Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000005sbv |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40730 |
Resumo: | O presente artigo compõe-se por meio dos pensadores da educação e que contribuíram no processo filosófico educacional ao longo dos séculos. Na primeira parte apresentamos algumas definições do que é educação e a filosofia. A segunda parte vai nos trazer quem são os filósofos da educação com o objetivo de conhecer e citar algumas das frases que influenciaram ao longo do tempo. Para isso, foi necessário utilizarmos como metodologia, a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa baseada em Ludke & André, (1986) e Meihy& Holanda (2007), com práticas de leitura e construção textual coletiva que tiveram como embasamentos teóricos: Abbagnano (2007); Agostinho (2002); Arendt (1954); Arce (2013); Briza (2005); Cerisara (1990); Coll (1994); Comênio (1976); Comte (2003); Durkheim (2011); Faria (1975); Florestan (1975); Freinet (1969); Freire (2001); Gardner (1995); Gramsci (1968); Herbart (2003); Hernández (2000); Keim (2010); Mandela (1993); Manacorda (2007); Mello (2007); Neves (2006); Nietzsche (2008); Nóvoa (1991); Perrenoud (2000); Piaget (1964); Rousseau (1762); Roterdã (1978); Sakamoto (2012); Soétard (1994); Stenhouse (1975); Teixeira (2000); Todorov (2009) e Veiga- Neto (2005).[...] |
id |
UFC-7_63c4d811674f2fa546d02558a4092cbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/40730 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculosEducaçãoPensadores da educaçãoEducação e filosofiaProcesso educacional ao longo dos séculosO presente artigo compõe-se por meio dos pensadores da educação e que contribuíram no processo filosófico educacional ao longo dos séculos. Na primeira parte apresentamos algumas definições do que é educação e a filosofia. A segunda parte vai nos trazer quem são os filósofos da educação com o objetivo de conhecer e citar algumas das frases que influenciaram ao longo do tempo. Para isso, foi necessário utilizarmos como metodologia, a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa baseada em Ludke & André, (1986) e Meihy& Holanda (2007), com práticas de leitura e construção textual coletiva que tiveram como embasamentos teóricos: Abbagnano (2007); Agostinho (2002); Arendt (1954); Arce (2013); Briza (2005); Cerisara (1990); Coll (1994); Comênio (1976); Comte (2003); Durkheim (2011); Faria (1975); Florestan (1975); Freinet (1969); Freire (2001); Gardner (1995); Gramsci (1968); Herbart (2003); Hernández (2000); Keim (2010); Mandela (1993); Manacorda (2007); Mello (2007); Neves (2006); Nietzsche (2008); Nóvoa (1991); Perrenoud (2000); Piaget (1964); Rousseau (1762); Roterdã (1978); Sakamoto (2012); Soétard (1994); Stenhouse (1975); Teixeira (2000); Todorov (2009) e Veiga- Neto (2005).[...]Edições UFC2019-04-10T13:29:20Z2019-04-10T13:29:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBRANDENBURG, Cristine; MOTA, Bruna Germana Nunes; SANTANA, José Rogério. Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos. IN: VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes; BRANDENBURG, Cristine (orgs.). Filosofia, cultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 159-175.978-85-7282-616-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40730ark:/83112/0013000005sbvBrandenburg, CristineMota, Bruna Germana NunesSantana, José Rogérioporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-10T13:29:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40730Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:24.419990Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos |
title |
Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos |
spellingShingle |
Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos Brandenburg, Cristine Educação Pensadores da educação Educação e filosofia Processo educacional ao longo dos séculos |
title_short |
Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos |
title_full |
Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos |
title_fullStr |
Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos |
title_full_unstemmed |
Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos |
title_sort |
Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos |
author |
Brandenburg, Cristine |
author_facet |
Brandenburg, Cristine Mota, Bruna Germana Nunes Santana, José Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Bruna Germana Nunes Santana, José Rogério |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandenburg, Cristine Mota, Bruna Germana Nunes Santana, José Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pensadores da educação Educação e filosofia Processo educacional ao longo dos séculos |
topic |
Educação Pensadores da educação Educação e filosofia Processo educacional ao longo dos séculos |
description |
O presente artigo compõe-se por meio dos pensadores da educação e que contribuíram no processo filosófico educacional ao longo dos séculos. Na primeira parte apresentamos algumas definições do que é educação e a filosofia. A segunda parte vai nos trazer quem são os filósofos da educação com o objetivo de conhecer e citar algumas das frases que influenciaram ao longo do tempo. Para isso, foi necessário utilizarmos como metodologia, a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa baseada em Ludke & André, (1986) e Meihy& Holanda (2007), com práticas de leitura e construção textual coletiva que tiveram como embasamentos teóricos: Abbagnano (2007); Agostinho (2002); Arendt (1954); Arce (2013); Briza (2005); Cerisara (1990); Coll (1994); Comênio (1976); Comte (2003); Durkheim (2011); Faria (1975); Florestan (1975); Freinet (1969); Freire (2001); Gardner (1995); Gramsci (1968); Herbart (2003); Hernández (2000); Keim (2010); Mandela (1993); Manacorda (2007); Mello (2007); Neves (2006); Nietzsche (2008); Nóvoa (1991); Perrenoud (2000); Piaget (1964); Rousseau (1762); Roterdã (1978); Sakamoto (2012); Soétard (1994); Stenhouse (1975); Teixeira (2000); Todorov (2009) e Veiga- Neto (2005).[...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-04-10T13:29:20Z 2019-04-10T13:29:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRANDENBURG, Cristine; MOTA, Bruna Germana Nunes; SANTANA, José Rogério. Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos. IN: VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes; BRANDENBURG, Cristine (orgs.). Filosofia, cultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 159-175. 978-85-7282-616-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40730 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000005sbv |
identifier_str_mv |
BRANDENBURG, Cristine; MOTA, Bruna Germana Nunes; SANTANA, José Rogério. Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos. IN: VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes; BRANDENBURG, Cristine (orgs.). Filosofia, cultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 159-175. 978-85-7282-616-8 ark:/83112/0013000005sbv |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373714740248576 |