Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624 |
Resumo: | MOTIVAÇAO À PRATICA DA NATAÇÃO EM ALUNOS DO PROGRAMA ESPORTE EDUCACIONAL, INCLUSAO E QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Amanda Taiane Correia de Oliveira(072.236.443.11) Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 INTRODUÇAO: motivação é um termo que alcança qualquer comportamento que se dirija a um objetivo; inicia-se com um motivo e provoca uma ação focada para a realização de metas específicas. (CAMPOS, 2011). A motivação de um aluno em uma modalidade esportiva é importante para designar sua permanecia ou afastamento de tal. Vários aspectos estão relacionados com o motivo que leva o indivíduo a permanecer em uma modalidade esportiva, são eles a saúde, a socialização, a competitividade, o prazer e tantos outros. OBJETIVO: avaliar os fatores motivacionais dos alunos na pratica de natação. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída de maneira não aleatória. Participaram 19 indivíduos que fazem parte do programa de extensão na modalidade natação, com idade entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado inventario de motivação a pratica regular de atividade física (IMPRAF-54), que classifica os fatores motivacionais em seis dimensões: controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. RESULTADOS: a saúde é o fator que mais motiva os alunos a pratica de natação com 18% das respostas, seguido de prazer em segundo lugar com 17%, terceiro a estética com 17%, quarto a sociabilidade com 16 % quinto lugar competitividade com 16%, finalmente o controle de estresse com 16%. CONCLUSÃO: é necessário direcionar as aulas para a promoção da saúde além de mostrar de uma forma mais efetiva os outros benefícios da pratica de natação. Sugere-se que mais estudos com outras variáveis para aprimorar as estratégias metodológicas. |
id |
UFC-7_6479dde72c8b6019b94b159b8609141d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/63624 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e AdolescentesNataçãoEsportes - Aspectos psicológicosEsportes para criançasMOTIVAÇAO À PRATICA DA NATAÇÃO EM ALUNOS DO PROGRAMA ESPORTE EDUCACIONAL, INCLUSAO E QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Amanda Taiane Correia de Oliveira(072.236.443.11) Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 INTRODUÇAO: motivação é um termo que alcança qualquer comportamento que se dirija a um objetivo; inicia-se com um motivo e provoca uma ação focada para a realização de metas específicas. (CAMPOS, 2011). A motivação de um aluno em uma modalidade esportiva é importante para designar sua permanecia ou afastamento de tal. Vários aspectos estão relacionados com o motivo que leva o indivíduo a permanecer em uma modalidade esportiva, são eles a saúde, a socialização, a competitividade, o prazer e tantos outros. OBJETIVO: avaliar os fatores motivacionais dos alunos na pratica de natação. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída de maneira não aleatória. Participaram 19 indivíduos que fazem parte do programa de extensão na modalidade natação, com idade entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado inventario de motivação a pratica regular de atividade física (IMPRAF-54), que classifica os fatores motivacionais em seis dimensões: controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. RESULTADOS: a saúde é o fator que mais motiva os alunos a pratica de natação com 18% das respostas, seguido de prazer em segundo lugar com 17%, terceiro a estética com 17%, quarto a sociabilidade com 16 % quinto lugar competitividade com 16%, finalmente o controle de estresse com 16%. CONCLUSÃO: é necessário direcionar as aulas para a promoção da saúde além de mostrar de uma forma mais efetiva os outros benefícios da pratica de natação. Sugere-se que mais estudos com outras variáveis para aprimorar as estratégias metodológicas.Universidade Federal do Ceará2022-01-20T19:47:03Z2022-01-20T19:47:03Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; SILVA, Yara Luiza Freitas; QUEIROZ, Gabriela Ferreira de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5262, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624Oliveira, Amanda Taiane Correia deSilva, Yara Luiza FreitasQueiroz, Gabriela Ferreira deGonzalez, Ricardo Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:15:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63624Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:51.044005Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes |
title |
Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes |
spellingShingle |
Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes Oliveira, Amanda Taiane Correia de Natação Esportes - Aspectos psicológicos Esportes para crianças |
title_short |
Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes |
title_full |
Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes |
title_fullStr |
Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes |
title_full_unstemmed |
Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes |
title_sort |
Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes |
author |
Oliveira, Amanda Taiane Correia de |
author_facet |
Oliveira, Amanda Taiane Correia de Silva, Yara Luiza Freitas Queiroz, Gabriela Ferreira de Gonzalez, Ricardo Hugo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Yara Luiza Freitas Queiroz, Gabriela Ferreira de Gonzalez, Ricardo Hugo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Amanda Taiane Correia de Silva, Yara Luiza Freitas Queiroz, Gabriela Ferreira de Gonzalez, Ricardo Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natação Esportes - Aspectos psicológicos Esportes para crianças |
topic |
Natação Esportes - Aspectos psicológicos Esportes para crianças |
description |
MOTIVAÇAO À PRATICA DA NATAÇÃO EM ALUNOS DO PROGRAMA ESPORTE EDUCACIONAL, INCLUSAO E QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Amanda Taiane Correia de Oliveira(072.236.443.11) Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 INTRODUÇAO: motivação é um termo que alcança qualquer comportamento que se dirija a um objetivo; inicia-se com um motivo e provoca uma ação focada para a realização de metas específicas. (CAMPOS, 2011). A motivação de um aluno em uma modalidade esportiva é importante para designar sua permanecia ou afastamento de tal. Vários aspectos estão relacionados com o motivo que leva o indivíduo a permanecer em uma modalidade esportiva, são eles a saúde, a socialização, a competitividade, o prazer e tantos outros. OBJETIVO: avaliar os fatores motivacionais dos alunos na pratica de natação. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída de maneira não aleatória. Participaram 19 indivíduos que fazem parte do programa de extensão na modalidade natação, com idade entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado inventario de motivação a pratica regular de atividade física (IMPRAF-54), que classifica os fatores motivacionais em seis dimensões: controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. RESULTADOS: a saúde é o fator que mais motiva os alunos a pratica de natação com 18% das respostas, seguido de prazer em segundo lugar com 17%, terceiro a estética com 17%, quarto a sociabilidade com 16 % quinto lugar competitividade com 16%, finalmente o controle de estresse com 16%. CONCLUSÃO: é necessário direcionar as aulas para a promoção da saúde além de mostrar de uma forma mais efetiva os outros benefícios da pratica de natação. Sugere-se que mais estudos com outras variáveis para aprimorar as estratégias metodológicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-01-20T19:47:03Z 2022-01-20T19:47:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; SILVA, Yara Luiza Freitas; QUEIROZ, Gabriela Ferreira de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5262, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; SILVA, Yara Luiza Freitas; QUEIROZ, Gabriela Ferreira de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5262, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028883821232128 |