Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Caroline Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Luft, Maria Conceição Melo Silva, Rocha, Ronalty Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58732
Resumo: This study sought to analyze, from the point of view of educational managers, and based on the TOE framework, the determinants, boosters, and creators of barriers to the adoption and implementation of information and communication technologies within an educational institution. A qualitative, descriptive, and exploratory study was conducted, adopting the single case study as the research strategy. The data were collected through interviews, documentary research, and direct observations, later submitted to content analysis. Considering the TOE framework, the results demonstrate that the main determinants of technological adoption are linked to the environmental context; that the boosting elements are arranged in the organizational context; and that the elements that create barriers involve the organizational and environmental contexts.
id UFC-7_63b00a2a98ab7880c108be93a74af04e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58732
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensinoElementosinfluyentes de la adopción tecnológica: Estudio de caso sobre gestión en una institución de eseñanzaInfluencing elements of technological adoption: Case study aboutmanagement in an educational institutionInformation and communication technologyTechnological adoptionEducational managementTOE frameworkCase studyThis study sought to analyze, from the point of view of educational managers, and based on the TOE framework, the determinants, boosters, and creators of barriers to the adoption and implementation of information and communication technologies within an educational institution. A qualitative, descriptive, and exploratory study was conducted, adopting the single case study as the research strategy. The data were collected through interviews, documentary research, and direct observations, later submitted to content analysis. Considering the TOE framework, the results demonstrate that the main determinants of technological adoption are linked to the environmental context; that the boosting elements are arranged in the organizational context; and that the elements that create barriers involve the organizational and environmental contexts.Esse estudo buscou analisar, sob o ponto de vista dos gestores educacionais, e tendo como base o framework TOE, os fatores determinantes, impulsionadores e criadores de barreiras à adoção e implementação de tecnologias da informação e comunicação no âmbito de uma instituição de ensino. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, adotando-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados em entrevistas, pesquisa documental e observações diretas, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Considerando o framework TOE, os resultados demonstram que os principais determinantes à adoçãotecnológica estão vinculados ao contexto ambiental; que os elementos impulsionadores estão dispostos no contexto organizacional; e que os elementos criadores de barreira envolvem os contextos organizacional e ambiental.2021-05-31T16:25:37Z2021-05-31T16:25:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELO, C. O.; LUFT, M. C. M. S.; ROCHA, R. O. Influencing elements of technological adoption: Case study aboutmanagement in an educational institution. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v.19, n.9, p. 124-145, jan/dez, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58732Melo, Caroline OliveiraLuft, Maria Conceição Melo SilvaRocha, Ronalty Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-31T16:25:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58732Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:16.304808Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
Elementosinfluyentes de la adopción tecnológica: Estudio de caso sobre gestión en una institución de eseñanza
Influencing elements of technological adoption: Case study aboutmanagement in an educational institution
title Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
spellingShingle Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
Melo, Caroline Oliveira
Information and communication technology
Technological adoption
Educational management
TOE framework
Case study
title_short Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
title_full Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
title_fullStr Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
title_full_unstemmed Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
title_sort Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
author Melo, Caroline Oliveira
author_facet Melo, Caroline Oliveira
Luft, Maria Conceição Melo Silva
Rocha, Ronalty Oliveira
author_role author
author2 Luft, Maria Conceição Melo Silva
Rocha, Ronalty Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Caroline Oliveira
Luft, Maria Conceição Melo Silva
Rocha, Ronalty Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Information and communication technology
Technological adoption
Educational management
TOE framework
Case study
topic Information and communication technology
Technological adoption
Educational management
TOE framework
Case study
description This study sought to analyze, from the point of view of educational managers, and based on the TOE framework, the determinants, boosters, and creators of barriers to the adoption and implementation of information and communication technologies within an educational institution. A qualitative, descriptive, and exploratory study was conducted, adopting the single case study as the research strategy. The data were collected through interviews, documentary research, and direct observations, later submitted to content analysis. Considering the TOE framework, the results demonstrate that the main determinants of technological adoption are linked to the environmental context; that the boosting elements are arranged in the organizational context; and that the elements that create barriers involve the organizational and environmental contexts.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31T16:25:37Z
2021-05-31T16:25:37Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, C. O.; LUFT, M. C. M. S.; ROCHA, R. O. Influencing elements of technological adoption: Case study aboutmanagement in an educational institution. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v.19, n.9, p. 124-145, jan/dez, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58732
identifier_str_mv MELO, C. O.; LUFT, M. C. M. S.; ROCHA, R. O. Influencing elements of technological adoption: Case study aboutmanagement in an educational institution. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v.19, n.9, p. 124-145, jan/dez, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028768673955840