Promoção da saúde de gestantes e puérperas sobre disfunção do assoalho pélvico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Vielceketlin Franco
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Thamires Souza do, Rebouças, Rebeca Nogueira, Bezerra, Karine de Castro, Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62336
Resumo: INTRODUÇÃO: As Disfunções do Assoalho Pélvico (DAPs) ocorrem quando os músculos pélvicos enfraquecem ou estão lesionados ocasionando a perda total ou parcial de sua função. As DAPs possuem grande ligação com a gravidez e puerpério, sendo necessária a existência de estratégias educativas que sensibilizem para essas temáticas. OBJETIVO: Descrever uma intervenção educativa com grávidas e puérperas sobre DAPs. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre uma intervenção educativa realizada por acadêmicas de enfermagem no alojamento conjunto de um hospital terciário público e de uma maternidade escola de Fortaleza. A intervenção foi composta de duas fases: entrevista individual e jogo educativo no estilo perguntas e respostas. Na entrevista buscou-se identificar a presença de fatores de risco para DAPs. Na segunda fase, cada participante recebeu uma placa com um lado verde (verdadeiro) e um lado vermelho (falso). À medida que as perguntas eram feitas, as participantes mostravam o lado da placa correspondente à sua resposta. Foram respeitados os aspectos éticos, o trabalho foi aprovado no comitê de ética e pesquisa sob protocolo 751.351. PARCERIA/FINANCIAMENTO: Ausente. RESULTADOS: Participaram na intervenção 76 mulheres. Foram 10 perguntas que abordava os temas: incontinências urinária e fecal, constipação e prolapso de órgão pélvicos. Percebeu-se que as mulheres desconheciam a relação existente entre DAP e gravidez, bem como, também achavam que as DAPs eram comuns do envelhecimento. Na fase dois, foram desconstruídos conhecimentos errôneos e construídos novos, sobre: sinais e sintomas, tratamento e locais de atendimento. CONCLUSÂO: A atividade de Educação em Saúde é uma experiência transformadora e essencial para a informação sobre DAPs e, também, para a desconstrução dos mitos existentes. Com a atividade percebe-se a necessidade de mais atividades educativas sobre o tema com grávidas e puérperas pelos enfermeiros e acadêmicos de enfermagem.
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