Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Taiane Correia de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Yara Luiza Freitas, Queiroz, Gabriela Ferreira de, Gonzalez, Ricardo Hugo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624
Resumo: MOTIVAÇAO À PRATICA DA NATAÇÃO EM ALUNOS DO PROGRAMA ESPORTE EDUCACIONAL, INCLUSAO E QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Amanda Taiane Correia de Oliveira(072.236.443.11) Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 INTRODUÇAO: motivação é um termo que alcança qualquer comportamento que se dirija a um objetivo; inicia-se com um motivo e provoca uma ação focada para a realização de metas específicas. (CAMPOS, 2011). A motivação de um aluno em uma modalidade esportiva é importante para designar sua permanecia ou afastamento de tal. Vários aspectos estão relacionados com o motivo que leva o indivíduo a permanecer em uma modalidade esportiva, são eles a saúde, a socialização, a competitividade, o prazer e tantos outros. OBJETIVO: avaliar os fatores motivacionais dos alunos na pratica de natação. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída de maneira não aleatória. Participaram 19 indivíduos que fazem parte do programa de extensão na modalidade natação, com idade entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado inventario de motivação a pratica regular de atividade física (IMPRAF-54), que classifica os fatores motivacionais em seis dimensões: controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. RESULTADOS: a saúde é o fator que mais motiva os alunos a pratica de natação com 18% das respostas, seguido de prazer em segundo lugar com 17%, terceiro a estética com 17%, quarto a sociabilidade com 16 % quinto lugar competitividade com 16%, finalmente o controle de estresse com 16%. CONCLUSÃO: é necessário direcionar as aulas para a promoção da saúde além de mostrar de uma forma mais efetiva os outros benefícios da pratica de natação. Sugere-se que mais estudos com outras variáveis para aprimorar as estratégias metodológicas.
id UFC-7_6479dde72c8b6019b94b159b8609141d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63624
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e AdolescentesNataçãoEsportes - Aspectos psicológicosEsportes para criançasMOTIVAÇAO À PRATICA DA NATAÇÃO EM ALUNOS DO PROGRAMA ESPORTE EDUCACIONAL, INCLUSAO E QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Amanda Taiane Correia de Oliveira(072.236.443.11) Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 INTRODUÇAO: motivação é um termo que alcança qualquer comportamento que se dirija a um objetivo; inicia-se com um motivo e provoca uma ação focada para a realização de metas específicas. (CAMPOS, 2011). A motivação de um aluno em uma modalidade esportiva é importante para designar sua permanecia ou afastamento de tal. Vários aspectos estão relacionados com o motivo que leva o indivíduo a permanecer em uma modalidade esportiva, são eles a saúde, a socialização, a competitividade, o prazer e tantos outros. OBJETIVO: avaliar os fatores motivacionais dos alunos na pratica de natação. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída de maneira não aleatória. Participaram 19 indivíduos que fazem parte do programa de extensão na modalidade natação, com idade entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado inventario de motivação a pratica regular de atividade física (IMPRAF-54), que classifica os fatores motivacionais em seis dimensões: controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. RESULTADOS: a saúde é o fator que mais motiva os alunos a pratica de natação com 18% das respostas, seguido de prazer em segundo lugar com 17%, terceiro a estética com 17%, quarto a sociabilidade com 16 % quinto lugar competitividade com 16%, finalmente o controle de estresse com 16%. CONCLUSÃO: é necessário direcionar as aulas para a promoção da saúde além de mostrar de uma forma mais efetiva os outros benefícios da pratica de natação. Sugere-se que mais estudos com outras variáveis para aprimorar as estratégias metodológicas.Universidade Federal do Ceará2022-01-20T19:47:03Z2022-01-20T19:47:03Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; SILVA, Yara Luiza Freitas; QUEIROZ, Gabriela Ferreira de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5262, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624Oliveira, Amanda Taiane Correia deSilva, Yara Luiza FreitasQueiroz, Gabriela Ferreira deGonzalez, Ricardo Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:15:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63624Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:51.044005Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes
title Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes
spellingShingle Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes
Oliveira, Amanda Taiane Correia de
Natação
Esportes - Aspectos psicológicos
Esportes para crianças
title_short Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes
title_full Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes
title_fullStr Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes
title_full_unstemmed Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes
title_sort Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes
author Oliveira, Amanda Taiane Correia de
author_facet Oliveira, Amanda Taiane Correia de
Silva, Yara Luiza Freitas
Queiroz, Gabriela Ferreira de
Gonzalez, Ricardo Hugo
author_role author
author2 Silva, Yara Luiza Freitas
Queiroz, Gabriela Ferreira de
Gonzalez, Ricardo Hugo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda Taiane Correia de
Silva, Yara Luiza Freitas
Queiroz, Gabriela Ferreira de
Gonzalez, Ricardo Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Esportes - Aspectos psicológicos
Esportes para crianças
topic Natação
Esportes - Aspectos psicológicos
Esportes para crianças
description MOTIVAÇAO À PRATICA DA NATAÇÃO EM ALUNOS DO PROGRAMA ESPORTE EDUCACIONAL, INCLUSAO E QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Amanda Taiane Correia de Oliveira(072.236.443.11) Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 INTRODUÇAO: motivação é um termo que alcança qualquer comportamento que se dirija a um objetivo; inicia-se com um motivo e provoca uma ação focada para a realização de metas específicas. (CAMPOS, 2011). A motivação de um aluno em uma modalidade esportiva é importante para designar sua permanecia ou afastamento de tal. Vários aspectos estão relacionados com o motivo que leva o indivíduo a permanecer em uma modalidade esportiva, são eles a saúde, a socialização, a competitividade, o prazer e tantos outros. OBJETIVO: avaliar os fatores motivacionais dos alunos na pratica de natação. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída de maneira não aleatória. Participaram 19 indivíduos que fazem parte do programa de extensão na modalidade natação, com idade entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado inventario de motivação a pratica regular de atividade física (IMPRAF-54), que classifica os fatores motivacionais em seis dimensões: controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. RESULTADOS: a saúde é o fator que mais motiva os alunos a pratica de natação com 18% das respostas, seguido de prazer em segundo lugar com 17%, terceiro a estética com 17%, quarto a sociabilidade com 16 % quinto lugar competitividade com 16%, finalmente o controle de estresse com 16%. CONCLUSÃO: é necessário direcionar as aulas para a promoção da saúde além de mostrar de uma forma mais efetiva os outros benefícios da pratica de natação. Sugere-se que mais estudos com outras variáveis para aprimorar as estratégias metodológicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-01-20T19:47:03Z
2022-01-20T19:47:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; SILVA, Yara Luiza Freitas; QUEIROZ, Gabriela Ferreira de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5262, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624
identifier_str_mv OLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; SILVA, Yara Luiza Freitas; QUEIROZ, Gabriela Ferreira de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5262, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028883821232128