A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46992 |
Resumo: | Due to the influence of text books on the daily routine of Brazilian schools, there is an increase in the interest in explaining the theoretical presuppositions which guide their didactic-pedagogic proposals including the reading activities. My objective is to present an analysis of the reading conception in two text books: Português através de texto, v. 5 by Magda Soares and Análise, linguagem e pensamento, v.5, by Maria Fernandes Cócco and Marcos A Hailer. In spite of the theoretical differences that individualize them, there is in those books only one way to read the text. This way is due to the same reading conception and to the reading traps that are brought forward to the reader. |
id |
UFC-7_681c7004fd3e19a6847d12d1d4963417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46992 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura no livro didático: a reiteração do mesmoLinguísticaLivros didáticosAvaliaçãoLeituraDue to the influence of text books on the daily routine of Brazilian schools, there is an increase in the interest in explaining the theoretical presuppositions which guide their didactic-pedagogic proposals including the reading activities. My objective is to present an analysis of the reading conception in two text books: Português através de texto, v. 5 by Magda Soares and Análise, linguagem e pensamento, v.5, by Maria Fernandes Cócco and Marcos A Hailer. In spite of the theoretical differences that individualize them, there is in those books only one way to read the text. This way is due to the same reading conception and to the reading traps that are brought forward to the reader.Devido à influência do livro didático no cotidiano da escola brasileira, cresce o interesse em explicar os pressupostos teóricos norteadores das propostas didático-pedagógicas desses manuais, dentre as quais as atividades de leitura. Objetivo apresentar uma análise da concepção de leitura em dois livros didáticos: Português através de texto, v. 5 de Magda Soares e Análise, linguagem e pensamento, v.5, de Maria Fernandes Cócco e Marcos A Hailer. Apesar das diferenças teóricas que os separam, há, nesses livros, uma maneira única de ler o texto, decorrente da mesma concepção de leitura e das armadilhas da leitura que se antecipa ao leitor.Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)2019-10-22T18:35:21Z2019-10-22T18:35:21Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Maria Ester Vieira de. A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.1517-7874http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46992Sousa, Maria Ester Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:55:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46992Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T17:55:55Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo |
title |
A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo |
spellingShingle |
A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo Sousa, Maria Ester Vieira de Linguística Livros didáticos Avaliação Leitura |
title_short |
A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo |
title_full |
A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo |
title_fullStr |
A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo |
title_full_unstemmed |
A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo |
title_sort |
A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo |
author |
Sousa, Maria Ester Vieira de |
author_facet |
Sousa, Maria Ester Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Ester Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Livros didáticos Avaliação Leitura |
topic |
Linguística Livros didáticos Avaliação Leitura |
description |
Due to the influence of text books on the daily routine of Brazilian schools, there is an increase in the interest in explaining the theoretical presuppositions which guide their didactic-pedagogic proposals including the reading activities. My objective is to present an analysis of the reading conception in two text books: Português através de texto, v. 5 by Magda Soares and Análise, linguagem e pensamento, v.5, by Maria Fernandes Cócco and Marcos A Hailer. In spite of the theoretical differences that individualize them, there is in those books only one way to read the text. This way is due to the same reading conception and to the reading traps that are brought forward to the reader. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2019-10-22T18:35:21Z 2019-10-22T18:35:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Maria Ester Vieira de. A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002. 1517-7874 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46992 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Maria Ester Vieira de. A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002. 1517-7874 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806732783058944 |