Entre o Brasil e a Catalunha: trajetória de consagração e de distinção do artista plástico Otto Cavalcanti (1930-2019)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71379 |
Resumo: | Na presente Dissertação examinou-se a trajetória de consagração e de distinção do artista plástico Otto Cavalcanti (1930-2019), a partir da contribuição teórica de Pierre Bourdieu, problematizando neste estudo os pontos que permitem a discussão sobre a autonomia relativa dos campos, seus mecanismos de consagração e delimitação das regras em torno da Arte. Foi pesquisado o espaço social da arte na Catalunha-Espanha e em Fortaleza-Ceará, no qual ele firmou-se profissionalmente, a fim de entender a lógica que facilitou a sua entrada e equilíbrio no mercado pictórico e a reprodução dos valores em torno da “marca pessoal”, voltando ao nordeste brasileiro para manter diálogo com a memória afetiva do lugar social do artista. Como resultado inferiu-se que a ideia de subordinação estrutural está direta ou indiretamente presente nas ligações duradouras de domínio, através das distintas maneiras de sujeição do produtor cultural inerentes ao vínculo com os campos de poder. Otto Cavalcanti consagrou-se retratando personalidades de prestígio reconhecido, mesclando o seu “estilo único” com o imaginário individual dos seus primeiros anos de vida no sertão nordestino. Estes aspectos são os mesmos que exercem sobre a obra e a pessoa do artista a economia da consagração e a crença nos seus valores. Os objetivos que orientaram esta pesquisa tencionaram entender e explicar o campo artístico que legitimou o trabalho do artista plástico hispano-brasileiro. A metodologia utilizada baseou-se em um estudo de Trajetória, distanciando-se da “ilusão biográfica” ao confrontar o discurso dos agentes com as fontes documentais levantadas, tendo por propósito geral investigar as instâncias de consagração, bem como as relações de força caracterizadas pelas posições e disposições do campo. Conclui-se que esta experiência estética permeada por disparidades e aproximações, esteve ligada aos sujeitos situados nos contextos histórico, econômico e social particular e desencadeou variadas maneiras de pensar, agir e sentir os problemas que habitam a esfera de alcance da Sociologia da Cultura. |
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Entre o Brasil e a Catalunha: trajetória de consagração e de distinção do artista plástico Otto Cavalcanti (1930-2019)Sociologia da culturaConsagraçãoLegitimidadeCampo artísticoTrajetóriaNa presente Dissertação examinou-se a trajetória de consagração e de distinção do artista plástico Otto Cavalcanti (1930-2019), a partir da contribuição teórica de Pierre Bourdieu, problematizando neste estudo os pontos que permitem a discussão sobre a autonomia relativa dos campos, seus mecanismos de consagração e delimitação das regras em torno da Arte. Foi pesquisado o espaço social da arte na Catalunha-Espanha e em Fortaleza-Ceará, no qual ele firmou-se profissionalmente, a fim de entender a lógica que facilitou a sua entrada e equilíbrio no mercado pictórico e a reprodução dos valores em torno da “marca pessoal”, voltando ao nordeste brasileiro para manter diálogo com a memória afetiva do lugar social do artista. Como resultado inferiu-se que a ideia de subordinação estrutural está direta ou indiretamente presente nas ligações duradouras de domínio, através das distintas maneiras de sujeição do produtor cultural inerentes ao vínculo com os campos de poder. Otto Cavalcanti consagrou-se retratando personalidades de prestígio reconhecido, mesclando o seu “estilo único” com o imaginário individual dos seus primeiros anos de vida no sertão nordestino. Estes aspectos são os mesmos que exercem sobre a obra e a pessoa do artista a economia da consagração e a crença nos seus valores. Os objetivos que orientaram esta pesquisa tencionaram entender e explicar o campo artístico que legitimou o trabalho do artista plástico hispano-brasileiro. A metodologia utilizada baseou-se em um estudo de Trajetória, distanciando-se da “ilusão biográfica” ao confrontar o discurso dos agentes com as fontes documentais levantadas, tendo por propósito geral investigar as instâncias de consagração, bem como as relações de força caracterizadas pelas posições e disposições do campo. Conclui-se que esta experiência estética permeada por disparidades e aproximações, esteve ligada aos sujeitos situados nos contextos histórico, econômico e social particular e desencadeou variadas maneiras de pensar, agir e sentir os problemas que habitam a esfera de alcance da Sociologia da Cultura.Dans la présente thèse, le voyage de consécration et de distinction de l'artiste plasticien Otto Cavalcanti (1930-2019) a été examiné, sur la base de l'apport théorique de Pierre Bourdieu, en problématisant dans cette étude les points qui permettent une discussion sur l'autonomie relative de la domaines, leurs mécanismes de consécration et de délimitation des règles autour de l'Art. Faith a recherché l'espace social de l'art en Catalogne-Espagne et à Fortaleza-Ceará, dans lesquels il s'est établi professionnellement, afin de comprendre une logique qui a facilité son entrée et son équilibre sur le marché pictural et la reproduction de valeurs autour de "marque personnelle". », revenant au nord-est brésilien pour entretenir le dialogue avec la mémoire affective du lieu social de l'artiste. De ce fait, il a été déduit que l'idée de subordination structurelle, qu'elle soit directe ou passive, est présente dans les liens durables de domaine, à travers les différentes modalités d'assujettissement du producteur culturel inhérentes au lien avec les champs de pouvoir. Otto Cavalcanti est devenu célèbre en incarnant des personnalités prestigieuses, mêlant son "style unique" à l'imagerie individuelle de ses premières années dans l'arrière-pays du nord-est. Ces aspects sont les mêmes que l'exécution sobre à la fois de l'œuvre et de la personne de l'artiste, l'économie de la consécration et la croyance en ses valeurs. Les objectifs qui ont guidé cette recherche visaient à écouter et expliquer le champ artistique qui légitime le travail de l'artiste plasticien hispano-brésilien. La méthodologie utilisée s'est appuyée sur une étude de Trajectoire, prenant ses distances avec « l'illusion biographique » en confrontant le discours des agents aux sources documentaires soulevées, dans le but général d'enquêter sur les instances de consécration, ainsi que sur les relations de pouvoir identifiées. par les positions et les dispositions sur le terrain. Je conclus que cette expérience esthétique, imprégnée de disparités et d'approximations, était liée à des sujets situés dans des contextes historiques, économiques et sociaux particuliers et a déclenché différentes manières de penser, d'agir et de ressentir nos problèmes qui habitent le champ de la sociologie de la culture.Lima, Mariana Mont’Alverne BarretoBraga, Francisca Diulyanne de Alencar Silva2023-03-22T12:34:05Z2023-03-22T12:34:05Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAGA, Francisca Diulyanne de Alencar Silva. Entre o Brasil e a Catalunha: trajetória de consagração e de distinção do artista plástico Otto Braga Cavalcanti (1930-2019). Orientadora: Mariana Mont’Alverne Barreto Lima. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71379porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-22T12:36:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/71379Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:57.737240Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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