Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1739 |
Resumo: | A educação é condição-chave para a consciência ambiental, ou seja, faz despertar nas pessoas a responsabilidade com a natureza e preocupação com novas relações comprometidas com o meio ambiente. Neste contexto, esta investigação se propôs realizar uma pesquisa-ação, na qual o enfermeiro insere-se na escola efetuando ações relacionadas à educação ambiental num espaço de debate e crescimento coletivo com adolescentes. Objetivou-se promover um espaço crítico-reflexivo acerca da saúde ambiental junto ao adolescente. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Escola de Ensino Fundamental Manoel Pereira de Brito, pertencente à rede municipal de ensino, com sede em Bolso, no Município de São Gonçalo do Amarante- Ceará, a qual localiza-se nas proximidades da proposta de implantação de uma usina termelétrica a carvão mineral. A população do estudo foi composta por um grupo com dezessete adolescentes. O período da investigação aconteceu de janeiro a setembro de 2009. Os instrumentos e procedimentos que foram utilizados foi observação, diário de campo, gravador e abordagem grupal. No primeiro encontro, foi utilizado o desenho estória com tema, tomando o seguinte eixo norteador: O que você entende como saúde ambiental? Logo depois, fora apresentado pelos participantes o relato da estória do desenho. No segundo encontro, foi solicitado aos jovens que tirassem fotografias da sua região adjacente para descobrirmos na percepção deles o que seria saúde ambiental para que, posteriormente, essas imagens fossem desencadeadoras da discussão, caracterizando-se como fichas de cultura. No terceiro encontro, foi elaborada letras de músicas, paródias ou poemas pelos alunos, sendo um produto das discussões no que se relaciona à saúde ambiental. O quarto encontro foi elaborado a partir da avaliação do terceiro, com a finalidade de formular no quinto encontro um folheto educativo. Então, foi proposta uma ação grupal de reflexão de itens importantes que deveriam estar presentes neste folheto educativo. E, por fim, o quinto encontro, que foi o seguimento do quarto, sendo um processo avaliativo final, no qual os adolescentes fizeram um folheto sobre saúde ambiental, contextualizado a comunidade local. A análise dos dados foi baseada nas práticas discursivas das narrativas realizadas pelos participantes. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará e aprovado na reunião do dia 19 de dezembro de 2008, número do protocolo 252/08. Nessa pesquisa-ação, constatou-se que o enfermeiro pode ser um educador ambiental, inserir-se nesse espaço para proporcionar aos grupos discussões contextualizadas à realidade deles, favorecendo reflexões sobre relações comprometidas com o socio-ambiental. Na pesquisa em enfermagem, é necessário utilizar diferentes métodos de coleta para explorar a técnica grupal, pois permite uma troca mútua pelo estabelecimento do diálogo. O cuidado de enfermagem na saúde ambiental é escasso, contudo, é uma área que precisa de intervenção, e o enfermeiro pode inserir-se por meio da promoção da saúde em prol do bem-estar ecológico e, consequentemente, humano. |
id |
UFC-7_67fe36642f01703c53af4b8b6242f2ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/1739 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiroEnvironmental education as space of nurse practiceEducação AmbientalEducação em SaúdeA educação é condição-chave para a consciência ambiental, ou seja, faz despertar nas pessoas a responsabilidade com a natureza e preocupação com novas relações comprometidas com o meio ambiente. Neste contexto, esta investigação se propôs realizar uma pesquisa-ação, na qual o enfermeiro insere-se na escola efetuando ações relacionadas à educação ambiental num espaço de debate e crescimento coletivo com adolescentes. Objetivou-se promover um espaço crítico-reflexivo acerca da saúde ambiental junto ao adolescente. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Escola de Ensino Fundamental Manoel Pereira de Brito, pertencente à rede municipal de ensino, com sede em Bolso, no Município de São Gonçalo do Amarante- Ceará, a qual localiza-se nas proximidades da proposta de implantação de uma usina termelétrica a carvão mineral. A população do estudo foi composta por um grupo com dezessete adolescentes. O período da investigação aconteceu de janeiro a setembro de 2009. Os instrumentos e procedimentos que foram utilizados foi observação, diário de campo, gravador e abordagem grupal. No primeiro encontro, foi utilizado o desenho estória com tema, tomando o seguinte eixo norteador: O que você entende como saúde ambiental? Logo depois, fora apresentado pelos participantes o relato da estória do desenho. No segundo encontro, foi solicitado aos jovens que tirassem fotografias da sua região adjacente para descobrirmos na percepção deles o que seria saúde ambiental para que, posteriormente, essas imagens fossem desencadeadoras da discussão, caracterizando-se como fichas de cultura. No terceiro encontro, foi elaborada letras de músicas, paródias ou poemas pelos alunos, sendo um produto das discussões no que se relaciona à saúde ambiental. O quarto encontro foi elaborado a partir da avaliação do terceiro, com a finalidade de formular no quinto encontro um folheto educativo. Então, foi proposta uma ação grupal de reflexão de itens importantes que deveriam estar presentes neste folheto educativo. E, por fim, o quinto encontro, que foi o seguimento do quarto, sendo um processo avaliativo final, no qual os adolescentes fizeram um folheto sobre saúde ambiental, contextualizado a comunidade local. A análise dos dados foi baseada nas práticas discursivas das narrativas realizadas pelos participantes. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará e aprovado na reunião do dia 19 de dezembro de 2008, número do protocolo 252/08. Nessa pesquisa-ação, constatou-se que o enfermeiro pode ser um educador ambiental, inserir-se nesse espaço para proporcionar aos grupos discussões contextualizadas à realidade deles, favorecendo reflexões sobre relações comprometidas com o socio-ambiental. Na pesquisa em enfermagem, é necessário utilizar diferentes métodos de coleta para explorar a técnica grupal, pois permite uma troca mútua pelo estabelecimento do diálogo. O cuidado de enfermagem na saúde ambiental é escasso, contudo, é uma área que precisa de intervenção, e o enfermeiro pode inserir-se por meio da promoção da saúde em prol do bem-estar ecológico e, consequentemente, humano.Alves, Maria Dalva SantosBeserra, Eveline Pinheiro2012-02-01T13:32:02Z2012-02-01T13:32:02Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBESERRA, E. P. Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2009.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1739porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-15T14:11:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/1739Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:08.586330Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro Environmental education as space of nurse practice |
title |
Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro |
spellingShingle |
Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro Beserra, Eveline Pinheiro Educação Ambiental Educação em Saúde |
title_short |
Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro |
title_full |
Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro |
title_fullStr |
Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro |
title_sort |
Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro |
author |
Beserra, Eveline Pinheiro |
author_facet |
Beserra, Eveline Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Maria Dalva Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beserra, Eveline Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Educação em Saúde |
topic |
Educação Ambiental Educação em Saúde |
description |
A educação é condição-chave para a consciência ambiental, ou seja, faz despertar nas pessoas a responsabilidade com a natureza e preocupação com novas relações comprometidas com o meio ambiente. Neste contexto, esta investigação se propôs realizar uma pesquisa-ação, na qual o enfermeiro insere-se na escola efetuando ações relacionadas à educação ambiental num espaço de debate e crescimento coletivo com adolescentes. Objetivou-se promover um espaço crítico-reflexivo acerca da saúde ambiental junto ao adolescente. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Escola de Ensino Fundamental Manoel Pereira de Brito, pertencente à rede municipal de ensino, com sede em Bolso, no Município de São Gonçalo do Amarante- Ceará, a qual localiza-se nas proximidades da proposta de implantação de uma usina termelétrica a carvão mineral. A população do estudo foi composta por um grupo com dezessete adolescentes. O período da investigação aconteceu de janeiro a setembro de 2009. Os instrumentos e procedimentos que foram utilizados foi observação, diário de campo, gravador e abordagem grupal. No primeiro encontro, foi utilizado o desenho estória com tema, tomando o seguinte eixo norteador: O que você entende como saúde ambiental? Logo depois, fora apresentado pelos participantes o relato da estória do desenho. No segundo encontro, foi solicitado aos jovens que tirassem fotografias da sua região adjacente para descobrirmos na percepção deles o que seria saúde ambiental para que, posteriormente, essas imagens fossem desencadeadoras da discussão, caracterizando-se como fichas de cultura. No terceiro encontro, foi elaborada letras de músicas, paródias ou poemas pelos alunos, sendo um produto das discussões no que se relaciona à saúde ambiental. O quarto encontro foi elaborado a partir da avaliação do terceiro, com a finalidade de formular no quinto encontro um folheto educativo. Então, foi proposta uma ação grupal de reflexão de itens importantes que deveriam estar presentes neste folheto educativo. E, por fim, o quinto encontro, que foi o seguimento do quarto, sendo um processo avaliativo final, no qual os adolescentes fizeram um folheto sobre saúde ambiental, contextualizado a comunidade local. A análise dos dados foi baseada nas práticas discursivas das narrativas realizadas pelos participantes. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará e aprovado na reunião do dia 19 de dezembro de 2008, número do protocolo 252/08. Nessa pesquisa-ação, constatou-se que o enfermeiro pode ser um educador ambiental, inserir-se nesse espaço para proporcionar aos grupos discussões contextualizadas à realidade deles, favorecendo reflexões sobre relações comprometidas com o socio-ambiental. Na pesquisa em enfermagem, é necessário utilizar diferentes métodos de coleta para explorar a técnica grupal, pois permite uma troca mútua pelo estabelecimento do diálogo. O cuidado de enfermagem na saúde ambiental é escasso, contudo, é uma área que precisa de intervenção, e o enfermeiro pode inserir-se por meio da promoção da saúde em prol do bem-estar ecológico e, consequentemente, humano. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2012-02-01T13:32:02Z 2012-02-01T13:32:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BESERRA, E. P. Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1739 |
identifier_str_mv |
BESERRA, E. P. Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2009. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028718599208960 |