-30T18:06:10Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos
El sujeto contemporáneo frente a la producción de significado a través de las películas pornográficas como bienes simbólicos
The contemporary subject in front of the production of meaning through pornographic films as symbolic goods
title O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos
spellingShingle O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos
Sousa Júnior, Edilson Brasil de (RATTS, Júnior)
Cultura de massas
Bens simbólicos
Corpo
Mídia
Pornografia
Cultura de masas
Bienes simbólicos
Cuerpo
Medios de comunicación
Pornografía
Mass culture
Symbolic goods
Body
Media
Pornography
title_short O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos
title_full O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos
title_fullStr O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos
title_full_unstemmed O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos
title_sort O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos
author Sousa Júnior, Edilson Brasil de (RATTS, Júnior)
author_facet Sousa Júnior, Edilson Brasil de (RATTS, Júnior)
Tabosa, Hamilton Rodrigues
author_role author
author2 Tabosa, Hamilton Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Júnior, Edilson Brasil de (RATTS, Júnior)
Tabosa, Hamilton Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de massas
Bens simbólicos
Corpo
Mídia
Pornografia
Cultura de masas
Bienes simbólicos
Cuerpo
Medios de comunicación
Pornografía
Mass culture
Symbolic goods
Body
Media
Pornography
topic Cultura de massas
Bens simbólicos
Corpo
Mídia
Pornografia
Cultura de masas
Bienes simbólicos
Cuerpo
Medios de comunicación
Pornografía
Mass culture
Symbolic goods
Body
Media
Pornography
description In the relationship between Anthropology and audiovisual, we understand the image not only as a record of resource and describing situations, but above all as a language carrier of symbols and meanings that are contextualized in various scenes of social research. Images are expensive to Anthropology because they allow us to interpret, understand and produce senses in everyday where we operate. Therefore, this work has aims to reflect on how porn movies are made in symbolic goods and the impacts of this artifact of mass culture industry for the self, the body and the intimacy of the various subjects that are achieved by it.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-07-12T16:30:28Z
2016-07-12T16:30:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA JÚNIOR, Edilson Brasil de (RATTS, Júnior); TABOSA, Hamilton Rodrigues. O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos. Aceno: Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 2, p. 280-292, 2015.
23585587
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18272
identifier_str_mv SOUSA JÚNIOR, Edilson Brasil de (RATTS, Júnior); TABOSA, Hamilton Rodrigues. O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos. Aceno: Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 2, p. 280-292, 2015.
23585587
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Aceno: Revista de Antropologia do Centro-Oeste
publisher.none.fl_str_mv Aceno: Revista de Antropologia do Centro-Oeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806521718341632