Análise da alteração no valor limite do IRI na qualidade funcional de pistas de pouso e decolagem de aeroportos brasileiros
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56414 |
Resumo: | The longitudinal irregularity of road and airport pavements, characterized in Brazil by the IRI (International Roughness Index), is one of the indices that allows the evaluation of the pavements usage. Considering this, the present work aims to evaluate the longitudinal irregularity in the landing and departure runways of João Pessoa, Recife, Salvador, Congonhas and Porto Alegre airports. As a result, due to the recent change in the IRI limit value promoted by the Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), it was concluded that most of the landings and departures runways analyzed have values of longitudinal irregularity below the level considered adequate. |
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Análise da alteração no valor limite do IRI na qualidade funcional de pistas de pouso e decolagem de aeroportos brasileirosAnálisis del cambio en el valor limite del IRI en la calidad funcional en pistas de aterrizaje y despegue de aeropuertos brasileñosAnalyse de la modification de la valeur limite de l’Indice International de Rugosité (IRI) sur la qualité fonctionnelle des chaussées aéronautiques brésiliennesAnalysis of the amendment in the limit value of the IRI in functional quality in landing and departure runway of Brazilian airportsAeroportosPista de pouso e decolagemInternational Roughness Index (IRI)Índice internacional de rugosidadeEngenharia de pavimentoIrregularidade longitudinalThe longitudinal irregularity of road and airport pavements, characterized in Brazil by the IRI (International Roughness Index), is one of the indices that allows the evaluation of the pavements usage. Considering this, the present work aims to evaluate the longitudinal irregularity in the landing and departure runways of João Pessoa, Recife, Salvador, Congonhas and Porto Alegre airports. As a result, due to the recent change in the IRI limit value promoted by the Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), it was concluded that most of the landings and departures runways analyzed have values of longitudinal irregularity below the level considered adequate.A irregularidade longitudinal de pavimentos rodoviários e aeroportuários é caracterizada, no Brasil, pelo International Roughness Index (IRI -Índice de Irregularidade Internacional), um dos índices que permite a avaliação da serventia dos pavimentos. Considerando isso, este trabalho objetiva avaliar a irregularidade longitudinal nas pistas de pouso e decolagem dos aeroportos de João Pessoa, Recife, Salvador, Congonhas e Porto Alegre. Como resultado, devido à recente mudança no valor limite do IRI promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), concluiu-se que a maioria das pistas de pouso e decolagem analisadas possuem valores de irregularidade longitudinal abaixo do nível considerado adequado.por el IRI – International Roughness Index (Índice de Irregularidad Internacional), es uno de los índices que permite la evaluación de la utilidad de los suelos. Con esta consideración, este trabajo tiene el objetivo de evaluar la irregularidad longitudinal en los suelos de aterrizaje y despegue de los aeropuertos de João Pessoa, Recife, Salvador, Congonhas y Porto Alegre. Como resultado, debido al recién cambiado valor límite del IRI promovido por la Agencia Nacional de Aviación Civil (ANAC), se concluyó que la mayoría de las pistas de aterrizajes y despegues analizados poseen valores de irregularidad longitudinal con nivel por debajo de lo considerado adecuado.L’irrégularité longitudinale des chaussées routières et aéroportuaires, caractérisée au Brésil par l’IRI - International Roughness Index (Indice International de Rugosité), est l’un des indices qui permettent d’évaluer l’utilisation des chaussées. Dans cet esprit, cet article vise à évaluer l’irrégularité longitudinale des chaussées aéronautiques des aéroports de João Pessoa, Recife, Salvador, Congonhas et Porto Alegre. En raison de la modification récente de la valeur limite IRI faite par l’Agence Nationale de l’Aviation Civile Brésilienne (ANAC), il a été conclu que la plupart des chaussées aéronautiques analysées ont une valeur d’irrégularité longitudinale inférieure au niveau jugé adéquat.2021-02-05T13:42:48Z2021-02-05T13:42:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, Lucas Cavalcante de; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; CHAVES, José Wémenson Rabelo. Análise da alteração no valor limite do IRI na qualidade funcional de pistas de pouso e decolagem de aeroportos brasileiros. Rev. Tecnol. Fortaleza, v. 40, n. 1, p. 1-11, jun. 2019.2318-0730http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56414Almeida, Lucas Cavalcante deOliveira, Francisco Heber Lacerda deChaves, José Wémenson Rabeloporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T13:16:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56414Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:54.122284Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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