Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandenburg, Cristine
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mota, Bruna Germana Nunes, Santana, José Rogério
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000005sbv
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40730
Resumo: O presente artigo compõe-se por meio dos pensadores da educação e que contribuíram no processo filosófico educacional ao longo dos séculos. Na primeira parte apresentamos algumas definições do que é educação e a filosofia. A segunda parte vai nos trazer quem são os filósofos da educação com o objetivo de conhecer e citar algumas das frases que influenciaram ao longo do tempo. Para isso, foi necessário utilizarmos como metodologia, a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa baseada em Ludke & André, (1986) e Meihy& Holanda (2007), com práticas de leitura e construção textual coletiva que tiveram como embasamentos teóricos: Abbagnano (2007); Agostinho (2002); Arendt (1954); Arce (2013); Briza (2005); Cerisara (1990); Coll (1994); Comênio (1976); Comte (2003); Durkheim (2011); Faria (1975); Florestan (1975); Freinet (1969); Freire (2001); Gardner (1995); Gramsci (1968); Herbart (2003); Hernández (2000); Keim (2010); Mandela (1993); Manacorda (2007); Mello (2007); Neves (2006); Nietzsche (2008); Nóvoa (1991); Perrenoud (2000); Piaget (1964); Rousseau (1762); Roterdã (1978); Sakamoto (2012); Soétard (1994); Stenhouse (1975); Teixeira (2000); Todorov (2009) e Veiga- Neto (2005).[...]
id UFC-7_63c4d811674f2fa546d02558a4092cbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40730
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculosEducaçãoPensadores da educaçãoEducação e filosofiaProcesso educacional ao longo dos séculosO presente artigo compõe-se por meio dos pensadores da educação e que contribuíram no processo filosófico educacional ao longo dos séculos. Na primeira parte apresentamos algumas definições do que é educação e a filosofia. A segunda parte vai nos trazer quem são os filósofos da educação com o objetivo de conhecer e citar algumas das frases que influenciaram ao longo do tempo. Para isso, foi necessário utilizarmos como metodologia, a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa baseada em Ludke & André, (1986) e Meihy& Holanda (2007), com práticas de leitura e construção textual coletiva que tiveram como embasamentos teóricos: Abbagnano (2007); Agostinho (2002); Arendt (1954); Arce (2013); Briza (2005); Cerisara (1990); Coll (1994); Comênio (1976); Comte (2003); Durkheim (2011); Faria (1975); Florestan (1975); Freinet (1969); Freire (2001); Gardner (1995); Gramsci (1968); Herbart (2003); Hernández (2000); Keim (2010); Mandela (1993); Manacorda (2007); Mello (2007); Neves (2006); Nietzsche (2008); Nóvoa (1991); Perrenoud (2000); Piaget (1964); Rousseau (1762); Roterdã (1978); Sakamoto (2012); Soétard (1994); Stenhouse (1975); Teixeira (2000); Todorov (2009) e Veiga- Neto (2005).[...]Edições UFC2019-04-10T13:29:20Z2019-04-10T13:29:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBRANDENBURG, Cristine; MOTA, Bruna Germana Nunes; SANTANA, José Rogério. Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos. IN: VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes; BRANDENBURG, Cristine (orgs.). Filosofia, cultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 159-175.978-85-7282-616-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40730ark:/83112/0013000005sbvBrandenburg, CristineMota, Bruna Germana NunesSantana, José Rogérioporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-10T13:29:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40730Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:24.419990Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos
title Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos
spellingShingle Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos
Brandenburg, Cristine
Educação
Pensadores da educação
Educação e filosofia
Processo educacional ao longo dos séculos
title_short Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos
title_full Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos
title_fullStr Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos
title_full_unstemmed Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos
title_sort Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos
author Brandenburg, Cristine
author_facet Brandenburg, Cristine
Mota, Bruna Germana Nunes
Santana, José Rogério
author_role author
author2 Mota, Bruna Germana Nunes
Santana, José Rogério
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandenburg, Cristine
Mota, Bruna Germana Nunes
Santana, José Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pensadores da educação
Educação e filosofia
Processo educacional ao longo dos séculos
topic Educação
Pensadores da educação
Educação e filosofia
Processo educacional ao longo dos séculos
description O presente artigo compõe-se por meio dos pensadores da educação e que contribuíram no processo filosófico educacional ao longo dos séculos. Na primeira parte apresentamos algumas definições do que é educação e a filosofia. A segunda parte vai nos trazer quem são os filósofos da educação com o objetivo de conhecer e citar algumas das frases que influenciaram ao longo do tempo. Para isso, foi necessário utilizarmos como metodologia, a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa baseada em Ludke & André, (1986) e Meihy& Holanda (2007), com práticas de leitura e construção textual coletiva que tiveram como embasamentos teóricos: Abbagnano (2007); Agostinho (2002); Arendt (1954); Arce (2013); Briza (2005); Cerisara (1990); Coll (1994); Comênio (1976); Comte (2003); Durkheim (2011); Faria (1975); Florestan (1975); Freinet (1969); Freire (2001); Gardner (1995); Gramsci (1968); Herbart (2003); Hernández (2000); Keim (2010); Mandela (1993); Manacorda (2007); Mello (2007); Neves (2006); Nietzsche (2008); Nóvoa (1991); Perrenoud (2000); Piaget (1964); Rousseau (1762); Roterdã (1978); Sakamoto (2012); Soétard (1994); Stenhouse (1975); Teixeira (2000); Todorov (2009) e Veiga- Neto (2005).[...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-04-10T13:29:20Z
2019-04-10T13:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDENBURG, Cristine; MOTA, Bruna Germana Nunes; SANTANA, José Rogério. Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos. IN: VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes; BRANDENBURG, Cristine (orgs.). Filosofia, cultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 159-175.
978-85-7282-616-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40730
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000005sbv
identifier_str_mv BRANDENBURG, Cristine; MOTA, Bruna Germana Nunes; SANTANA, José Rogério. Educação e seus pensadores: uma revisão sobre a evolução entre os séculos. IN: VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes; BRANDENBURG, Cristine (orgs.). Filosofia, cultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 159-175.
978-85-7282-616-8
ark:/83112/0013000005sbv
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373714740248576