Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Argus Vasconcelos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo, Hélio Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60893
Resumo: É objetivo do presente trabalho analisar o papel da disciplina Biologia Educacional no processo de medicalização do espaço escolar no Brasil na primeira metade do século XX. Através de uma revisão de literatura e da análise de livros de Biologia Educacional, analisamos sua aplicação como instrumento do programa higiênico-eugenistas do final do século XIX e início do século XX. A Biologia Educacional teve o ápice de sua implementação nos cursos de magistério durante o Governo Vargas e a ditadura do Estado Novo nos anos 30. Entretanto, a Biologia Educacional teve aplicação educativa até os anos 80 do século passado e se constituiu num instrumento de viés ideológico higienista/eugenista na educação brasileira.
id UFC-7_642e14d4d8ae36f93d2fa2c2aa8eb1a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/60893
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no BrasilBiología educacional, eugenesia e higienismo: el proceso de medicalización del espacio de enseñanza en BrasilBiologia educacionalHigienismo/eugenismoMedicalizaçãoÉ objetivo do presente trabalho analisar o papel da disciplina Biologia Educacional no processo de medicalização do espaço escolar no Brasil na primeira metade do século XX. Através de uma revisão de literatura e da análise de livros de Biologia Educacional, analisamos sua aplicação como instrumento do programa higiênico-eugenistas do final do século XIX e início do século XX. A Biologia Educacional teve o ápice de sua implementação nos cursos de magistério durante o Governo Vargas e a ditadura do Estado Novo nos anos 30. Entretanto, a Biologia Educacional teve aplicação educativa até os anos 80 do século passado e se constituiu num instrumento de viés ideológico higienista/eugenista na educação brasileira.El objetivo de este trabajo es analizar el papel de la disciplina Biología Educativa en el proceso de medicalización del espacio escolar en Brasil en la primera mitad del siglo XX. A través de una revisión bibliográfica y análisis de libros de Biología Educativa, analizamos su aplicación como instrumento del programa higiénico-eugenista de finales del siglo XIX y principios del XX. La Biología de la Educación alcanzó su punto máximo en su implementación en los cursos de enseñanza durante el Gobierno de Vargas y la dictadura del Estado Novo en la década de 1930. Sin embargo, la Biología de la Educación tuvo una aplicación educativa hasta la década de 1980 y fue un instrumento de sesgo ideológico. higienista / eugenista en la educación brasileña.Revista Eletrônica Arma da Crítica2021-10-05T14:48:00Z2021-10-05T14:48:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, Argus Vasconcelos de; MELO, Hélio Fernandes de. Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n.13 p. 153-177, maio 2020.1984-4735 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60893Almeida, Argus Vasconcelos deMelo, Hélio Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:18:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60893Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:16.218586Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil
Biología educacional, eugenesia e higienismo: el proceso de medicalización del espacio de enseñanza en Brasil
title Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil
spellingShingle Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil
Almeida, Argus Vasconcelos de
Biologia educacional
Higienismo/eugenismo
Medicalização
title_short Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil
title_full Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil
title_fullStr Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil
title_full_unstemmed Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil
title_sort Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil
author Almeida, Argus Vasconcelos de
author_facet Almeida, Argus Vasconcelos de
Melo, Hélio Fernandes de
author_role author
author2 Melo, Hélio Fernandes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Argus Vasconcelos de
Melo, Hélio Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia educacional
Higienismo/eugenismo
Medicalização
topic Biologia educacional
Higienismo/eugenismo
Medicalização
description É objetivo do presente trabalho analisar o papel da disciplina Biologia Educacional no processo de medicalização do espaço escolar no Brasil na primeira metade do século XX. Através de uma revisão de literatura e da análise de livros de Biologia Educacional, analisamos sua aplicação como instrumento do programa higiênico-eugenistas do final do século XIX e início do século XX. A Biologia Educacional teve o ápice de sua implementação nos cursos de magistério durante o Governo Vargas e a ditadura do Estado Novo nos anos 30. Entretanto, a Biologia Educacional teve aplicação educativa até os anos 80 do século passado e se constituiu num instrumento de viés ideológico higienista/eugenista na educação brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-10-05T14:48:00Z
2021-10-05T14:48:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Argus Vasconcelos de; MELO, Hélio Fernandes de. Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n.13 p. 153-177, maio 2020.
1984-4735 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60893
identifier_str_mv ALMEIDA, Argus Vasconcelos de; MELO, Hélio Fernandes de. Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n.13 p. 153-177, maio 2020.
1984-4735 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028803672276992