As influências do PIBID para a formação inicial de docência de licenciandos bolsistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Janaina Luiza Moreira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000026n50
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29051
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar se/como o PIBID pode contribuir para a formação inicial de docência de bolsistas da Universidade Federal do Ceará. Intenciona ainda averiguar se a inserção desses bolsistas nas escolas públicas pode estreitar a relação teoria-prática. Analisar também se/como o PIBID pode ajudar na tomada de decisão de seguir ou não a carreira docente. O estudo baseou-se no referencial teórico de autores que discorrem sobre a formação docente: Tardif (2002); Gatti (2010 e 2011); Veiga (2014); Perrenoud (2002); Nóvoa (1997) e Pimenta (2002), além de estudos (Castro et al, 2012; Gomes e Felício, 2012) sobre o histórico e a importância do PIBID e documentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia de abordagem qualitativa implicou na aplicação de entrevistas semi-estruturadas com os bolsistas participantes do PIBID de uma das escolas públicas parceiras da UFC. Participaram da pesquisa cinco estudantes, sendo quatro do curso de Pedagogia, um do curso de Letras e um do curso de Geografia. A análise dos dados realizou-se com base em três categorias temáticas: Conhecimento e Prática Docente, Conhecimento e Formação Profissional e Categoria de atitudes. Os dados indicaram que o PIBID contribui de forma significativa para a formação inicial de docência dos licenciandos bolsistas, e oportuniza amadurecimento profissional e acadêmico. Os participantes também revelaram que o PIBID oportuniza experiências concretas próprias do ofício docente; além do estabelecimento da relação teoria-prática e o fortalecimento da identidade docente. Os participantes revelaram ainda que este programa valoriza a docência, na medida em que pode contribuir para a atratividade da carreira docente e ajudar na tomada de posição de seguir esta profissão. Conclui-se que o PIBID é uma importante política pública voltada à formação de professores, que contribui tanto para a melhoria da escola pública, quanto para a formação do professor, com impactos positivos na vida dos alunos da educação básica e dos bolsistas participantes.
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