A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Ester Vieira de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46992
Resumo: Due to the influence of text books on the daily routine of Brazilian schools, there is an increase in the interest in explaining the theoretical presuppositions which guide their didactic-pedagogic proposals including the reading activities. My objective is to present an analysis of the reading conception in two text books: Português através de texto, v. 5 by Magda Soares and Análise, linguagem e pensamento, v.5, by Maria Fernandes Cócco and Marcos A Hailer. In spite of the theoretical differences that individualize them, there is in those books only one way to read the text. This way is due to the same reading conception and to the reading traps that are brought forward to the reader.
id UFC-7_681c7004fd3e19a6847d12d1d4963417
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46992
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A leitura no livro didático: a reiteração do mesmoLinguísticaLivros didáticosAvaliaçãoLeituraDue to the influence of text books on the daily routine of Brazilian schools, there is an increase in the interest in explaining the theoretical presuppositions which guide their didactic-pedagogic proposals including the reading activities. My objective is to present an analysis of the reading conception in two text books: Português através de texto, v. 5 by Magda Soares and Análise, linguagem e pensamento, v.5, by Maria Fernandes Cócco and Marcos A Hailer. In spite of the theoretical differences that individualize them, there is in those books only one way to read the text. This way is due to the same reading conception and to the reading traps that are brought forward to the reader.Devido à influência do livro didático no cotidiano da escola brasileira, cresce o interesse em explicar os pressupostos teóricos norteadores das propostas didático-pedagógicas desses manuais, dentre as quais as atividades de leitura. Objetivo apresentar uma análise da concepção de leitura em dois livros didáticos: Português através de texto, v. 5 de Magda Soares e Análise, linguagem e pensamento, v.5, de Maria Fernandes Cócco e Marcos A Hailer. Apesar das diferenças teóricas que os separam, há, nesses livros, uma maneira única de ler o texto, decorrente da mesma concepção de leitura e das armadilhas da leitura que se antecipa ao leitor.Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)2019-10-22T18:35:21Z2019-10-22T18:35:21Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Maria Ester Vieira de. A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.1517-7874http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46992Sousa, Maria Ester Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:55:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46992Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T17:55:55Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo
title A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo
spellingShingle A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo
Sousa, Maria Ester Vieira de
Linguística
Livros didáticos
Avaliação
Leitura
title_short A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo
title_full A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo
title_fullStr A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo
title_full_unstemmed A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo
title_sort A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo
author Sousa, Maria Ester Vieira de
author_facet Sousa, Maria Ester Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Ester Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Livros didáticos
Avaliação
Leitura
topic Linguística
Livros didáticos
Avaliação
Leitura
description Due to the influence of text books on the daily routine of Brazilian schools, there is an increase in the interest in explaining the theoretical presuppositions which guide their didactic-pedagogic proposals including the reading activities. My objective is to present an analysis of the reading conception in two text books: Português através de texto, v. 5 by Magda Soares and Análise, linguagem e pensamento, v.5, by Maria Fernandes Cócco and Marcos A Hailer. In spite of the theoretical differences that individualize them, there is in those books only one way to read the text. This way is due to the same reading conception and to the reading traps that are brought forward to the reader.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2019-10-22T18:35:21Z
2019-10-22T18:35:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Maria Ester Vieira de. A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.
1517-7874
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46992
identifier_str_mv SOUSA, Maria Ester Vieira de. A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.
1517-7874
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
publisher.none.fl_str_mv Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806732783058944