Promoção da saúde de gestantes e puérperas sobre disfunção do assoalho pélvico
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62336 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: As Disfunções do Assoalho Pélvico (DAPs) ocorrem quando os músculos pélvicos enfraquecem ou estão lesionados ocasionando a perda total ou parcial de sua função. As DAPs possuem grande ligação com a gravidez e puerpério, sendo necessária a existência de estratégias educativas que sensibilizem para essas temáticas. OBJETIVO: Descrever uma intervenção educativa com grávidas e puérperas sobre DAPs. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre uma intervenção educativa realizada por acadêmicas de enfermagem no alojamento conjunto de um hospital terciário público e de uma maternidade escola de Fortaleza. A intervenção foi composta de duas fases: entrevista individual e jogo educativo no estilo perguntas e respostas. Na entrevista buscou-se identificar a presença de fatores de risco para DAPs. Na segunda fase, cada participante recebeu uma placa com um lado verde (verdadeiro) e um lado vermelho (falso). À medida que as perguntas eram feitas, as participantes mostravam o lado da placa correspondente à sua resposta. Foram respeitados os aspectos éticos, o trabalho foi aprovado no comitê de ética e pesquisa sob protocolo 751.351. PARCERIA/FINANCIAMENTO: Ausente. RESULTADOS: Participaram na intervenção 76 mulheres. Foram 10 perguntas que abordava os temas: incontinências urinária e fecal, constipação e prolapso de órgão pélvicos. Percebeu-se que as mulheres desconheciam a relação existente entre DAP e gravidez, bem como, também achavam que as DAPs eram comuns do envelhecimento. Na fase dois, foram desconstruídos conhecimentos errôneos e construídos novos, sobre: sinais e sintomas, tratamento e locais de atendimento. CONCLUSÂO: A atividade de Educação em Saúde é uma experiência transformadora e essencial para a informação sobre DAPs e, também, para a desconstrução dos mitos existentes. Com a atividade percebe-se a necessidade de mais atividades educativas sobre o tema com grávidas e puérperas pelos enfermeiros e acadêmicos de enfermagem. |
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Promoção da saúde de gestantes e puérperas sobre disfunção do assoalho pélvicoAssoalho pélvico - Doenças - PrevençãoAssoalho pélvico - Cuidado e higieneGestantes - Saúde e higieneEducação em saúdePromoção da saúdeINTRODUÇÃO: As Disfunções do Assoalho Pélvico (DAPs) ocorrem quando os músculos pélvicos enfraquecem ou estão lesionados ocasionando a perda total ou parcial de sua função. As DAPs possuem grande ligação com a gravidez e puerpério, sendo necessária a existência de estratégias educativas que sensibilizem para essas temáticas. OBJETIVO: Descrever uma intervenção educativa com grávidas e puérperas sobre DAPs. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre uma intervenção educativa realizada por acadêmicas de enfermagem no alojamento conjunto de um hospital terciário público e de uma maternidade escola de Fortaleza. A intervenção foi composta de duas fases: entrevista individual e jogo educativo no estilo perguntas e respostas. Na entrevista buscou-se identificar a presença de fatores de risco para DAPs. Na segunda fase, cada participante recebeu uma placa com um lado verde (verdadeiro) e um lado vermelho (falso). À medida que as perguntas eram feitas, as participantes mostravam o lado da placa correspondente à sua resposta. Foram respeitados os aspectos éticos, o trabalho foi aprovado no comitê de ética e pesquisa sob protocolo 751.351. PARCERIA/FINANCIAMENTO: Ausente. RESULTADOS: Participaram na intervenção 76 mulheres. Foram 10 perguntas que abordava os temas: incontinências urinária e fecal, constipação e prolapso de órgão pélvicos. Percebeu-se que as mulheres desconheciam a relação existente entre DAP e gravidez, bem como, também achavam que as DAPs eram comuns do envelhecimento. Na fase dois, foram desconstruídos conhecimentos errôneos e construídos novos, sobre: sinais e sintomas, tratamento e locais de atendimento. CONCLUSÂO: A atividade de Educação em Saúde é uma experiência transformadora e essencial para a informação sobre DAPs e, também, para a desconstrução dos mitos existentes. Com a atividade percebe-se a necessidade de mais atividades educativas sobre o tema com grávidas e puérperas pelos enfermeiros e acadêmicos de enfermagem.Universidade Federal do Ceará2021-11-22T18:22:59Z2021-11-22T18:22:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVIANA, Vielceketlin Franco; NASCIMENTO, Thamires Souza do; REBOUÇAS, Rebeca Nogueira; BEZERRA, Karine de Castro; VASCONCELOS, Camila Teixeira Moreira. Promoção da saúde de gestantes e puérperas sobre disfunção do assoalho pélvico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62336Viana, Vielceketlin FrancoNascimento, Thamires Souza doRebouças, Rebeca NogueiraBezerra, Karine de CastroVasconcelos, Camila Teixeira Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:19:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62336Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:56.729926Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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